quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

"Arbeit Macht Frei"

A placa com os dizeres "Arbeit Macht Frei" (O Trabalho Liberta), roubada há dias do portão de entrada do antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, hoje um museu, apareceu. Os ladrões, que a partiram em 3 pedaços, foram presos. Agora surge a notícia de que o roubo foi encomendado por alguém que vive fora da Polônia. Em abril deste ano, visitei, nos arredores de Praga, o antigo campo de concentração de Terezinstadt. Havia lá também uma placa idêntica àquela roubada, com os mesmos dizeres.

As placas de Auschwitz, ou de Terezinstadt, ou de outros antigos campos têm algum valor histórico, pelo que elas representaram no período nazista, mas creio que não têm valor de mercado. Quem as roubaria? Com que objetivo?

Não dá para ficar calado.

5 comentários:

Anônimo disse...

talvez um ariano conservador, vai saber...

Rosa dos Ventos disse...

Conforme está o mundo, creio que todas estas atitudes podem ter significados preocupantes.
Adivinhá-los? É difícil, mas não percamos a esperança, só espero que não seja tarde.

Rosa dos Ventos

Anônimo disse...

Alguém que gostaria de ter em sua coleção particular, pois trata-se de uma raridade de valor aos fãs de antiguidades, ainda mais sendo original....

Tiago Rabelo disse...

Na verdade, talvez era um fã da banda italiana de rock progressivo AREA...afinal, Arbeit Macht Frei é um dos melhores discos da trupe do finado Demetrio Stratos...se vc é fã do gênero...faça já um download desta obra prima !

Anônimo disse...

O Neonazismo é uma realidade! Muitas pessoas preferem fechar os olhos porque creem que o nazismo é coisa do passado... Mas quem rouba uma placa infame como esta, pode muito bem pretender reerguer um regime tão infame quanto o nazismo.