quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mitomania necessita de cuidados psiquiátricos, às vezes urgentes

Após 15 dias do ocorrido com a brasileira Paula Oliveira, em Zurique, na Suíça, ainda não se conhece a verdade dos fatos. A tendência atual é crer que Paula mentiu ao afirmar que foi agredida por três neonazistas. Se confirmada essa versão, trata-se de um caso de mitomania.

O mitômano é um indivíduo psiquiatricamente doente, que apresenta uma tendência mórbida para a mentira. Suas histórias fantasiosas não resistem a uma investigação. É nessa hora que o mundo criado pelo mitômano desmorona e o risco de depressão e tentativas de suicídio é frequente.

"O adversário", título de livro e filme sobre um dos mitômanos mais conhecidos na Europa, é indicação do Obsevatório da Infância para quem deseja saber um pouco mais sobre o assunto. Se Paula Oliveira mentiu sobre as agressões através de uma fraude, buscando a atenção de todos, merece ela todos os cuidados de médicos psiquiatras.

Não dá para ficar calado.

104 comentários:

Anônimo disse...

Olá doutor. Tenho 21 anos e acredito que sofri de mitomania. Hoje em dia não minto mais como naquela época (uns 2 anos atrás mais ou menos), mentia sobre coisas pesadas, histórias e realidades que existiam apeas dentro da minha cabeça, com o tempo fui melhorando, comecei a mentir menos, sobre coisas mais triviais e "inocentes", até que hoje não invento mais mentiras e histórias. O que me mata é o seguinte: estou namorando faz 2 anos e nós estamos planejando casar ano que vem, e ele era meu amigo antes de ser namorado, e eu menti sobre coisas realmente complicadas. Quando vi que nos tornaríamos namorados, dei um jeito de "acabar" com aquelas mentiras, mas hoje me sinto me sinto muito mal com isso. Se soubesse que seríamos namorados e que iríamos nos casar, eu nunca teria mentido pra ele. Eu não sei que fazer, pois tenho muito medo, vergonha, receio de contar pra ele que era tudo mentira. Preciso de ajuda, será que o sr. poderia me ajudar, me dar algum conselho? Eu poderia lhe escrever tudo por e-mail, explicando meu caso e contando minhas metiras passadas... Não quero entrar num casamento assim...

Anônimo disse...

Olá doutor. Tenho uma irmã adotiva de 19 anos e sempre tivemos muita preocupação com ela por que sempre mentiu muito... e acreditava na própria mentira mesmo quando era descoberta, nunca admitia seu erro. Achávamos que isso fazia parte de todo o histórico dela adolescencia e tal, porém houve um incidente a menos de um mês que nos deixou assustados a mentira dela foi muito séria, ela não paga suas contas e não admite que não pagou... quando descobrimos a verdade ela chegou a desmaiar achamos até que era fingimento até que alguém comentou que isso poderia ser uma doença "mitomania", nos lembramos então de outros dois momentos que ela teve esta mesma atitude e aí ficamos realmente preocupados. Ela fez terapia durante uns 2 anos, dos 13 aos 15 anos mais ou menos porém nada foi diagnosticado. O senhor acredita que temos realmente motivos para nos preocupar, devemos procurar ajuda, e por onde devemos começar?

Anônimo disse...

acho q sofro de mitomania,desde de pequena q minto coisas bem futeis q fazem a diferença somente p/ mim pois eu so me sinto aliviada se tenho a certeza q acreditaram,ha uns tres anos atras eu menti q estava gravemente doente,dizia q ia ao medico e que eu tinha uma doença mto grave passei entaum desde dai viver como se realmente fosse doente emagreci e eu fiz com q mtos acreditassem ate q conheci uma pessoa onde essa veio se tornar meu namorado ele me conheceu como uma pessoa doente enfim,mas tarde ficamos noivos e ele ficou mais intimo foi onde a familia dele achava estranho e buscaram evestigar e descobriram tdo q eu mentia sobre isso e tdos ficaram sabendo ligeiramente meu mundo desmoronou pois durante mto tempo eu vivia aquilo como verdade entrei em depressao e quase morri, eu estava gravida e tive um abordo por causa da depressao fiquei 3 meses trancada em um quarto...depois de 6 meses ele me procurou novamente e hj estamos juntos de novo mas com a condiçao de eu nao mentir mais o fato é q eu estou lutando contra mim mesma desde q voltamos eu tenho lutado mas tenho sofrido mto pois me isolo com medo de mentir e quando falo com alguem logo vem ideias em minha cabeça mais logo fujo daquela situçao fico o tempo tdo trancada em csa enho hj dois filhos q sofrem com isso pois eu nao saio nem mesmo no parquinho com eles,tenho medo de mentir de novo,tenho medo de tudo q falo as pessoas nao acreditarem enfim estou sofrendo muito e as vezes penso se nao seria melhor morrer.
preciso de ajuda mas nao sei oq fazer

Anônimo disse...

por a condiçao de nao mentir mais nao eh uma maneira de ajudar pois eh a mesma coisa de pedir p/ alguem q tem asma p/ nao ficar mais conm falta de ar .

he algo q somente um proficional pode fazer,e nao ficarem criticando tao pouco julgando pois oq essas pessoas sofrem deve ser insuportavel e elas podem sim cometerem suicidio num momento de total angustia e desespero

Anônimo disse...

sofro de mitomania tento frequentemente parar e curar-me mas não consigo , é muito dificil!

Karine Cristina disse...

Olá doutor, vem aki não para falar de mim, e sim de uma amiga que tenho.Ela é mitomaniaca tenho pena dela pois gostaria de ajudar mais não vejo como.Ela mente e pensa que ngm sabe, mente sobre tudo. Acho que é muita frustação, pq o quando pequena ela era muito agarrada com o pai que era alcoolatra e a mãe se separou do pai.Acho que isso foi o fator maior.Agora ela tenha 27 anos e todas nós namoramos e ela nunca, conheço ela deve ter uns 7 anos e foram poucas vezes que a havi fkando com alguem.Acho que isso tmb contribui bastante para esse fato.Ja que ela vivi inventando namorados sendo que ngm nunca a presenciou ela com ngm.e, não é só nisso que ela mente, mente tmb entre nós que somos um grupo de amigas fazendo ate que uma pare de falar uma com a outra.Ja inventou que nossos namorados estariam com outra e um pouco mais. E oq eu mais me preucupoé ela vive passando vergonha por causa dessas mentiras e ela não aprende. Oq eu faço doutor? mando a real pra ela? ou deixo com estar?

Anônimo disse...

Olá doutor! Vim aqui pra falar não de mim mais do meu namorado, ele tem mitomania. Isso está prejudicando muito o nosso relacionamento, ele fantasia coisas e fala como se realmente tivesse acontecido, e o que é pior ele acredita naquilo e quando falo que é mentira ele não adimite. Estou muito preocupada, o que posso fazer para ajuda-lo?

Anônimo disse...

Tenho uma amiga e acho que ela sofre de mitomânia ..
Ela mente muito .. e são coisas que num dá nem pra acreditar .. tipo ela disse que viu o show de Ivete Sângalo no maracanã em São Paulo .. Gosto muito dela por ser uma pessoa extremamente legal e divertida mas está ficando insuportável conviver com suas mentiras são coisas absurdas e sem sentido que ela diz ..
todos percebem que é msntira o que ela diz .. na escola mesmo quando ela saí todos começam falar mal dela .. e as pessoas dizem : uma menina tão nova (15 anos) e mente tanto assim .. ela chegou ao ponto de dizer que o pai dela só tinha um dia de vida ...
Doutor .. eu queria que o Sr. me dissesse ocomo ajuda - lá .. pois já tentei de tudo .. até já disse a ela que sabia que tudo que ela dizia era mentira mas não adianta ..
E por gostar tanto dela peço sua ajuda !

Fernanda disse...

Ola!

Doutor, sou aluna da Universidade Federal Fluminense, curso Psicologia e estou fazendo um Projeto de Pesquisa sobre Mitomania. Gostaria de receber mais informações sobre o assunto, se possível.

Obrigada Fernanda

Anônimo disse...

Dr. tenho 35 anos acredito que sofro de mitomania. Tive 2 importantes relacionamentos que foram destruídos por minhas mentiras. Tenho um primo de 2º grau que iniciei um relacionamento pela internet, tinha uma vida no msn que era verdadeiramente uma mentira. E coloquei ele neste jogo tb, jamais imaginei que fosse me apaixonar e amar ele a ponto de morarmos juntos. Mas nunca tive a coragem de contar-lhe a verdade sobre msn, mas um dia ele descobriu, hoje não tenho mais o hábito de msn tampouco orkut. Mas me encontrei em várias situações de mentiras com ele, tudo por medo dele não me entender devido a desconfiança que provoquei nele.
Vc pode me ajudar a me livrar desses sintomas?

Anônimo disse...

Olá! TEnho 17 anos e acho que estou sofrendo de mitomania! Não consigo ficar nem uma hora com meus amigos sem contar uma mentira. Isso me atrapalha muito, pois agora minha mãe e alguns amigos meus estão descobrindo e fico com muita vergonha de admitir que eu menti. Isso esta me atrapalhando muito. Antes eu achava que mitomina não existia, que a mentira é uma coisinha boba que ninguém vaai descobrir que é uma mentira! Já inventei vários ABSURDOS com a minha mentira que envolvia várias pessoas e logo depois descobriram que era mentira e me falaram mas eu nao aceitava NUNCA isso. Sempre afirmava que isso era verdade! Hoje vejo que não sei viver sem falar pelo menos uma mentira! Como posso fazer para parar com isso? Esta me afetando demais. Meus pais não confiam mais em mim, minhas amigas e amigos não gostam de conversa muito comigo pois eu minto bastante e vejo que estou isolada com isso. Quero melhorar e não sei como. Você poderia me ajudar dando conselhos neste seu site! Estou precisando muito melhorar. Estou me prejudicando bastante com a mentira!
Obrigada pelo espeçao que você esta dando para nós!

Anônimo disse...

O problema maior é que as instituições de saúde responsavéis não se dão conta de que existe hoje outros tipos de doenças que matam quase que na mesma proporção de outras doenças consideradas graves e no entanto não se atentam a esta questão... O ideal se realizassem campanhas educativas instruindo a população a respeito deste tipo de doença que começa na brincadeira e pode atá acabar em óbito.
Aos pais seria ideal que orientassem aos filhos a respeito, pois MITOMANIA pode surgir ainda na infância e pode se agravar na adolescencia e na fase adulta.

Anônimo disse...

Olá doutor, eu tenho uma amiga q ela menti o tempo todo, coisas boba, coisas sérias... Mais principalmente coisas q não tem nada a ver. Esses dia ela teve uma crise de choro, ficou chorando durante dois dias, dizendo q eu não estava dando atenção para ela, sendo q eu agia como sempre. Gostaria de saber como lidar com ela, o q poderia fazer para fazer ela melhorar!

Anônimo disse...

Ola doutor' tenho 14 anos' eu acho que sofro de mitomania' pois comecei mentindo com coisas simples' mentia sobre minha idade' com o tempo isso não era suficiente' comecei a mentir sobre coisas muito sérias, uma vez menti que um amigo meu havia morrido pra todas as pessoas que convivo' ate meus pais acreditaram' e com isso eu comecei a acreditar nessa históriia' chorando muiito por uma pessoa que eu inventei logo pesquisei sobre isso pois nao acho comum, tenho medo de entrar em depressão por causa das minhas mintiras' pois sempre minto sobre tragédias e com isso choro muito, fico sem comer, e ninguém nunca descobriu nada, eu também não tenho coragem de contar á ninguém' mas sei que preciso fazer alguma coisa, antes que essa situação posso se agavar, Me ajude por favor.Obrigada

Anônimo disse...

O MEU EX MARIDO MENTIA MUITO E MENTE ATÉ HJ.ESSE FOI O MOTIVO PELO QUAL NOS SEPARAMOS... ELE NAO CONSEGUE TER ESTABILIDADE DE EMPREGO, NAO CONSEGUE TER AMIGOS ESTÁVEIS, E O PIOR É QUE NOS TEMOS 2 FILHOS, DEPOIS DESCOBRI QUE NOSSO CASAMENTO INTEIRO FOI CONSTRUIDO EM BASE DA MENTIRA, ELE NÃO É UMA MÁ PESSOA, É BOM PAI, FOI BOM MARIDO, MAS AS MENTIRAS FORAM PIORANDO CADA VEZ MAIS, E QUANDO ELE SE SENTIA COAGIDO A REAÇÃO DELE ERA INCONSEQUENTE, ELE CHORAVA MUITO FINGINDO ARREPENDIMENTO E CHORA ATÉ HJ, MAS CONTINUO PEGANDO ELE NA MENTIRA. ELE PARECE SOFRER COM ISSO, MAS NÃO PARA DE MENTIR COMO SE FOSSE DOENÇA... ELE DEVE PROCURAR UM MEDICO?

Anônimo disse...

OLÁ, EU NAMORO UMA PESSOA FAZ TRÊS ANOS...
ELE ERA CASADO, PORÉM, DURANTE TODO O INÍCIO DO NAMORO ELE MENTIU, DISSE QUE NÃO TINHA NINGUÉM... COM O TEMPO EU FUI DESCOBRINDO SUAS MENTIRAS... FIQUEI MUITOOO MAGOADA.
MAS DEPOIS DISSO A SUA EX MULHER O LARGOU DE VEZ E NÓS VOLTAMOS,MAS COM O TEMPO FORAM SURGINDO OUTRAS, NÃO TÃO NOCIVAS P SOCIEDADE, MAS P MIM SIM...
EU GOSTARIA DE SABER SE ISSO É FALTA DE CARÁTER OU ELE PODE SER ENCAIXADO EM UM GRUPO DE MITOMANIACOS???

Anônimo disse...

Oi...! Tenho 25 anos e sofro dessa doença, quero sair dela, mas n sei como. Eu não minto para muitas pessoas normalmente para uma ou duas, já a mais de dois anos que minto para a mesma pessoa, inventei uma história agora vou sustentando com outras mentiras, parece um ciclo vicioso, o meu obejectivo é fazer com essa pessoa sinta pena de mim e esteja sempre do meu lado, é ganhar a amizade dela e fazer com que ela sinta preocupação com a minha pessoa, parece que eu tenho necessidade de saber que alguém se preocupa comigo, n sei, n entendo porque q faço isso, se sempre tive uma família que se preocupa comigo. quero muito parar com isso porque de tanto mentir pela mesma coisa eu chego mesmo a me comportar como se fosse verdade, e por incrível que pareça eu sofro e faço essa minha amiga sofrer, por causa de uma estória que eu criei. Só a alguns meses é que consegui aceitar que tenho esse problema, e agora ando a pesquisar sobre o assunto e ver se me consigo livrar dele sozinha porque sinto muita vergonha. sou uma pessoa com poucos amigos e muito carente, sinto-me angustiada com muita frequência e sofro muito com depressão; essa vontade enorme de não querer viver e de dormir o dia todo sem precisar pensar em nada. Estou a fazer o 3º ano da faculdade tenho um bom emprego no ramo em que me estou a formar e colegas de trabalho que só sabem fazer-me rir. Mas mesmo assim sinto-me vazia, incompleta, triste. Só que perante aos outros eu pareço a pessoa mais alegre e bem disposta do mundo, tenho até um colega de trabalho, já mais velho que diz que adora o meu sorriso e a minha boa disposição. Por favor preciso de ajuda, quero ser na realidade essa pessoa maravilhosa que todos dizem que eu sou. Uma vez já fui descoberta e foi horrível, tive até que mudar de faculdade, e tive pensamentos suicidas, tive a ajuda de um psicólogo que me ajudou a sair da depressão, mas nunca contei a ele o meu problema de mitomania, porque só agora é que começo a aceitar, mas mesmo assim sinto muita vergonha de falar sobre isso, na verdade nunca falei é a primeira vez.

Relatos de Um Ilusionista disse...

http://iludindo.blogspot.com/

Eu sou um mitomaniaco, procuro tratamento, esse é o meu blog.

Anônimo disse...

Olá Doutor ! Descobri que sofro dessa doença após o término do meu segundo relacionamento. Foi uma coisa horrível, pois fui inventando cada vez mais coisas. Cheguei ao ponto de inventar que comprei um apartamento, casamos no cartório. Quando fomos para o apartamento eu simplesmente gelei, pois este não existia. O mundo caiu pra mim. O pior de tudo é que ela não quer nem me ver pintado de ouro, mesmo sabendo que estou doente. Já fui a um psquiatra que me encaminhou para terapia, e prescreveu dois medicamentos. Não vejo logo a hora da terapia fazer efeito.

Quero ajudar minha irma disse...

