quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estive seis dias na Armênia

Estive 6 dias na Armênia. E todos me perguntavam: "Por que Armênia ?"  "Onde fica?" "Fazer o quê?". Agora de volta vou escrever aos poucos sobre o assunto. O cerne da questão é o genocídio de 1,5 milhão de armênios pelos turcos em 1915 e até hoje não reconhecido pela Turquia. Fui conhecer de perto aquela nação tão forte em seu patrimônio humano, mas tão injustiçada ao longo dos anos.

O embaixador da Armênia no Brasil ofereceu-me o apoio necessário em Yerevan, capital da Armênia. E lá fui eu para a Ásia, para aquele pequeno país que faz fronteira com dois países inimigos, a enorme Turquia e o Azerbaijão, tendo ao norte a Georgia e ao sul o Irã. Apesar de próximo, não tem acesso ao Mar Negro nem ao Mar Cáspio. Contudo é um país que cresce, moderno, ocidentalizado e cristão. Foi a Armênia a primeira nação cristã do mundo, no ano 300 DC.

Em 6 dias assisti a três casamentos e um batismo, em monastérios de séculos atrás. As pessoas com as quais tive contato em Yerevan são muito receptivas e sorridentes. Fui acompanhado nas visitas importantes que fiz por Felix Sayadyan amigo pessoal do embaixador em Brasília, Ashot Yeghazarian.

Voltarei a escrever sobre o genocídio em breve.

Aqueles que se sentirem estimulados a conhecer mais sobre o assunto e aqueles que de alguma forma já o conhecem peço que entrem em contato comigo pelo e-mail lauro.monteiro@terra.com.br

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: