quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nosso guia

O que está acontecendo no Brasil, em tudo lembra uma ditadura. A popularidade enorme de um líder populista que ridiculariza os que não o apóiam ou o seguem. O aparelhamento político do Estado. O controle total de órgãos como a Receita Federal, promovendo nomeações dos que apóiam o governo e a exoneração ou demissão dos que não aceitam a politização dos seus cargos. A Petrobras não pode ser investigada pelo fisco, mesmo sendo acusada de não recolher cerca de 4 bilhões. Os seguidores fiéis do governo, como em qualquer ditadura, abaixam a cabeça, obedecem e cinicamente ironizam, mentem e desprezam o povo, fingindo não ver o que todos vêem.

Há suspeitas fortes de queima de provas pelo governo para proteger interesses menores. O controle da imprensa é a marca das ditaduras. O Estadão já está censurado. A ânsia pelo poder total e pela continuidade desse poder tem sido o objetivo deste governo. O Legislativo e no momento o Senado, em especial, estão desmoralizados. Enfim, tudo isso e o desprezo de Lula e seus seguidores pela opinião pública, ou melhor, pelos que ainda têm opinião, é a marca deste governo, que em tudo lembra uma ditadura.

Elio Gaspari, jornalista e colunista de O Globo e da Folha de São Paulo, chama Lula nos seus artigos de "nosso guia". Coincidência ou não, propositalmente ou não, o fato é que Hitler também era chamado de guia, de "meu guia", em alemão, "mein führer".

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: