terça-feira, 8 de junho de 2010

Feia

É triste, incrível e assustador, mas o livro autobiográfico Feia - A história real de uma infância sem amor narra quase de forma didática todos os tipos de violência doméstica que uma criança pode sofrer, praticados pela própria mãe.

Em palestras e entrevistas, é comum perguntarem sobre as diversas formas de maus-tratos praticados por pais contra os filhos. Explico sobre violência física, a negligência, o abuso sexual e a violência psicológica.

Pois no livro Feia (editora Bertrand Brasil), Ugly no original, a autora Constance Briscoe relata como sofreu durante toda a infância e adolescência todas as formas de violência doméstica praticadas por sua mãe e seu padrasto. Constance era o patinho feio - só ela entre os filhos era maltratada violentamente e de forma sádica.

Constance é um exemplo de resistência, luta, determinação, superação. Hoje ela é juíza no Reino Unido. Seu livro já vendeu mais de meio milhão de cópias. O livro é essencial para todos nós.

Não dá para ficar calado.

5 comentários:

Pimenta disse...

Seu Lauro,
Já lhe disse que gosto muito do seu blog?Não?Então está dito.
Quanto á violência, essa que aparece,cruel e terrível,no fim das contas,é a mais fácil de ser entendida pela pessoa depois de adulta.Na minha ignorância, lembra que sou leiga e ignorante.
Mas na minha experência, existe uma pior ainda, da qual a pessoa te extrema dificuldade de se livrar,mesmo depois de anos de terapia.
É aquela que destrói a auto estima,humilha indiretamente e diariamente, sem a violência física.
É indectável nas escolas e na sociedade.Aparece somente nas atitudes da criança, que se torna o filho ingrato para os de fora, ou problemático.Quando você olha de perto, vê uma mãe que invariavelmente se faz de vítima do filho,numa inversão da situação real.Já vi algumas afirmando que o filho não presta,não ouve, não obedece.Mas na verdade, é só uma criança que cresceu com mensagens dúbias,e não sabe mais discernir entre mensagem e atitude, o que é dito nunca está de acordo com as atitudes dos parentes.Xi, não me expliquei bem, por exemplo:
A mãe diz que morre de amores, mas o chama de burro durante o homework, não tem a minima paciência,ou é inacessível.
Enfim, temos muitos nessa situação sem saída, e sem auxílio.
Crescem assim,e só depois de adultos tem a chance de entender o mundo os sentimentos, e seu valor como pessoa.
bjo
Vou salvar a dica de leitura, pois tenho uma pilha de livros aqui esperando para serem lidos.
E nem posso culpar a falta de tempo, pois é falta de cabeça mesmo!
Mais bjos

Terapia, caminho para consciência disse...

Encontrei o site e conseqquentemente o blog de DR Lauro, EXCELENTE!!
Indico também o filme :PRECIOSA, que tem cenas chocantes, mas é baseado em um caso real de abuso, rejeição, violencia doméstica. Vale a pena entrar em contato com esta realidade e repensar nos conceitos de respeito e ação social.. UM grande abraço, Claudia.

тυdσ ραяα รєυ σяkυт disse...

Quando peguei o Livro FEIA na escola para ler achei que não iria gostar, mas fui conhecendo a História de Constance e fui me emocionando a cada pagina lida, não conseguia parar de ler. Achei muito triste mas ainda bem que Deus a ajudou.
Ninguém pode acreditar mas eu oro pra Constance sempre.


bjos

Maria José disse...

Muito comovente a estória de Constance Briscoe , um exemplo de superação ...

A mãe dela deveria ser presa ... no mínimo .

Anônimo disse...

Parabéns ... Constace !!! Vc é guerreira , criança , adolescente e mulher de muita fibra !!!