terça-feira, 23 de junho de 2009

No Pará, 25 mil denúncias (sic) de abuso sexual de crianças e adolescentes

Excelente a matéria de página inteira do jornalista João Carlos Magalhães, da Folha de São Paulo, em 22/06/09, sobre pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado do Pará e mais especificamente na Ilha de Marajó.

Como sempre, a miséria, o apelo ao consumo, a ignorância e a baixa escolaridade, a baixíssima auto estima e a negligência e abandono dos pais, tornam as vítimas frágeis diante das ações criminosas de pedófilos, psicopatas, machistas e sem caráter.

Segundo a matéria, a Assembléia Legislativa do Estado do Pará criou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o assunto, no final de 2008, e já recebeu mais de 25 mil denúncias (vou repetir: mais de 25 mil denúncias!), inclusive contra um ex deputado estadual e até contra o irmão da governadora Ana Julia Carepa (PT). É bom recordar que no estado do Pará, na cidade de Abaetetuba, uma adolescente de 15 anos foi estuprada várias vezes ao ser colocada em cadeia, com vários presos. O caso teve repercussão nacional e foi enfocado aqui no site. (Leia a Notícia Comentada e veja o resultado de uma pesquisa sobre o assunto.)

Tudo isso é inaceitável e merece pronunciamento da governadora Ana Julia Carepa e medidas urgentes e de médio prazo para prevenir a violência sexual contra crianças do Pará. É uma vergonha para o Brasil.

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: