sexta-feira, 26 de março de 2010

Falência da psiquiatria infantil ou do Estado?

Uma menina de 11 anos foi internada no Hospital Psiquiátrico Pinel de São Paulo, por distúrbio de conduta. Hoje, após mais de 4 anos continua lá internada e abandonada. Uma médica do Hospital afirmou que "o mal dela é abandono".

O titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo afirmou que "os serviços psiquiátricos do Brasil não dão conta da demanda. Nos casos de crianças a demanda é brutal, uma vez que a psiquiatria infantil ainda é muito incipiente no país".

O Juiz da Infância e da Juventude não definiu solução e tampouco a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Enquanto isso, uma menina, contrariando todas as regras da psiquiatria moderna, continua internada em um hospital psiquiátrico com o diagnóstico de distúrbio de conduta. Trata-se de uma clara violação dos direitos de uma criança e uma demonstração de falência do poder público em garantir esses direitos.

E a psiquiatria infantil seria muito incipiente no país, como foi afirmado?

Não dá para ficar calado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu concordo em número gênero e grau com a colocação feita neste blogger, pois estou há algum tempo tentando uma consulta para o meu fllho de 10 anos na rede pública e alegam não ter médicos suficientes para atender a demanda.Através do plano de saúde a especialidade psiquiatria infantil não existe e duas psiquiatras infantis particulares estão se recusando a atender casos de primeira vez por não terem mais horários disponíveis.O caos está instalado!!!!) que fazer com o meu filho que precisa ser atendido com urgência?