Os jornais noticiaram recentemente que um bebê de 8 meses morreu eletrocutado ao mexer em uma tomada elétrica, na própria casa, em Realengo, subúrbio do Rio.
Os acidentes são a principal causa de morte de crianças após os 2 anos de idade no Brasil. A maioria deles ocorre dentro da própria casa da criança.
No caso específico acima citado, não se conhece detalhes, mas é estranhável a morte de uma criança por choque elétrico com corrente de 110V. Se a criança estiver molhada, o risco de uma lesão grave pelo choque elétrico é maior. O fato de ser um bebê de 8 meses pode ser outro fator agravante. Também creio ser incomum que um bebê de 8 meses, que seguramente mal engatinha, tenha a habilidade para provocar tal acidente. De toda forma, é um alerta para todos.
Crianças devem ser vigiadas. E acidentes devem e podem ser prevenidos. A nuance entre acidente e negligência é muito tênue e deve sempre ser considerada.
Veja as dicas de prevenção de acidentes na infância, indicadas pela Sociedade Brasileira de Pediatra, no site Observatório da Infância.
Não dá para ficar calado.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gostaria que o Dr Lauro Monteiro tivesse a coragem de me responder um dia. Rsss. Tentei muito.
Postar um comentário