terça-feira, 3 de março de 2009

O que você pensa do ministro Gilmar Mendes, presidente do STF?


Ministro Gilmar Mendes
Foto: Roberto Stuckert Filho

O jornalista Ricardo Noblat, na sua coluna de 02/03/09, de O Globo, lança um desafio: "José Mendes é um bom ou mal juiz?"

Toda a população sabe que o presidente do Supremo Tribunal Federal é um juiz de enorme exposição na mídia e que assume posições geralmente polêmicas, mas no seu "Você decide", Noblat pergunta:

"Que papel desempenha no cenário político brasileiro o ministro Gilmar Mendes desde que assumiu há quase um ano a presidência do Supremo Tribunal Federal? O de bufão - que longe de apenas divertir o rei e zombar da corte lhes diz verdades incômodas? Ou o de fiscal dos atos públicos atento a tudo que ponha em risco a legalidade? Você decide."

Na opinião de Noblat, expressa na sua coluna "Mendes faz política de forma ostensiva".

É isso que se espera do presidente do Supremo Tribunal Federal? Você decide.

Por outro lado, quem sabe se com a sua postura de grande exposição na imprensa, Gilmar Mendes não estaria obrigando a sociedade a se preocupar e a discutir temas tão polêmicos como o do financiamento público aos movimentos sem terra, ou dos hábeas corpus concedidos, por exemplo, ao banqueiro Daniel Dantas e aos criminosos cujo processos ainda não tramitaram em todas as instâncias.

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: