quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A violência sexual contra crianças e contra as mulheres têm muito em comum

No Rio Grande do Sul, o americano Frederic Calvin Louderback, de 65 anos, foi acusado pela polícia e pela promotoria de abusar sexualmente de crianças, tendo sido preso durante 13 meses. Ele, a mulher Barbara e o casal de brasileiros André Herdy e Cleci Silva foram acusados de atentado violento ao pudor, corrupção de menores, formação de quadrilha e produção e divulgação de imagens de sexo com crianças e adolescentes.

Agora solto, o americano nega as acusações e diz que não há provas contra ele. Um relatório da polícia de San Diego (EUA), anexo ao inquérito, afirma que ele já havia sido detido em uma investigação sobre pedofilia.

Em São Paulo, o renomado médico Roger Abdelmassih, especialista em fertilização, está sendo acusado de abuso sexual contra suas pacientes no consultório. Mais de 60 dessas mulheres já prestaram depoimento. Ele nega tudo. Afirma que são fantasias sexuais de suas clientes e se defende publicamente, inclusive através de amplo espaço que lhe foi proporcionado no jornal Folha de São Paulo de hoje, 28/01.

A nós, leitores, acompanhantes à distância, apenas pelos jornais dos 2 casos, só podemos perguntar: "Onde está a verdade?". Para dificultar as decisões judiciais, sabemos que raramente a violência sexual contra crianças deixa marcas físicas. Não há na maioria das vezes provas materiais, apenas testemunhais. Por outro lado, sabemos que o abusador sexual geralmente é uma pessoa bem inserida na sociedade, muitas vezes ocupando posição de destaque e aparentemente normal, mas que diante de facilidades e de oportunidades para exercitar o abuso sexual, ele atuará. São inúmeros os exemplos dessa situação em todos os países, inclusive no Brasil. Em São Paulo, há alguns anos, um respeitado e muito conhecido pediatra (Eugênio Chipkevitch) foi preso, julgado e condenado por abusar sexualmente de adolescentes, seus clientes.

Uma coisa é certa: pedófilos devem ser contidos e afastados da sociedade para que não sigam praticando violências contra crianças. E os abusadores sexuais de mulheres devem ser punidos. Os acusados, obviamente, devem ter amplo direito à defesa. É isso que estão fazendo os acusados citados.

Não dá para ficar calado.

Um comentário:

Richard disse...

Há mais informações disponíveis sobre Louderback, Herdy, Annner, e Ieggli da Silva, o chamado caso Colina do Sol. Luis Nassif colocou as acusações em dúvida: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/01/28/um-caso-confuso-de-pedofilia/#comment-555651
Pelo ombudsman do IG, Mário Vitor Santos, semana passada, aqui: http://colunistas.ig.com.br/ombudsman/2009/01/19/colina-do-sol-acusados-inocentes-sao-libertados-apos-13-meses/ e pela colunista Calos Brickmann, nas suas colunas da semana passada http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=521CIR001 e esta semana: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=522CIR001
Todos estes grandes nomes da imprensa oferecem mais detalhes deste desvio de Justiça.