terça-feira, 17 de abril de 2012

Palmada: símbolo de uma cultura ultrapassada

Em razão de algumas pesquisas internacionais divulgadas, o assunto palmada, ou melhor, o castigo físico como forma de educar crianças voltou à pauta. Dei algumas entrevistas. Fechei todas elas aconselhando: "Antes de terem filhos todos devem pensar nas duras responsabilidades que irão assumir. Se não se sentirem em condições, emocionais e financeiras, não tenham filhos. E se não puderem abdicar de seu tempo, não tenham filhos". Na árdua tarefa de educar filhos e aí se inclui obrigatoriamente o estabelecer limites, não há lugar para o castigo físico.

Demonstrar sua autoridade, manter seu controle emocional e servir como exemplo de comportamento para seus filhos é um grande desafio para os pais. E como fazer isso? Acho que antes de tudo devemos estar convencidos de que a violência é inaceitável. É essa é uma mensagem que devemos transmitir para nossos filhos.

Bater em crianças é antes de tudo um ato de covardia. A cultura de educar filhos com agressões, inclusive a palmada, é transmitida e aceita através da gerações. Contudo, não podemos ensinar a nossos filhos que os conflitos devem ser resolvidos com violência. Mas é essa a mensagem que os pais passam para os filhos quando lhes impõem castigos físicos.

Não precisamos de novas leis nem de novas pesquisas. É preciso entender que os tempos mudaram. Não podemos simplesmente aceitar como regra o que era antigamente considerado correto. É possível demonstrar autoridade, estabelecer limites e deixar claro para nossos filhos que gostamos muito deles, mesmo quando os desagradamos. Faça um esforço. Estou certo que você consegue mudar.

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: