terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O desvirtuamento do telefone 100

Foi divulgado que a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos colocou o telefone 100 em linha permanente para receber denúncias de abuso nas ações da PM no centro de São Paulo, durante operações na cracolândia. Isso caracteriza um total desvirtuamento dos objetivos do tel 100 nacional e gratuito.
Esse telefone substituiu o número 0800 990 500, que durante mais de 5 anos atendeu com eficiência, especificamente as denúncias anônimas de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o país.
No início do governo Lula, o telefone 100 passou a receber todas as denúncias de qualquer tipo de maus-tratos contra crianças e adolescentes.
Ora, a tendência em todos os países é haver linhas telefônicas específicas para situações diferentes. Há inclusive linhas telefônicas criadas para receber apenas as denúncias feitas pelas crianças. O Brasil chegou a ter, durante 2 anos o TECA , telefone da criança e do adolescente, atendendo, orientando e conversando com crianças. Terminou em 2002.
Agora, cada vez mais, o telefone 100 vai perdendo a sua especificidade e poderá se tornar uma falácia, prometendo ações que não conseguirá cumprir. A tendência é essa. Querem confirmação? Perguntem aos usuários do telefone 100.
Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: