terça-feira, 5 de agosto de 2008

O perigo de um carro com insulfilme.

A morte do menino João Roberto, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, fuzilado por policiais militares dentro do carro de sua família, dirigido por sua mãe, já foi exaustivamente tratado pela mídia e pelos mais diversos especialistas, sobre todos os ângulos. No entanto, só li um artigo (Ruy Castro, na Folha de São Paulo, de 14/07/08, com o título "Urna Funerária"), que abordou um ponto que considerei fundamental desde as primeiras notícias da tragédia. É o fato de que o carro onde estava João Roberto e que foi confundido pelos incompetentes e destreinados policiais com o carro da mesma marca (Fiat), onde estavam os bandidos que eles perseguiam, tinha os vidros cobertos por insulfilme.

Foto: Mônica Imbuzeiro / O Globo

Era possível ver quem estava dentro do carro? Certamente que não. Aliás é esse o propósito do insulfilme: não deixar ver quem está no carro.

Criou-se o hábito no país de colocar película escura nos carros, sob o argumento de as pessoas não sendo vistas por possíveis assaltantes estarem mais seguras. Será?

E diante da polícia, em uma blitz, por exemplo, quando a norma de trânsito é acender a luz interna para identificar o motorista? E os ridículos táxis que tomaram conta do Rio e que mais parecem carros funerários? Dirigidos por quem? Livres ou ocupados?

Vários motoristas de táxi por mim consultados alegam que o insulfilme nos vidros é para reduzir o calor, o consumo do ar refrigerado e de combustível. E que é usado porque traz beleza e conforto. Será?

Penso que o insulfilme apenas virou moda no Brasil. No meu entender é pura macaquice de consumo e de mau gosto. Seus inconvenientes creio que superam possíveis benefícios. No caso de João Roberto foi seguramente um dos fatores que o levou à morte.

Não dá para ficar calado.

32 comentários:

Anônimo disse...

É de um parcialismo infantil este artigo. Se a policia fuzila o cidadão a culpa ainda recai sobre a vítima? Acho melhor ficar calado, do que dizer bobagens.

Anônimo disse...

O insulfilme é o verdadeiro culpado neste trágico incidente. É de causar espécie como a polícia e a mídia tem substimado este detalhe tão importante.
Insulfilme, além do mais, não deveria siquer ser permitido pois impede o reconhecimento dos ocupantes dos veículos.
Este incidente - que não deve ser o único - mostra claramente o reverso desta medalha de que a tal película é um fator de segurança.
Bobagens disse quem não quer reconhecer tal evidência. Deve ter um insulfilme colado nos olhos...

Anônimo disse...

acredito que o insufilme nao tem nada haver com erros cometido com a policia neste caso, pois entao se for assim que proiba o uso do insufilme e libere o porte de arma a todos pois dessa forma a pessoa pode transitar com seu veiculo tranquila sem medo,e ainda mais a policia pode chegar atirando em qualquer um.... ela nao teria que pedir indentificaçao.... o BRASIL virou uma piada em segurança publica espero que algum dia alguem que assuma faça escolhas corretas e ao inves de retirar as armas de pessoas de bens retire dos bandidos, se esta faltando treinamento por que o esta nao treina a populaçao que deseja ter uma arma de foga na mao.
Uillian do N.C. Cuiaba-MT

Anônimo disse...

Vou mandar esse débil mental que disse que a culpa é do insulfilm , transitar com um veículo sem o mesmo pelas ruas da Tijuca e não ser assaltado a qq hora, principalmente as áreas de maior risco, ele impede que as pessoas de más intenções consigam visualizar com clareza o que tem dentro do veículo em questão , um policial armado, vários, várias pessoas, etc etc, como diria: Na duvida ele desisti e pega outro carro de melhor visualização da vítima otária em questão! Um mané como esse cara ai.

Anônimo disse...

ESTÚPIDO

este é o adjetivo de quem diz que o insulfilm foi o culpado por esta chacina

Anônimo disse...

Vamos pensar!!!!

Adimitamos que o insufilme realmente tenha atrapanhado o trabalho dos policiais.
Mas espere !!!

Toda vez que um chevrolet for roubado nas imediações de onde vivo, eu não poderei circular então?!!

A policia persegue o Suspeito, Duvido que uma mãe com dois filhos pequenos dentro do veiculo estava então alta velocidade que pode ser confundido com ladrões!!

E se assim Fosse, Mesmo não Havendo Revide do Veiculo e questão os soldados continuarão, a disparar insistentemente.

Qual era o objetivo?

Esta ação era ostensiva.
Sabemos que poderia haver feridos.
Mas não e o meu povo que tem que pagar pelo despreparo, inercia, descaso de uma secretaria de segurança sem, recurso.

Não Pagamos impostos?! não trabalhamos dignamente?!, para prover nosso sustento?! Ainda temos que morrer ?!
pagar o erro dos outros com a Propria vida?!!!

Sera mesmo que os Soldados daquela Guarnição não iria disparar contra o veiculo se não hovesse insufilme.

Errar e Humano, não Reconhecer o erro e querer cometer os mesmos erros.


E.Aguiar
Financista

Anônimo disse...

Idiota quem diz que o insulfilme tem culpa dessa tragedia !! Culpa tem o imbecil que defende esse bando de policias que achao que ter uma arma de fogo na mao significa poder e direito de matar !! No minimo quem esta pondo a culpa no Insulfilme deve ser mais um desses policiais idiotas que tem culpa no cartorio !!

Anônimo disse...

Esse Lauro Monteiro deve ser um " medico " pediatra muito desocupado pra fazer um comentario tao idiota como esse !! Melhor que se informe a respeito do Insulfilme , a por sinal eh uma seguranca a mais pro veiculo !, Principalmente em caso de acidentes , os vidros nao se estilhacao correndo o risco de perfurar os olhos ou ateh mesmo cortes profundos !! Lauro Monteiro ,, Temendo Idiota !!!

Anônimo disse...

Se o carinah ai que post isso, tivesse visto q o pm merdas, atiraram a uma distancia de 15 metros, de fuzil, nao diria q a culpa e do insulfilm, e outra coisa, poe insulfilm quem quer.

agora et digo mais, 2 carros, 1 com film e 1 sem film, no sinal o bandido vai no q ta sem film....

vlw e, a propria policia manda por film nos carros.....
ate o lula tem....

Anônimo disse...

EU ACHO QUE ESSA PESSOA QUE FEZ ESSE TIPO DE COMENTARIO TINHA QUE ARRUMAR ALGUMA COISA PRA FAZER

insufilme disse...

ha sim um risco do insumilme escuro com estes policiais
mas tamben tem insufilmes liberados ,mais claros que protege a mesma coisa que o escuro transmisao de rais solares
so nao vai escurecer o mesmo
entao nao ponhe a culpa en ninguen so mais um fato pena que era uma vida mas dois lados rerrados
dos policiais destrenados
da pesssoa que pos um filme nao permitido

Anônimo disse...

Engraçado quer dizer que se o carro não tivesse insulfilme os policiais não atirariam? eles não deveriam atirar tendo ou não insulfilme, não houve em momento algum reação nem tiros vindos do carro da vitima, aliás o que houve foi um assassinato por policiais destreinados . Feriram a regra básica: Só atirar para se defenderem, eles atiraram para que? Quer dizer que só pode ter uma carro unico, não existem vários modelos iguais? Agora colocar culpa no insulfilme realmente é quem não tem nada para dizer e fica dizendo abobrinhas.

Anônimo disse...

O BOM SERIA SE FOSSE COMO NA SUIÇA, O PRÓPRIO EXÉRCITO DA UM FUZIL PARA CADA CIDADÃO SE DEFENDER.
TUDO ERRADO NO PAIS E O CARA ACHA UMA SOLUÇÃO SIMPLES: NÃO POR INSULFILME.
SE LIGA MÉDICO BOBÃO, ACORDA VOC~E ESTA NO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

não dá pra ficar calado MESMO... culpar a morte de um menino no insulfilme é pura bosta de quem vive num bairro "chiq!" A realidade é que vivemos num país onde a segurança pública tbm é uma bosta... temos bandidos armados andando livremente por aí e uma força policial incompetente de fazer algo contra o crime... E QUANDO MATAM INOCENTES CULPAM o pobre INSULFILME!!!

Anônimo disse...

A película protetora nos vidros pode até ter sua parcela de culpa no caso, mas certamente a película tem mais prós do que contras, senão vejamos: diminui a temperatura no interior do veículo, reduzindo, assim, o consumo de combustível com o ar condicionado ligado, aumenta a privacidade e segurança, pois os marginais têm preferência por alvos fáceis, sem saber quem está no interior do veículo o ladrão desite e produra outra vítima que seja mais fácil, evita também que objetos deixados no interior do veículo sejam vistos por marginais e consequentemente furtados. Enfim, mesmo tendo alguns contra ainda me sinto muito mais seguro trafegando à noite com um veículo com película protetora do que sem.

Anônimo disse...

Jesus, santa ignorância culpar um film pelo erro da policia...
Me sinto completamente ofendido por esse cidadão de barriga cheia que acha que o Brasil é um país onde se cumprem normas de segurância por parte da policia...
Desculpa a ofensiva mas com certeza nem mesmo em medicos estamos bem servidos olhe como o ignorante que postou isto se pronunciou...
A culpa é da policia que não sabe perseguir sequer bandidos, e não de um film que hoje em dia é indispensável para segurança ou melhor, para tentar manter um pouco de segurança nesta selva em que vivemos

Anônimo disse...

Você culpar a vítima e o insufilm é uma insanidade. A culpa foi da polícia claramente, e duvido muito que se o carro estivesse sem insulfilm não iriam ter atirado.
Pare de dizer besteiras, é provado os benefícios do insulfilm.

Anônimo disse...

Mas é muito ridículo mesmo... Agora o insulfilm tem culpa? Tem que dar risada. O ESTÙPIDO... A polícia recomenda o uso do insulfilm. O que temos que fazer é melhorar essa força policial que é um LIXO! Sair atirando por aí? Francamente.

Anônimo disse...

O carro com insufilm muito escuro intimida o bandido, o policial e os demais motoristas. Além disso, em noites chuvosas, a visibilidade num carro todo filmado é horrível. Acho o insufilm bom para amenizar o calor do sol, mas tem gente abusando e correndo risco de dirigir sem enxergar nada e/ou virar vítima numa blitz infeliz.

Allan D. Prado disse...

Caro autor,
É de extrema inflexibilidade sua matéria a respeito da película automotiva. Uma vez que nada, absolutamente nada justifica o fato de termos policiais destreinados e incompetentes nas ruas de nosso país.
Pra que servem as placas dos automóveis? seria para a identificação dos mesmos ou só de enfeite. Se fosse prestada mais atenção às placas do veículo isso não teria acontecido.
Voltando à questão da película, um cidadão comum tem o direito de instalá-la em seu automóvel para tentar se prevenir dos bandidos (marginais, seja lá como queira chamar tais pessoas). Se fosse proibido o uso das películas , elas continuariam sendo usadas mesmo assim pelos criminosos (já que estes não costumam obedecer às leis).
Portanto, antes de escrever, seja mais cauteloso por favor.
Obrigado.

Anônimo disse...

Nossa o autor de Blog é um otário mesmo, mande a mulher dele sair com seu carro pelas ruas do rj sem a pelicula pra ver se ela dura mais que 2h no transito sem ser assaltada!!Esse cara deve ter merda na cabeça msm!!!!

Anônimo disse...

o problema nao é o insulfilm e sim do policiais incompetentes que temos no brasil e despreparados ??

Anônimo disse...

o seu comentario foi um tanto quanto infeliz.pois veja bem se ha uma blitz,quem não deve nada conserteza ja ira abrir seus vidros para facil identificação.quanto nesse caso por mais confundivel que fosse o veiculo da vitima,os disparos teriam que ser feito nos pneus por primeiro,e garanto que se fosse apenas um ja seria o suficiente para essa mãe parar o veiculo.mais como hoje em dia é mais facil atirar para depois se perguntar a culpa tem que ir para alguem ou alguma coisa,menos para o obvel,que é uma pessoa bem distrenada para servir e dar segurança para o povo.se é para atirar em qualquer um deixa que nois mesmos façamos isso basta liberar uma arma para cada um...
te garanto que os bandidos iriam pensar um pouco mais antes de roubar alguem,sabendo que podera ser morto e não simplesmente preso,trancado em uma cela sem fazer nadao o dia inteiro comendo muito bem,enquanto um trabalhador tem que suar o mes todo para alimentar sua familia...

Anônimo disse...

(é pura macaquice ?)
comentário chulo!!!
o Carro é meu eu eu faço o que bem entender .

Anônimo disse...

MAIS UM TEMA POLEMICO
POR Q SERA QUE EXISTE O RADIO NO CARRO DA POLICIA?
E POR QUE QUE EXISTE AS PLACAS DOS VEICULOS?? SO PRA ARRECADAR IMPOSTOS?

Anônimo disse...

NO MINIMO O AUTOR DESTE ARTIGO NAO ANDA DE POPULAR E MUITO MENOS EM BAIRROS AFASTADOS NAW?
QUANDO SE TRATA DE CONDOMINIOS, APARTAMENTOS COM CAMERAS E TALVEZ UM MOTORISTA PARTICULAR, QM SABE NEH?

Anônimo disse...

vc deve colacar sua mulher e seus filhos em carro blindado neh meu amigo....
pois duvido que vc deixaria sua mullher andar com seu filho por aí com o carro sem film, vc acha que o bandido vai escolher qual carro para roubar, o da sua mulher sem film, ou o do lado todo lacrado ??

Anônimo disse...

Não aceito que a culpa foi do insulfilme, a incompetencia da polícia e a falta de amor a vida é que dirigem homens sedentos de sangue a praticar tal barbárie. A mãe do menino jogou para fora bolsas de bebe e o carrinho do bebe e mesmo assim continuaram atirando, como agora dizer que a culta foi do insulfilme? Se proibirem o insulfilme nos táxis, proibam também os colocados em carros de POLICIAIS, que se escondem atraz deles para matar.

Anônimo disse...

RETARDADO ESSE LAURO DE DIZER QUE A CULPA É DO INSULFILM, COMENTÁRIO MAIS BOSTA QUE JA LI!!! O CARRO TEM PLACA CERTO? SEGUE A PLACA, E POR OUTRO LADO O DESPREPARO DA POLICIA DE METER BALA SEM TER CERTEZA QUE ERA O CARRO QUE TAVA PERSEGUINDO, NÃO SE PODE ERRAR QUANDO UMA VIDA ESTA EM JOGO, SE FOSSE OS LADRÕES QUE SE FODA MATA MESMO, ANDA COM CARRO TODO AQUÁRIO E DEIXA 1 DIA NA RUA, GARANTO QUE QUANDO VOLTAR ADEUS A SEU SOM E QUALQUER COISA QUE TIVER A VISTA DESSES NOIAS

Unknown disse...

Cara acho ridículo esses comentários contra o insulfilm, eu já tive 6 carros, todos eram com insulfilm (lacrado) até o parabrisa, nunca fui assaltado, nunca batido carro, nunca fui multado, e por várias vezes fui parado por policiais em blitz, e nunca m fizeram arrancar, meu carro atualmente é um Ford focus com 2 camada g5 em tds os vidros e 1 camada g5 no parabrisa, não tenho dificuldade para dirigir, pois ando + d noite prq trabalho o dia td e já viajei várias vezes e nunca tive problemas e dificuldades em manobra, chuva, neblina... E tds carros q eu obter vou por insulfilm, msm sendo proibido, pois p mim e proteção garantida p mim e para minha família, agr quem não gosta e só não por no seu, não julgue quem gosta, é outra, se rico, polícia, polícia, juiz pode usar em seus carros d 500 mil porque não posso usar no meu? Só prq e + barato?

Unknown disse...

Cara acho ridículo esses comentários contra o insulfilm, eu já tive 6 carros, todos eram com insulfilm (lacrado) até o parabrisa, nunca fui assaltado, nunca batido carro, nunca fui multado, e por várias vezes fui parado por policiais em blitz, e nunca m fizeram arrancar, meu carro atualmente é um Ford focus com 2 camada g5 em tds os vidros e 1 camada g5 no parabrisa, não tenho dificuldade para dirigir, pois ando + d noite prq trabalho o dia td e já viajei várias vezes e nunca tive problemas e dificuldades em manobra, chuva, neblina... E tds carros q eu obter vou por insulfilm, msm sendo proibido, pois p mim e proteção garantida p mim e para minha família, agr quem não gosta e só não por no seu, não julgue quem gosta, é outra, se rico, polícia, polícia, juiz pode usar em seus carros d 500 mil porque não posso usar no meu? Só prq e + barato?

Anônimo disse...

O carro do músico fuzilado pelo exército estava com insulfilm, sendo essa a justificação dada pelos militares para enganarem na ação. Carro sem insulfilm corre risco de pequenos furtos, mas não corre esse risco de fuzilamento.