sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Pais dormem sobre bebê e o matam por asfixia

Creio que poucos terão lido a notícia da morte de um bebê de 24 dias, asfixiado pelos próprios pais que, na cama de casal, dormiram sobre a criança, matando-a. A tragédia ocorreu em um hotel em Goiância (GO), onde eles estavam hospedados. O casal vive em São Paulo e viajava a passeio.

Essa situação não é desconhecida dos pediatras. No caso, a morte do bebê parece não ter sido proposital, mas em muitos outros casos já descritos, a mãe por razões diversas, deliberadamente sufoca o bebê (geralmente recém-nascido) com o travesseiro.

O estudo da Síndrome da Morte Súbita, ainda um campo obscuro na pediatria, vem aos poucos encontrando causas para as mortes sem explicações de muitos bebês nos primeiros dias ou meses de vida. Uma delas é a asfixia causada pela própria mãe e que vinha sendo incluída nos casos de morte súbita. Persiste ainda a dúvida sobre o diagnóstico da causa da morte de muitos bebês que são em conseqüência enquadrados na Síndrome da Morte Súbita (e sem explicação). Mas é necessário ficar atento para os casos de asfixia proposital, acidental, ou por negligência, de bebês recém-nascidos.

Pessoalmente, conheço casos de mães que exaustas, sobretudo no período de aleitamento, dormiram com o bebê na cama e subitamente acordaram assustadas e ao mesmo tempo aliviadas por não ter acontecido o pior.

A notícia é um alerta para todas as mães.

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: