terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bebê de 8 meses morre eletrocutado em casa

Os jornais noticiaram recentemente que um bebê de 8 meses morreu eletrocutado ao mexer em uma tomada elétrica, na própria casa, em Realengo, subúrbio do Rio.

Os acidentes são a principal causa de morte de crianças após os 2 anos de idade no Brasil. A maioria deles ocorre dentro da própria casa da criança.

No caso específico acima citado, não se conhece detalhes, mas é estranhável a morte de uma criança por choque elétrico com corrente de 110V. Se a criança estiver molhada, o risco de uma lesão grave pelo choque elétrico é maior. O fato de ser um bebê de 8 meses pode ser outro fator agravante. Também creio ser incomum que um bebê de 8 meses, que seguramente mal engatinha, tenha a habilidade para provocar tal acidente. De toda forma, é um alerta para todos.

Crianças devem ser vigiadas. E acidentes devem e podem ser prevenidos. A nuance entre acidente e negligência é muito tênue e deve sempre ser considerada.

Veja as dicas de prevenção de acidentes na infância, indicadas pela Sociedade Brasileira de Pediatra, no site Observatório da Infância.

Não dá para ficar calado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria que o Dr Lauro Monteiro tivesse a coragem de me responder um dia. Rsss. Tentei muito.