terça-feira, 26 de outubro de 2010

Matrícula no ensino fundamental aos 5 anos

Estou entre aqueles que acham um absurdo uma criança já ser exigida aos 5 anos no ensino fundamental. O Conselho Nacional de Educação abriu essa possibilidade a partir de 2011.

A idade é de brincar e se socializar.

Não dá para ficar calado.

5 comentários:

A Bárbara disse...

Acho que o senhor entendeu errado. Essa matrícula será aceita, excepcionalmente em 2011. a partir de 2012 vale para todo o Brasil a data de 31/03, ou seja o primeiro ano será para crianças com 6 anos completos até 31/03.

♣Tânia Yuri ♣ disse...

Se analisada com mais cuidado, talvez essa seja realmente uma boa opção para as crianças que fazem aniversário a partir de Março... porém, na minha opinião,isso dificulta o trabalho em sala de aula uma vez que abre a possibilidade de uma diferença de até 2 anos entre as crianças da mesma sala, ao 5 anos as crianças precisam mesmo de brincadeias e essa "alfabetização" do primeiro ano escolar tem de ser feita de forma muito mais lúdica, enquanto uma criança de 7 anos já term um pouco mais de maturidade... é isso.

Anônimo disse...

Com esta idéia de adiantar as criançinhas na escola....mau chegam a 5ª série já não suportam mais a escola..... criança precisa ser criança, brincar, correr, aprender brincando...pois depois que crescem só aumentam as responsabilidade......Deixem as crianças serem crianças....Agora trabalhar....devem trabalhar desde cedo.... para dar valor ter valores,,,,hoje temos jovens sem valores.....Esta tudo errado...

catiusca disse...

concordo,pelo menos para o meu filho que ja frequenta a escola desde 1ano e11meses ja passou por todas as etapas,maternalzinho,maternal,jardim I,jardim II e agora em 2011 acho sim, que deve ir para o ensino fundamental.

fénix renascida disse...

Concordo.