sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Quedas de bebês de janela. Uma epidemia?

Não! Casos como esse ocorrido em Bombinhas, litoral de Santa Catarina, onde um bebê de 1 ano e 3 meses caiu do 3º andar e está internado em estado grave acontecem sempre. O que vem ocorrendo é que a imprensa, atenta, aproveita o "gancho" para publicar outros casos. Isso é bom. Para mudar o comportamento de pais negligentes é necessário muita divulgação do fato e de suas conseqüências, às vezes trágicas.

É indispensável também que esses pais sejam denunciados. Não é aceitável que crianças morram ou fiquem com seqüelas, às vezes graves, por falta de cuidado, de vigilância e por ausência de medidas simples e indispensáveis para evitar essas tragédias, como as telas ou grades nas janelas ou varandas.

É sempre oportuno reiterar aqui que esses casos não podem ser chamados de acidentes. Eles poderiam ter sido evitados e não o foram. Trata-se, portanto de negligência contra crianças.

Prédio de onde o bebê de 1 ano e 3 meses caiu, em Bombinhas (SC)
Foto: Marcos Porto / Agência RBS


Não dá para ficar calado.

2 comentários:

Miriam Utida Sousa disse...

Quando vi mais um caso de queda de bebês noticiado na TV, bem que pensei: "Virou epidemia de quedas de bebês?" Minha mãe até me disse: "Aquele caso noticiado a poucos dias não serviu de alerta para esses pais?". Certamente não serviu, senão teriam prevenido.
Tenho uma garotinha de 2 anos e sei o quanto ela é travessa, não adianta só brigar ou simplesmente culpá-la por acidentes devido sua traquinagem, sei que a responsabilidade é toda minha e de meu marido. Prevenir é uma obrigação sim.

os sonhos estão realizados... disse...

Acidente é o bebe escorregar, cair e bater a boca,etc...
Cair pela janela é negligencia!!!