quinta-feira, 19 de agosto de 2010

De que morreu Joanna, a vítima?

Joanna de 5 anos, ao que tudo indica era uma criança saudável. Foi vítima sim, durante sua curta vida, da beligerância dos seus pais que fizeram dela um simples peão em um jogo de xadrez maldoso e inconsequente. Aliás um jogo praticado por muitos pais que se separam mas continuam a lutar entre si como se casados fossem. Nessas situações a vaidade, o egoismo, a inveja, a inconsequência, a infantilidade de um ou dos dois pais, podem levar crianças a um sofrimento extremo com graves consequências para seu desenvolvimento social, psicológico e até físico. Na realidade pode-se afirmar que esses casamentos não acabam com a separação.Às vezes o pai ou a mãe por razões mesquinhas, por vingança, por problemas psicológicos não tratados, procuram destruir a imagem do outro para a criança. Isso pode ir a níveis extremos o que caracteriza a síndrome de alienação parental, hoje bastante comentada e divulgada pela mídia e até em um muito bem feito longa metragem. Geralmente é o pai que reclama na Justiça que está sendo vítima da ex mulher que não só o impede de manter relacionamento com os filhos do casal, como destrói a sua imagem. Muitas vezes o pai que reclama, não cumpre as determinações judiciais, quanto à regularidade das visitações e da pensão alimentícia. De toda forma a briga continua,forçando a Justiça às vezes a tomar decisões equivocadas. Parece que é o que ocorreu nesse caso. O pai de Joanna já havia sido acusado de maus tratos. Mas mesmo assim conseguiu ganhar a guarda da criança que esteve sempre com a mãe. Será que a decisão atendeu ao interesse maior da criança?

Joanna foi internada há cerca de 35 dias atrás com marcas de queimaduras na nádega e no tórax. Analisando apenas as fotos divulgadas na imprensa pode-se dizer que as lesões dificilmente não foram provocadas.Durante toda a internação apresentou crises convulsivas resistentes e permaneceu em coma até a sua morte.

Joanna vinha sofrendo violência física? As queimaduras seriam uma evidência? A pediatra que sempre acompanhou Joanna afirma que ela era uma criança saudável e que nunca teve crises convulsivas.

De que morreu Joanna? Uma coisa parece certa: ela foi vítima. De quem? De que?

2 comentários:

Pimenta disse...

De uma justiça falha e sem foco na infância.
Conheço e pago por esse tipo de decisão da justiça até hoje.
Mas o valor mais alto quem paga é meu filho, agora, depois de adulto.
E vai pagar para sempre.

Anônimo disse...

Falhou como sempre a Justiça de nosso país que deu a guarda equivocada para o pai, que está na cara que maltratou Joanna, falhou ai o atendimento médico também, realizado por um estudante de medicina. Enfim falhas, falhas e mais falhas. A criança é sempre a vítima da escolha errada do casamento. Sofro isso na pele com um ex-marido que não me dá pensão para colaborar com o sustento de meu filho, que fala mal de mim para meu filho, a Justiça não consegue resolver a questão da pensão e ele ainda não cumpre corretamente a visitação. Meu filho sofre, eu sofro por ver ele sofrer, minha família sofre também, pois mesmo com todo o amor que recebe sente não ter um pai mais correto e presente em todos os sentidos e vai sofrer isso para sempre, infelizmente tenho essa certeza. Mas é o pai que ele tem, então respeito, não passo para ele a mágoa, raiva e todos os problemas que tenho com o pai dele. Ele está em uma excelente escola, tem acompanhamento psicoterápico, mas mesmo assim repetiu o 1º ano do Ensino Fundamental. Enquanto as crianças aprendem a ler e escrever com 6 anos, ele está aprendendo esse ano com 7 e sei que sofre com isso. Espero que ele cresça, se desenvolva e supere, se possível sem traumas uma infância que apesar de muito alegre e saudável por um lado, tem essa coisa nebulosa e que lhe dá medo, que é a relação confusa com o pai. Só quero que meu filho seja feliz.