terça-feira, 17 de junho de 2008

Lembram-se de Abaetetuba?

Em 07 de dezembro de 2007, escrevemos aqui sobre o caso da adolescente de 15 anos que foi torturada e estuprada em cela de uma delegacia de Abaetetuba, onde havia ficado, por 24 dias, presa com 20 homens. Agora lemos a notícia de que o governo do Pará (governadora Ana Júlia Carepa) é acusado em relatório da comissão especial do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, como o maior responsável pelo que ocorreu.

À época, emitimos opinião a respeito e nossos leitores também opinaram em enquete. 61% considerou a governadora Ana Júlia Carepa a maior responsável pelo que acontecera.

Situações como aquela não podem se repetir e não suportam a falta de responsabilização das autoridades envolvidas.

Não dá para ficar calado.

Um comentário:

paganelli disse...

"Ab uno disce omnes" (Virgílio). Um dosmaiores erros (ou lugares comuns) dos jornalitas é repetir o que a mídia local ou nacional divulgou, sem verificar a verdade dos fatos. Se o fato da menina estuprada é cruel (ainda hoje),não dá para julgar um povo ou uma cidade por um caso triste, do qual não há desculpas e dele foram identificados os resposáveis.
A realidade do Povo de Abaetetuba não é mediocre como os jornalistas, que falam dela somente por 'ouvido falar'. Ao sensacionalismo ter que substituir as propostas de solução. A comunidade civil e política local está comprometida, mas certa mídia gosta de remexer na 'violência' por não ter propostas alternativas.