quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Atenção, professores!

Sala de espera de um médico. Conversei com uma professora antiga, da rede municipal de educação do Rio. Fiquei pasmo. Ela nunca ouvira falar de bullying! Após explicações básicas sobre o bullying escolar, ela, demonstrando total desconhecimento do tema, disse: "Acho que deixaram uns folhetos sobre isso sobre uma mesa, na minha escola. Mas eu não peguei". A escola é da Zona Sul do Rio de Janeiro. Talvez, o título dessa matéria deveria ser: "Atenção, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro".

Não dá para ficar calado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Lauro, boa noite!
Sempre leio o seu blog pois sou mae e medica tambem.
Eu fui vitima de bullying quando estava na 2a serie do antigo primario. E, pasme, o meu agressor era o filho da minha professora!!!
Eu passava o recreio dentro da sala de aula, escondida, e absolutamente ninguem se importava com isso. Isso aconteceu numa escola particular, onde o ensino era bom.
Ano passado atendi uma professora da rede publica (ela afirmava ser formada em Pedagogia) e como estava deprimida preferiu escrever suas queixas a relata-las para mim.
Dr. Lauro, os erros de Portugues eram crassos, a leitura era inclusive dificultada devido a falta de clareza do texto.
Isso nao era devido ao quadro de depressao. Era Portugues ruim mesmo.
O despreparo dessas professoras e gritante, isso faz com que quem pode pague 2 vezes pela educacao (pagamos pela "educacao" publica que nao temos coragem de deixar nossos filhos usarem e pagamos pela educacao particular, de melhor qualidade).
Falo de despreparo profissional (falta de conhecimentos, de tecnica) e de despreparo humano (nao sabem sequer o que e bullying e mesmo que soubessem duvido que saberiam como agir).

Lauro Monteiro disse...

Prezada colega.
Obrigado pela sua participação.
Conte conosco no site, no blog, no twitter e no facebook.
Lauro Monteiro