terça-feira, 25 de maio de 2010

O professor e o bullying

A semana que passou marcou para o tema bullying um momento importante: a mídia divulgou e repercutiu a notícia da condenação de pais de um aluno que praticou o bullying contra uma colega na escola. Sobre o assunto, dei algumas entrevistas. Penso que o bullying nas escolas é um assunto de responsabilidade, antes de tudo, da escola. Esta sim deveria ter sido punida pela Justiça e não os pais. Vejam artigo no Observatório da Infância "Bullying pode doer no bolso das escolas".

O conhecimento sobre o assunto avança rapidamente, mas ainda é tudo muito novo. Penso que, antes de falar em punição, deve se prevenir e estranho muito que a mídia não tem buscado a opinião do profissional que mais perto está do problema: o professor.

Não dá para ficar calado.

2 comentários:

Pimenta disse...

Meu amigo, prepare-se.
Vou lhe contar um fato que aconteceu e do qual fui testemunha.
Meu filho, na primeira série do fundamental na época, chegou em casa assustado.Ele havia visto um menino acertar uma professora pelas costas,com uma caixa de frutas.
Fui a escola me inteirar do ocorrido,já que ele sentia medo, e outra professora(com curso superior,tá?) me relatou o ocorrido.Quando eu perguntei qual seria a atitude da escola quanto á isso, ela me olhou e disse:Fazer o quê, é criança...
Foi quando expliquei claramente, que para minhas crianças, é o deus no céu, pais em casa e o professor na escola,pessoas a quem temos a obrigação de respeitar, e que eles entendem isso muito bem..
Bom, depois dessa, a tal professora se escondia assim que me via,tomara que tenha sido de vergonha mesmo.
Agora, me diga, se eles admitem o derespeito a sua própria autoridade, o que vão fazer a respeito do bullyng?
Hoje, meus filhos estão em uma escola americana, onde o bullyng é moeda corrente.Os professores combatem diariamente a prática, com meetings e conversas com as crianças.E isso acontece devido ao fato de serem todos estrangeiros e vulneráveis,na minha opinião.Os maiores geradores são,na minha observação, os que menos apoio tem de suas familias.
Isso aqui onde estou. Então, imagine quando o descaso em casa se alia ao descaso dos professores quanto ao problema?
Bjo

Carol disse...

Primeiro a escola tem sim a responsabilidade de ensinar, mas educação moral é feita pela família. Tudo que foi falado sobre bullying, quem tem que dar conta é somente a escola ou mais precisamente os professores? Falar isto é se eximir da principal tarefa dos pais, que é orientar os seus filhos para que o caráter deles seja moldado sem prejudicar ninguém. Se as crianças e adolescentes estão como estão, sem respeito é porque as pessoas que dizem amar estão dispensando- os e entregando-os ao cargo da escola fazer isso TAMBÉM. Os pais não são responsáveis somente pela alimentação e moradia de seus filhos. A escola tem sim que responder e sanar as dúvidas sobre todas as questões do mundo, mas cabe a família também participar, se esconder por trás da escola, não vai sanar nenhum problema dessas crianças e adolescentes, que precisam além da escola ensinar, mas principalmente precisam que os acolhedores (os pais) possam também amá-los e cuidá-los, orientando para o desenvolvimento moral desses indivíduos. Assim as crianças e adolescentes serão seguros e confiantes para se tornar adultos de caráter justo e poder passar aos outros a educação que recebeu dos seus pais e os ensinamentos da escola.