terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bebês devem dormir de barriga para cima

Esta é a recomendação da SBP, que apoia campanha da Pastoral da Criança. O assunto será tema de conferência da dra. Magda Lahorgue Nunes no Congresso Brasileiro de Pediatria, dia 12 de outubro, às 11h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Dra. Magda coordena o Núcleo de Estudos sobre o Sono da entidade e é autora, com colaboradores, de texto publicado na revista eletrônica SBP Ciência, aqui no portal. Segundo estudos, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano. "O hábito de deixar o bebê dormir de lado está enraizado na nossa cultura. Existe uma crença muito forte de que o bebê pode se afogar se estiver de barriga para cima, mas os estudos mostram que isso não é verdade”, salienta a dra. Magda.

Principais Recomendações

1 - POSIÇÃO CORRETA

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

2 - VÔMITO

Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir, e com isso chamar a atenção dos pais.

3 - SUPERAQUECIMENTO

Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos e pode superaquecê-lo.

4 - INCLINAÇÃO

A inclinação da cama não precisa ser maior do que 5%. Deixe os braços para fora da coberta para evitar que o bebê deslize e fique sufocado pelo cobertor.

5 - OBJETOS DECORATIVOS

Deixe o berço livre de almofadas, travesseiros, "cheirinhos", pelúcias e outros brinquedos, pois eles podem dificultar a respiração.

MORTE SÚBITA

É o nome que se dá para a morte de crianças menores de 1 ano que morrem de forma inesperada e sem explicação durante o sono. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida.

FATORES DE RISCO

- A posição de dormir
- Exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento
- Consumo de álcool e drogas durante e após a gestação
- Falta de aleitamento materno
- Uso de colchões e travesseiros muito moles ou fofos
- Prematuridade ou baixo peso ao nascer

Fonte: www.sbp.com.br

Não dá para ficar calado.

12 comentários:

Adriana Reis disse...

Muito importante a divulgação deste estudo sobre a correta forma dos bebês dormirem. Tenho 01 filho de 02 anos e quando ele era um bebezinho, sempre o colocavamos para dormir de lado, inclusive com aqueles rolinhos que impedem que ele se mexa, e não tinha ideia de quão perigoso era esta posição, porém graças a Deus nada aconteceu. Hoje estou gravida de 03 meses e sempre deixarei meu filho dormir de barriga para cima. Adriana Reis - Belém/PA

Anônimo disse...

A possibilidade de uma morte súbita é muito pequena. Além disso, associar a posição de dormir com a ocorrência da mesma é muito prematura.
O que é FATO, é que um bebê que dorme de barriga pra cima e vomita ou regurgita o leite, irá aspirar o mesmo. Isso sim é perigoso, o resto é conversa sem embasamento.
Nós, adultos, quando nos afogamos com um pouquinho de saliva, instintivamente nos projetamos para que a cabeça fique para baixo, nunca para cima, quiçá durante um vômito. Quem de vocês já vomitou e continuou de rosto pra cima ?! É algo tão óbvio que me espanta alguém defender o contrário.
Falar que o bebê que dorme de barriga pra cima e se engasgar vai chamar atenção dos pais por tossir é outra afirmação sem pé nem cabeça. Ora! O bebê que ingere líquido no pulmão vai tossir, independente da posição em que esteja!
Outro FATO, é que se o bebê estiver de lado e vomitar, será mais fácil o escoamento do vômito para fora da boca e por conseguinte, sua aspiração. Volto a repetir, isto é tão óbvio que me espanta dicutir sobre.
Não dá pra ficar calado e escutar essa campanha sem nexo da barriga pra cima. Coloque seu filho para dormir seguro, ou seja, DE LADO.

lucia joaquim disse...

concordo plenamente com o 'anonimo' porque é mais seguro de lado e outra para juntar a essa; o procedimento nao é colocar os braços fora das mantas mas sim fazer a cama o mais para baixo e ai sim ele fica com os pes junto ao fundo da cama e nao ha perigo de ele 'deslizar' para baixo das mantas. Acho que essas teorias ja estao um pouco ultrapassadas.

Natália disse...

Entao, eu vi varios estudos sobre isso, a lógica é sim que ele durma de lado para quando/se vomitar, escoe para o lado, porém, nesta posição, ele tem MUITO mais propensão a virar de barriga para baixo num piscar de olhos.
A tendencia de dormir de barriga para cima é que quando/se o bebê vomitar ele vire a cabeça para o lado instintivamente, isso sim é o que os estudos sobre o assunto afirmam, não q ele vá clamar pelos pais.

Unknown disse...

Este texto é completamente sem nexo. Minha bebê de 2 meses se sufocacom frequência com o próprio vômito e piso afirmar eles não tossem... quem é capaz de tossir se não está respirando? tudo acontece no silêncio total e eles não poem a cabeça de lado ao vomitar, mas sim a mantém pra cima numa tentativa de encontrar oxigênio. Morte súbita não tem causa encontrada, estúpido afirmar quea posição é a culpada.

Anônimo disse...

Tenho um bb de quatro meses e senpre coloco para dormir d lado pois se ele vomitar a tendencia e o vomito sait rapid pelo lado se o colocar de bariga p sima a tendencia e ele vomitar e o vomito voltar p nariz e ser bem pior apoio. A manera certa e de lado

Anônimo disse...

Isso eh verdade galera... Eu tenho meu bebe de quase 2 meses e ontem tomei um susto.. Ele golfou e engasgou comecou perder o ar e ficar vermelho, e realmente ele nao tosse e nao vira a cabeca de lado. Ele ficou tentando puxar ar e ficou mais vermelho. Minha sorte eh que eu estava perto e coloquei ele no meu colo de barriga para baixo e dei uns tapinhas nas costas ate que ele melhorou e comecou a chorar.

Anônimo disse...

Meu sobrinho tem refluxo, e um dia minha cunhada deixou ele de barriga pra cima e foi assistir TV, meu irmão estava no PC... Simplesmente, regurgitou e eles não viram, nessa, quase perdemos ele!!!
Quando cheguei na casa deles, o menino estava praticamente morto, roxinho, não conseguia respirar, nem tossir!!!
Fiz as manobras pra desengasgar, porem, o leite já tinha ido para o pulmão, a solução foi chupar o nariz e a boca ao mesmo tempo, nisso ele conseguiu respirar e chorar!!!
Ficou internado mais de 1 semana, tratando pneumonia por alimentação!!!
Bebes não conseguem virar a cabeça de lado para vomitar, nem regugitar!!!
Tenho um bebe de quase 2 meses, elevei o colchão, e deito ele de lado... E qualquer ruido estou alerta...
É mais fácil morrer engasgado com leite, do q dormindo de lado!!!

Anônimo disse...

Meu bb tem 4 mes. Mas ele dormi lado, quando ele esta de lado

Unknown disse...

meu bebe ficou mole logo depois que comeu e dentro de alguns segundos perdeu o ar ficou roxo e endureceu o corpinhu vrei de barriguinha pra baixo ainda dentro do carro indo ao hospital e dei uns tapinhasss nas costas foi ai que ele voltou .....depois vomitou bastante qual o risco que corre de ficar por alguns minutos sem ar ficou bastante sonolento estou bastante preocupada pois alem de estarbem apresenta por alguns instantes uma certa moleza no corpinhu é normal ??prerciso saber por favor

Unknown disse...

Concordo com vc pois meu bebe quase morreu sufocado pois estava com a barriga pra cima e n conseguia se viarar pra achar arc

Aline disse...

Concordo plenamente com vc!!
Hje msm fui trocar a frauda do meu bebê, o leito voltou ele afogou mais não tossiu ficou assustado com o olho parado e não tossia, virei ele pra baixo e bati nas costinha dele!! Pra mim isso aí de barriga pra cima é conversa fiada!!