Doutor,
Minha irm~mente desede os 14 anos (hoje está com 20). Sempre foi julgada como mentirosa, mas a cada ano suas mentiras tomam proporçoes catastróficas!!!! Não acreditamos em nada que ela diz e com isso ela vai se isolando da familia e sempre procurando outros grupos de amizades, mas que não duram muito. Eu sempre disse que isso não era normal, mas todos dizem que ela menti por que quer, só que sinto que ela já não consegue se controlar.Vive a sua própiria mentira!!!! Isso já causou vários problemas na família e ontem o seu comportamento comprometeu o emprego dela, do meu esposo e da sua supervisora. Hoje ela disse que ficou feliz em saber que ela não é louca e nem má. Que o que tem é uma doença séria, mas que por mais que queira não consegue se controlar!!!!! me disse que seu maior prazer é entrar em um taxi, contar todas as histórias possíveis e sair sem culpa, pois aquele motorista não vai chama-la de mentirosa e nunca mais ela vai ve-lo. Ela marcou psicóloga, mas está com medo de mentir para a profissional. Tem medo de tratamento psiquiatrico, pois pode ter uso de medicamentos e passar a ter um comportamento que possa interferir em uma vida normal (tem medo de tomar remedios taxados para louco). Estou com muito medo e sei que ela chegou ao seu próprio limite e ninguém quer ajuda-la apenas dizem "é mentirosa" basta parar de contar mentiras. Sei que nào é tão simples assim. Está com vergonha, começa a demonstrar depressão e não sabe o que fazer. Para ela seu caminho não tem mais volta!!!!
Socorro!!!!
Preciso ajuda-la, pois entendo como doença.

Aguardo conato

Ana Paula

Eli Mendes disse...

Oi doutor, sou casada a dez anos, meu marido sempre mentiu, mas achava normal, as veses a mentira era para não me fazer sofrer, mas sempre que descobria, me machucava mas ainda, hoje a mentira chegou a tal ponto que ele mente sobre tudo, e cada vez mais me afundo com ele.E as mentiras que ele faz gera consequencias graves, e ele nunca assume que estar mentindo sempre acha uma saida, no começo até acreditava nas saidas que ele colocava, hoje já percebo que está mentindo e o pior ele acredita ou sei lá. estou ficando até commedo dele. as mentiras estão se tornando perigosas. queria um conselho, se me afasto ou tento ajuda-lo. Ele mente de todas as formas para conseguir seus objetivos, passa por cima de todos. e usa a mentira como defesa.

Lu disse...

Boa Tarde Doutor,
Como é difícil lidar com um MITÔMANO, através de pesquisas , descobri que esse é o nome para quem mente o tempo inteiro sobre qualquer assunto...
Trata-se do meu marido, ele já inventou mentiras fabulosas e enganou minha família inteira e eu também fui enganada.... agora, vivemos quase só pq muitos se afastaram e procuro ajuda para tentar curá-lo, já que nesta altura da vida, já tenho 01 filho e não quero que ele cresça sem o pai ou aprendendo a ser como o pai, Deus me livre..! pode me indicar algum especialista em SP? ou algum grupo de ajuda, algo assim?

Anônimo disse...

Creio que estou um bocado dentro do assunto, pelo fcto de ter tendencia a mentir aos meus pais sempre que quero sair ou ir ter com um rapaz... já apanharam 2 ou 3 mentirinhas, e eu sinto-me bastante mal por isso, não so por serem meus pais mas sim por les mentir, á uma semana que tenho sentido que preciso de ajuda, mas sinto-me insegura, pois o caso pode não ser tão grave assim e apenas adolescencia... Mas queria ser leal com os meus pais, apesar de saber que eles jamais aceitariam as minhas verdades... Dantes mentia muito as minhas amigas para me tornar fixe agora isso já não acontece, passei a ser eu mesma com os meus amigos, já com os meus pais as coisas trocem-se um bocadinho, sempre que tento mostrar quem sou eles ou me comparam com amigas minhas ou não ceitam aquilo que sou! Que devo fazer? Estou deveras prepcupada :(

Anônimo disse...

Olla Dr meu nome é Camilla tenho 20 anos sofro de transtrono de personalidade e mitomania
a pouco recebi auta da clinica psiquiatra onde fiquei por um mes por tentativa de suicidio, qndo descobri q sou mitomana sofri mto pois sei ql a opniao das pessoas, p se ter uma ideiaa fiz um curso ela pensam q sou casada e tenho filho dois anos sustentando mentiras fui me afogandoo hoje acabou e qro acabar com as mentiras sabe minto sobbre a familia q qro ter fiz em minha mente um universo q nao existe uma especie realidade pessoal eu via essas pessoas eu criei um mundo só meu com minhas mentiras e passei a crer ele existia e nele passei a ter alucinaçoes com uma pessoa q eu nao controlava e me induzia a me ferrir hjedepois de tantos remedios e 4 internaçoes estou ciente do q eu passei só qro q me diga oq fazer para nao recair nao qria falar disso com o meu psiquiatra ele nao é um bom medico e se digo isso a minha mae ela acha q é mentira me ajude

Anônimo disse...

