terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Exemplos de luta e superação

Em longo e dramático texto publicado originalmente no The New York Review of Books e reproduzido na Folha de São Paulo de 10/01/2010, o consagrado escritor britânico Tony Judt relata o seu cotidiano desde 2008, quando recebeu o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica, doença que o tornou tetraplégico e totalmente dependente. Ele descreve a sua vida comparando-a com a existência de uma barata, em alusão à "Metamorfose" de Kafka. Tony Judt é autor do excelente livro "Pós Guerra - Uma História da Europa desde 1945", editado pela Objetiva.

A respeito do mesmo tema, lembramos também o livro e o filme "O Escafandro e a Borboleta". Jean-Dominique Bauby, nascido em 1952, dois filhos, relator chefe da revista Elle. Com 43 anos, teve um derrame cerebral que o deixou paralisado da cabeça aos pés (locked-in syndrome, encerrado dentro de si mesmo). Só a pálpebra esquerda de Bauby funcionava. E após um aprendizado com especialistas dedicadíssimas, ele começou a escrever com o piscar da pálpebra, o livro já citado, que virou um filme sucesso. Um intelecto vivo dentro de um corpo morto.

Outra situação dentro do mesmo tema e muito conhecida foi a retratada no filme espanhol "Mar Adentro", de Alejandro Amenábar. Ramón Sampedro (Javier Bardem), paralisado na cama e lutando para sobreviver desde a juventude, quando sofreu um acidente ao mergulhar no mar, não vê mais razão para continuar a vida e consegue a ajuda de uma moça para se matar, num típico caso de suicídio assistido.

Não dá para ficar calado.

3 comentários:

Katia disse...

Boa noite, dr. Lauro.
Lendo estas historias eu me recordei de duas historias de superacao e vitoria e gostaria de partilhar com o senhor e os leitores.
Trata-se da historia de Brooke Ellison que aos 8 anos foi atropelada e devido a lesao medular tornou-se tetraplegica e dependente de um respirador.
Com a ajuda da familia e principalmente da mae, Brooke continuou os estudos e formou-se em Harvard.
Ha um filme chamado "Brooke Ellison Story" (em portugues recebeu o titulo "A historia de Brooke Ellison") que recomendo.
Aqui vao dois links sobre Brooke Ellison:
http://www.brookeellison.com/index.php

http://en.wikipedia.org/wiki/Brooke_Ellison.

Tambem vi recentemente um filme baseado numa historia real. "Homeless to Harvard" (nao sei o titulo em portugues)que narra a historia de Elizabeth (Liz)Murray, moradora de rua do Bronx, filha de pais dependentes quimicos e HIV positivos. Liz supera todas as expectativas de fracasso, estuda e ingressa na Universidade de Harvard apos receber uma bolsa de estudos do jornal The New York Times.
Aqui vai um link sobre Liz Murray:

http://en.wikipedia.org/wiki/Liz_Murray

Lembremo-nos tambem das tantas historias de superacao de pessoas anonimas que podem mesmo estar proximas de nos. Falo de mulheres, criancas, moradores de rua, pessoas que vivem em situacao de miseria material e/ou que sofrem/convivem com toda forma de violencia mas que de alguma maneira conseguem romper o muro do fracasso, sobrevivem, viram a pagina e escrevem uma nova historia de vida.
Eu como medica ja vi muitas dessas historias anonimas.
Um forte abraco!
Katia.
EUA

Katia disse...

Estou novamente aqui para lembrar de outra historia de superacao: a do Dr. Ben Carson, chefe de neurocirurgia infantil do Johns Hopkins Hospital.
Ha um filme chamado "Gifted Hands: the Ben Carson's story" que tambem vale ser visto.
Ben Carson nasceu em Detroit, Michigan, foi uma crianca pobre, filho de mae negra, divorciada, analfabeta e empregada domestica. Na escola foi rotulado como uma crianca com dificuldade de aprendizado, mas na verdade ele tinha baixa acuidade visual. Era motivo de riso e deboche por parte dos colegas de classe.
Superadas inumeras dificuldades e preconceitos, Ben cursou Medicina e tornou-se o pioneiro na cirurgia de separacao de gemeos siameses com uniao cefalica.
Seu irmao formou-se em Engenharia.
Aqui vai um link sobre o Dr. Ben Carson.
http://en.wikipedia.org/wiki/Ben_Carson

Um forte abraco a todos!
Katia.

Lauro Monteiro disse...

Prezada Kátia.
Agradeço pelas informações enriquecedoras sobre o assunto.
Lauro Monteiro