terça-feira, 10 de junho de 2008

Nosso blog é censurado na China

O blog "Não dá para ficar calado" é censurado na China. Falando pelo Skype hoje, dia 04 de junho, com pessoas conhecidas em Pequim, fiquei sabendo que o Observatório da Infância é facilmente acessado, mas o nosso blog... , é "inacessável".

Ou seja, nosso blog (e logicamente milhares de outros) são monitorados por cerca de (dizem) 30 mil funcionários chineses e censurados. Na realidade, blogs como o nosso "Não dá para ficar calado", não poderiam mesmo estar no ar na China. Ainda mais hoje, 4 de junho, uma data muito especial.

Há 19 anos atrás, no dia 4 de junho de 1989, quase 1 milhão de pessoas participaram de uma manifestação por democracia, no centro de Pequim. Cerca de 30 mil soldados cercaram as principais avenidas e atiraram contra uma multidão reunida na Praça da Paz Celestial (Tiananmen). Cerca de 300 manifestantes foram mortos, milhares presos e outros milhares fugiram do país. A imagem do estudante, que enfrentou o tanque é famosa até hoje, e emblemática. O povo chinês permaneceu calado até hoje, após o brutal episódio. Raros movimentos populares que lutam por direitos humanos são logo abortados.


Nas vésperas das Olimpíadas e vivendo uma tragédia que matou, no mínimo, 70 mil pessoas e deixou milhares de desabrigados e um número ainda não contabilizado de órfãos e de pais que perderam o único filho, é natural que surgissem discussões e críticas. Mas isso não pode haver na China, um país governado com silêncio da população, que deve sempre trabalhar, obedecer e ficar calada.

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: