sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes!

“Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes” é a mensagem que começa a ser veiculada hoje no Distrito Federal, com mensagens na televisão, no rádio, cartazes afixados nos pontos de ônibus e em postos de saúde do Distrito Federal. A campanha foi lançada ontem, em Brasília, pelo governador Agnelo Queiroz e pelo Secretário da Criança, dr. Dioclécio Campos Jr., com a presença do drs. Eduardo Vaz e Vera Bezerra, presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, além de representantes das Ligas Acadêmicas de Pediatria. Sob a coordenação da SPDF, alunos da UnB, Universidade Católica e Faculdade de Medicina do Planalto Central farão palestras nas escolas. Dez mil cartilhas serão distribuídas.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes são a principal causa de mortalidade até 14 anos. No Distrito Federal, foram 235 óbitos no ano passado. “É preciso pensar também nas sequelas, que podem deixar crianças incapacitadas para o resto da vida”, salienta a dra. Vera Bezerra. O mais importante é que são tragédias “evitáveis”, lembra o dr. Aramis Lopes Neto, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP, reforçando a importância de iniciativas como esta, de políticas públicas e mobilização social. De acordo com o dr. Dioclécio, o objetivo é fazer um trabalho permanente, que contribua para mudar hábitos perigosos ainda presentes, salientando a importância do uso do cinto de segurança, de que a criança seja transportada no banco traseiro dos veículos, além de cuidados que podem impedir queimaduras, afogamentos, quedas e intoxicações.

Fonte: SBP Notícias / Assessoria de Comunicação da SBP com Assessoria da Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal

Nenhum comentário: