sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Invasão do Iraque já matou 220 mil civis em 3 anos

O altamente informativo site http://www.opendemocracy.net/ acaba de publicar um artigo sobre a pesquisa divulgada em 9 de janeiro de 2008, na revista New England Journal of Medicine, editada em Boston, Massachusetts, sobre mortes de civis no Iraque. A pesquisa conclui que entre 104 mil e 220 mil pessoas morreram no Iraque durante os três anos (2003 a 2006) após a invasão do Iraque pelas forças de coalisão comandadas pelos EUA.
Outras pesquisas chegaram a resultados diferentes, a revista médica, também conceituada,"The Lancet" da Inglaterra, por exemplo, avaliou em até 600 mil.
Esta "série macabra de estatísticas" cita "open democracy", não fecha a questão. Outras pesquisas surgirão.
Todas mostrarão assassinatos de civis aos milhares (já haverá estatísticas sobre quantas mortes de crianças?) e a necessidade de um mundo civilizado gritar um basta às ações militares no Iraque e ao assassinato de civis.
Infelizmente, mas como sempre, a decisão está nas mãos dos mais fortes. A invasão do Iraque foi desaprovada pela ONU. Presumia-se antes, e têm hoje todos a certeza, de que a guerra contra o Iraque foi justificada pelos EUA com razões falsas e forjadas.
O progressivo desgaste diante do fracasso da ocupação, as mortes de militares americanos, os enormes gastos dos Estados Unidos com a guerra, as próximas eleições e a retração da economia americana são todos fatores que, esperamos que, obriguem os EUA a se retirarem do Iraque invadido. Os outros países da "coalisão" sairão à reboque.
Não dá para ficar calado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrivel como o homem não consegue chegar a um acordo. Parece que a guerra é a solução para todos os problemas do mundo. As crianças sofrem ,pois são indefesas e sem vez e voz . Precisamos lutar para que todas as crianças possam viver e não só sobreviver. Bjus Mariza schiochet