quarta-feira, 13 de abril de 2011

O bullying na mídia

A chacina de Realengo levou o bullying para a mídia com intensidade. Isso é bom para repercutir o episódio e divulgar o tema para toda a sociedade. Mas é necessário atentar para o fato de o bullying sofrido na infância e juventude pelo homem de 23 anos que assassinou a tiros 12 crianças, é um dos fatores causais. É necessário antes de tudo dar destaque ao fato de um doente mental como ele não ter sido nunca tratado. As autoridades não podem fugir dessa realidade e a sociedade tem que ser informada da realidade. De toda forma a divulgação do bullying é fundamental para que as escolas sejam levadas a realmente se informarem sobre o assunto e se responsabilizarem pela prevenção, antes de tudo, e pelo combate ao bullying. Hoje em O Globo podemos ler a reprodução de frase do assassino: "A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying". Também em O Globo o colunista Zuenir Ventura escreve sobre a tímida existência de prevenção do bullying nas escolas: "Fala-se pouco em combater, por meio de um controle rígido com inspetores e câmeras, esse provedor de ódio que é o bullying". Não dá para ficar calado.

3 comentários:

Janaina disse...

Se eu pudesse comecar uma campanha anti-bullying em qualquer escola brasileira, comecaria pela disseminacao da ideia de que nao ha motivos para haver o bullying, alem da vontade de humilhar daquele que pratica o ato. Assim sendo, nao existe o Bullying porque eu sou muito inteligente, ou muito alto,ou muito magra, diferente,ou uso oculos,ou sou preto ou sou branco...Seria tao bom se as vitimas de Bullying pudessem compreender que elas nao fizeram nada para merecer o Bullying, tanto quanto as vitimas de pedofilia ou estupro nao sao culpadas pela maldade que reside dentro de certos coracoes!Muita paz!
Janaina - Estudante de Educacao - Inglaterra

Anônimo disse...

De fato, o bullying destrói com ódio a auto-estima da vítima.
O complexo formado por ódio/culpa/revolta/etc. confunde a mente da vítima que passa a se perder.
Essencial é, assim como prevenir, orientar as vítimas para que não acreditem no que os agressores lhes querem fazer crerem que são.

Anônimo disse...

A violência é um tema que possui grande relevância no mundo contemporâneo, já que se trata de uma prática violenta existente nas escolas.
Nos últimos anos, o bullying trouxe preocupação para muitos professores, pais, sociedade em geral e estudiosos do mundo todo.No entanto só a preocupação não basta.Se faz necessário a reflexão e a ação, uma vez que o bullying pode ser identificado desde cedo. Já na infância, as crianças demonstram atitudes de agressão ou de rejeição aos colegas, como isolar, difamar ou mesmo, não deixar um colega fazer parte da “turminha”.Nesse contexto, a família deve estar em alerta e ser parceira da escola, como uma medida preventiva em relação ao bullying, pois, essa violência só será resolvida e evitada com o envolvimento de toda a comunidade escolar e a família. Estou desenvolvendo meu TCC com a temática Bullying, o que tem me levado a refletir e agir em prol da prevenção e combate à violência escolar no ensino fundamental I, visto que essa prática traz enormes implicações na vida e no processo ensino aprendizagem dos personagens envolvidos: agressor, observador e vítima.

Carol