terça-feira, 8 de novembro de 2011

A rouquidão de Maria e a rouquidão de Lula

Esta é uma história verdadeira.

Maria, mulher do povo, que trabalha todos os dias para ajudar a manter sua família, em julho de 2011, começou a apresentar uma rouquidão, sem explicação aparente. Ela já havia sido operada e tratada com sucesso, há 11 anos atrás, de um câncer de mama, no INCA-RJ.

Em agosto de 2011, após consulta no INCA, marcaram uma laringoscopia que identificou uma paralisia de cordas vocais. Foi então encaminhada para fazer uma biópsia da laringe. Essa foi feita em final de setembro. E aí mandaram a Maria voltar em 4 de dezembro para ver o resultado da biópsia. Ou seja, quase 40 dias de enorme ansiedade e angústia para saber o resultado de um exame que pode indicar que ela tem câncer de laringe. E, se tiver, será operada quando? Seguramente só em 2012.

O ex presidente Lula também ficou rouco, mas em 3 dias iniciou o tratamento do câncer de laringe no Hospital Sírio-Libanês em SP.

O que está errado? Seguramente errados estão os governos lulo-petistas que em 8 anos de poder permitiram que o excelente INCA RJ, único hospital para câncer no Rio de Janeiro, ande a passos paquidérmicos enquanto a incidência de câncer caminha com a velocidade de um antílope.

Há culpados sim, pela negligência com que é tratada a política pública de prevenção e tratamento do câncer no nosso estado.

Não dá para ficar calado.

Nenhum comentário: