terça-feira, 8 de junho de 2010

Cuidados na África do Sul

Excelentes os conselhos de Meri Baran, especialista em Saúde Pública, sobre os cuidados que turistas na África do Sul devem tomar. O artigo foi publicado em O Globo de 01/06/2010 e o Observatório da Infância reproduz, abaixo.

Não dá para ficar calado.


CUIDADOS NA ÁFRICA
Milhares de turistas dirigem-se para a África do Sul, mas o viajante que se sente protegido porque recebeu uma dose da vacina contra a Febre amarela pode ter surpresas desagradáveis, pois existem outros riscos. Desfrutar de um safári no Kruger National Park, a mais importante reserva animal da África do Sul, é um programa muito procurado. Este parque é um dos poucos lugares do país que apresenta risco para malária, pois nele foi detectada a presença do mosquito transmissor (Anophelles). A atividade deste mosquito se dá do entardecer ao amanhecer e o pico é durante a madrugada; se a pessoa estiver num hotel que não tenha ar condicionado, nem vedação em janelas e portas, deve usar um mosquiteiro embebido em inseticida (permetrina). Uma das principais preocupações deve ser como se proteger de picadas de mosquitos e carrapatos que podem contaminar o viajante causando, além da malária, outras doenças também graves. Para isso, é aconselhável usar roupas claras, mangas compridas, calça comprida com sapatos e meias (tênis ou botas). Usar repelente nas áreas expostas do corpo à base de DEET ou Icaridina que atua por 10 horas, principalmente se vai percorrer trilhas em matas ou florestas.

São muito importantes os cuidados com o consumo de água e alimentos. Ingerir sempre alimentos de boa procedência, de preferência cozidos e ainda quentes, evitando comer na rua, em vendedores ambulantes. Só beber água mineral com gás que é mais difícil de ser adulterada. É de suma importância lavar as mãos com água e sabão com frequência. É recomendável levar na bolsa o álcool gel a 70% no caso de não ser possível água e sabão. Esta medida tem grande importância em proteger o viajante das doenças transmitidas por água e alimentos contaminados, como a chamada diarreia dos viajantes (gastroenterites), hepatite A, febre tifoide e é também importante proteção contra a influenza (gripe) quer seja a sazonal ou a H1N1(suína).

É importante lembrar que é inverno na África do Sul, estação da gripe. O torcedor vai enfrentar grandes aglomerações humanas com pessoas vindas dos mais diferentes lugares do mundo, e o risco de ser contaminado com o vírus influenza A H1N1 é muito grande. É importante a vacinação aqui no Brasil antes da viagem. Outra vacina que não deve ser descuidada é a vacina contra o sarampo. No ano passado ocorreu importante epidemia de sarampo na África do Sul, e vários países da África neste momento apresentam surtos de sarampo. São cuidados que podem contribuir para uma viagem feliz.

MERI BARAN é médica, especialista em Saúde Pública. E-mail: mbaran@globo.com.

Um comentário:

Pimenta disse...

Hei, uma dica que lí em um site de hotel na amazônia.
O hotel pede que os turistas tomem vitamina do complexo B um mês antes de viajar, para diminuir a atração dos mosquitos.
Não sei se é verdade, nem se funciona.
Mas estou testando.
Se de fato funcionar, aviso.