segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O abandono de bebês

O assunto voltou através de matéria publicada na Folha de São Paulo de 11/09/11. Por várias vezes escrevemos sobre o tema.

Não sabemos quantos bebês são abandonados diariamente em todo o país, geralmente em locais perigosos para os bebês. Geralmente são recém nascidos.

As mães não os querem. Quantos morrem? Quantos seriam adotados se no Brasil existisse o "parto anônimo".

Na Itália a busca de soluções levou, através do programa "Mãe Secreta", à criação de um local apropriado, seguro, em berço aquecido, para as mães que o desejarem deixar seu bebê na própria maternidade. Logo serão adotados legalmente. Também na França e na Bélgica existem programas semelhantes.

É muito triste falar desse assunto. Mas é uma realidade. Há mães que não querem seus filhos. Temos que ter soluções. A prevenção da gravidez não desejada e até a interrupção da gravidez devem ser adotadas.

Um bebê ser abandonado em local de alto risco para sua saúde ou sua vida é um absurdo. Se não temos ainda o que já foi chamado de "roda dos expostos" nas maternidades, que bebês não desejados sejam deixados à porta dos Juizados da Infância e da Juventude, onde terão sua proteção garantida.

Tony Gentile-26.fev.07/Reuters
Funcionamento da "roda dos expostos", berço aquecido onde bebês são deixados, é demonstrado em hospital de Roma.

Não dá para ficar calado.

2 comentários:

katia disse...

O assunto e delicado e muito serio.
Talvez se as mulheres que nao querem ou nao podem criar seus filhos soubessem que podem entraga-los a justica, nao fariam isso, ou o fariam com menos frequencia.
Porem discordo que interromper uma gravidez nao desejada seja uma possivel solucao.
No meu entendimento isso e tao cruel e criminoso quanto abandonar uma crianca.

Flávia Andrade flavinhaandrade@yahoo.com.br disse...

Concordo. Mas também acho que a interrupção da gravidez não é uma alternativa. Isso geraria uma outra avalanche de gestações irresponsáveis, e consequentes abortos!!! Já pensou? Ah, posso engravidar, depois é só "tirar"...
Isso pra não mencionar que o aborto é realmente tão cruel quanto abandonar uma criança...
Pensei muito em um dispositivo desse "roda dos expostos", mas não só em hospitais, também em outros locais estratégicos, pois é sabido que muitos desses bebês abandonados - que muitas vezes são encontrados MORTOS - nascem em casa, sem que quase ninguém saiba.
O que quero saber é :
Existe alguma lei que impeça a instalação desses dispositivos, como esse da Itália, aqui no Brasil? Se não, porque não são instalados?
Esse tema de abandono de bebês tem me sensibilizado muito, tenho pensado nisso a dias, e sofrido muito e preciso fazer alguma coisa a respeito, mas não sei por onde começar, estou disposta a qualquer coisa...
Peço a ajuda de vocês, uma orientação... Se alguém ler este comentário, e tiver o mesmo pensamento, me contate por favor...