terça-feira, 16 de dezembro de 2008

"O americano de 16 anos é um idiota"

Com o título acima, a revista Isto É de 15/12 publica uma entrevista com Mark Bauerlein, professor americano, autor do livro "The dumbest generation" (A geração mais idiota).

O Observatório da Infância já divulgou com o título "Distrações digitais emburrecem a juventude, afirma especialista." artigo sobre as opiniões de Mark Bauerlein. Ele considera que os jovens gastam muito tempo nas redes sociais da Internet, como o MySpace; ou escrevendo, falando no celular e enviando mensagens de texto. Precisam falar de si mesmos.

O americano de 16 anos só está interessado em outros americanos de 16 anos. Nada mais interessa. Não gosta de ler porque dá trabalho. Não se relaciona com adultos. Sua cultura é limitada a informações rápidas e curtas na tela. "A primeira coisa que fazem quando saem da aula é ligar o celular e ver se receberam alguma mensagem. Basta olhar a cara deles para notar que não estão felizes, parecem apreensivos como que pensando: E se ninguém tiver escrito para mim?".

O fato é que apesar de todos os benefícios da Internet, ela além de servir aos pedófilos com eficácia e aos praticantes do cyberbullying, também está sendo acusada de ser responsável pelo "emburrecimento" da juventude.

O limite do uso da Internet e a busca de outras formas de lazer e o estímulo à leitura compete aos pais.

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: