quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Seu filho está vacinado?

O Jornal Folha de São Paulo de 18 de fevereiro de 2008 noticiou que o Ministério da Saúde está revisando a cobertura de vacinas do calendário básico da criança em razão de possíveis falhas no Programa Nacional de Imunização (PNI). O Programa implantado há 30 anos é um modelo de excelentes resultados. Eu próprio, como médico pediatra formado em 1960 vivi e conheci de perto duas épocas, pré e pós vacinas. Especialmente no Hospital Municipal Souza Aguiar e outros hospitais públicos, acompanhei crianças com muitas enfermidades já erradicadas ou controladas em razão da vacinação, como varíola, poliomelite, sarampo, difteria, coqueluche e tétano, entre outras.
O relatório do Ministério da Saúde aponta que só seis capitais tiveram índices de imunização considerados satisfatórios de imunização em 2006.
São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, não cumpriram as metas para a maior parte das vacinas que devem ser aplicadas em crianças até 1 ano. A meta de cobertura vacinal mínima prevista pelo Ministério da Saúde é de 95%. No Rio de Janeiro a cobertura foi de apenas 55,6% para hepatite B, 56,9% para difteria, coqueluche, tétano e doenças causadas pelo haemophillus influezae e para a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba.
Em razão da enorme importância do Programa Nacional de Imunização, é de se esperar informações e esclarecimentos sobre as possíveis falhas que estão ocorrendo.

Clique aqui para conhecer o calendário de vacinação no Brasil, ou acesse o site do Observatório da Infância.

Não dá para ficar calado.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi meu nome é yasmim e quero muito adotar uma criança se tiver alguma mãe qerendo doar seu bebe entre emcontato com migo meu imail;;yasmimcruz7@gmail.com
moro em itabaiana se
muito obrigado

claudineia santos disse...

MEU NOME É CLAUDINEIA SOU MÃE DE TRES MENINOS POR ISSO QUERO MUITO ADOTAR UMA MENINA SE VC MÃEZINHA QUER DOAR SUA BEBÊ ENTRE EM CONTATO COMIGO MORO EM são paulo guarulhos MEU TEL: 11 22797409