terça-feira, 8 de abril de 2008

CPI da Pedofilia

Dia 26/03 participei de debate online no programa Diálogo Brasil, editado em Brasília, sobre a recém instalada CPI da pedofilia. Penso que CPI sem resultados concretos para a população só serve de holofote para políticos. O presidente da CPI, deputado Magno Malta, pareceu-me disposto a estudar e ir fundo nessa CPI que em tudo mostra-se complexa, desde a própria definição do que é pedofilia.

A convocação das pessoas envolvidas ou que deveriam estar envolvidas no combate à pedofilia é fundamental. Vejo na Folha de São Paulo de 05/04/08 que a CPI convocará os responsáveis pelo site de comunicação Google. Ótimo. Há outros como o MySpace, com 70 milhões de usuários. Há pessoas que fazem apologia da pedofilia publicamente e que também deveriam ser convocados. A polícia deveria explicar o que faz para controlar os atos dos pedófilos no país. O Judiciário deveria explicar, por exemplo, como no Brasil se libera um pedófilo por bom comportamento (na cadeia de adultos), após 3 anos cumpridos de uma pena de mais de 12 anos. São muitos os casos que mostram desconhecimento e muitas vezes complacência das autoridades diante um fato conhecido: o pedófilo existe, está inserido em toda sociedade, e freqüentemente ocupa posições de destaque, mas é um portador de uma psicopatia, um pervertido sexual, que tem predileção sexual por crianças e adolescentes até 12, 13 ou 14 anos e freqüentemente está na própria casa, no clube, no consultório médico, nos condomínios, nas igrejas, enfim, em todos os locais onde suas vítimas possam ser abordadas. Suas ações dependerão muito das oportunidades surgidas.

Se a CPI iluminar essas questões, ainda encobertas por tabus, para toda a sociedade, já terá cumprido um bom papel. O primeiro passo de uma CPI dessas é definir conceitos: O que é pedofilia, quem sao os pedófilos, o que é abuso sexual, o que é exploração sexual, o que é uma criança e o que é um adolescente, pelo critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Geralmente misturam tudo e passam para a mídia divulgar. E a mídia divulga. Se a CPI servir para informar a imprensa, que por sua vez informará a população, já terá cumprido um bom papel.

Através de seu próprio trabalho e de uma parceria com os meios de comunicação, a CPI pode manter durante muito tempo o tema da violência sexual contra crianças e sobretudo da pedofilia em evidência nacional.

Mas não pode servir a CPI para jogar o foco em alguns políticos, nem pode se restringir à mobilização das autoridades em datas como no Carnaval, quando erroneamente julgam que o Brasil é invadida por uma horda de pedófilos. Durante o resto do ano, o pedófilo continua atuando impune, influenciando a sociedade, servindo-se da Internet para defesa de sua perversão e abusando de crianças, independente das condições sociais e econômicas da família.

Não dá para ficar calado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que tal abrir um site na internet com nome e local dos pedófilos? Isso iria diminuir o problema, porque eles são mascarados, e, temem essa exposição.É assustador o crescimento de pessoasque praticam a pedofilia.TAMBÉM é interessante, fazer uma listas dos violentos ,COVARDES que agem no âmbito domèstico. Como ?aceitando denúncias anônimas. Eu mesma fiz uma denúncia de violência da minha vizinhança. Agrediram uma menina de 9 anos: a Fabíola ; dia 22 de ago do ano passado. Nada fizeram. Depois de 20 dias a menina veio a falecer pelos maus tratos.Não se sabe ainda, exatamente como foi que isso ocorreu.Há várias versões. Ninguém apurou as causas.

serrapelada disse...

temos que defender as crianças desses abusos sim, mas temos que ter consciência de houve realmente um abuso, pois em outros paises as pessoas só podiam fazer sexo depois do casamento, o Brasil era um dos poucos paises que permitiam o sexo com menores de idade pois as pais não deixavam as mocas namorarem por causa dos comentários e homens ricos casavam com mulheres virgens, possuíamos uma das mais modernas legislações do mundo em termos de sexualidade, no entanto muitos paises que proibiam sexo antes do casamento já permitem que se namore com garotas de 12 anos como determina a organização mundia da saúde, pode se fazer sexo na rua a noite, no Brasil e proibido prostituição, casamento gay e poligamia, deve se levar em consideração que somos uma sociedade machista, , e só e permitido namorar apartir dos 14 anos, onde ainda marginalizamos a garota que não e virgem, tínhamos sim uma das melhores legislações do mundo mas nosso código penal foi escrito a 70 anos quando as mulheres não podiam sair sosinhas nas ruas nem mesmo votar e hoje já temos ate uma mulher eleita presidente do Brasil, devemos sim punir com rigor mas devemos ter também uma legislação atua e justa.