Oi Doutor, tenho 28anos, minto demais, sou uma pessoa bastante simpatica, mais não namora, sou mãe solteira, inventei tantas mentiras que as vezes chego até a acreditar em tudo que digo, meu pai fala que minto demais, minha mãe odeia mentiras, na empresa onde trabalho tento desfaçar,e gosto compulsivamente preciso de uma ajuda urgente, socorro.

raquel disse...

ola dr

ha muitos anos que sei que sou mentirosa.
ja tive problemas gravissimos ate a nivel financeiro por esse motivo
mas acho que so me caiu a "moeda" ha cerca de 1 mes.
Apaixonei me pela pessoa que pensei ser o amor da minha vida,tenho um filho de 11 anos que so me conheceu um namorado ha 6 anos e eles tornaram se muito amigos.durante o namoro como sou muito descontrolada financeiramente inventei uma serie de mentiras pra justificar andar sempre sem dinheiro sobre o meu filho andar em colegio particular ,enfim ....coisas k nem me lembro.o namoro terminou porque ambos tinhamos problemas familiares complicados.o pior é que na depois da ruptura contei muitas mentiras ate sobre o meu filho.Voltamos ,ele descobriu as mentiras e disse me que tinha percebido.agora passado um mes apanhou me nova mentira,ate nem era nada de grave,eu nem me lembro o que era .Terminou tudo de vez.Estou completamente descontrolada,chego a mandar 80 mensagens por telem por dia.Eu quero ser feliz.Como me tratar para isto nunca mais acontecer????

lucas disse...

doutor com e que faco para curar mito mania

lucas disse...

o doutor com e que faco para curar esse problema

Anônimo disse...

Nada mais triste que a mitomania. Eu não sabia o nome, mas sempre soube que era doente. Ainda me lembro bem da primeira mentira que contei, tinha 9 anos.. um dia meu pai chegou bêbado na escola, em um carro velho; a escola era particular, muitos filinhos de papai, no outro dia me perguntaram quem era aquele homem, e eu respondi: MEU MOTORISTA! Essa foi a 1ª de inúmeras mentiras que contei e ainda conto. Infelizmente, não consigo me controlar, quando vejo já estou criando histórias fabulosas na minha mente e contando a quem queira ouvir. Sei que muitas pessoas sabem que são mentiras. Já fui descoberta várias vezes. A vontade de morrer é constante. Hoje tirei o dia para pesquisar sobre isso. Gostaria muito de ajuda. Mas infelizmente tenho medo. Mas deixo resgitrado aqui meu problema. Acho que já é um passo, pois nunca havia falado sobre isso. Um abraço à todos que sofrem como eu.

Anônimo disse...

porfavor me ajude tem 12 anos e sei q tenho mintomania pois minto o tempo todo nao consigo me controlar falo q tenho coisas q nao tenho falo q fiz coisas q nao fiz e sei se contar pra minha mae ela naum vai acreditar em mim

pois ela nunca acredita pelo amor de deus nao comsigo mais me ajude... porfavor

Anônimo disse...

Olá doutor,eu tenho 13 anos,e começei escondendo provas da escola com medo dos meus pais brigarem,mas nao adiantava nada pois eles sempre descobriam,e ai sim eu sofria as consequencias da mentira,como fikar sem celular computador,quase doaram minha cachorrinha,para me mostra que nao é bonito mentir.Mais eu nao consigo mostrar as provas,ou falara a verdade.Eu tenho medo de decepcionar,pois minha irma mais velha vai muito bem na escola e eu nao,e por isso eles faziam comparaçoes de rendimento escolar.Agora eu nao tenho mais liberdade pra fazer nada,nao tenho a confiança de meus pais,e estou correndo um grande risco de muda de colegio,O que eu faço?será que tenho metomania?

Anônimo disse...

Olá doutor. Tenho 15 anos e tive um namorado que suspeito que sofra com essa doença. Ele sempre teve fama de mentiroso, sempre foi "fiel" á mim porém todas as histórias que ele me contava eram mentira. Ele tem 15 anos também, deveria estar no primeiro colegial, mas ele repitiu 3 vezes e ta na sexta série. Nossas familias sempre foram muito amigas, minha mãe é a melhor amiga da mãe dele, ele sempre inventou histórias sem motivo, contando detalhe por detalhe, que eu poderia provar que é tudo mentira e loucura da cabeça dele, e ele jurava de pé junto que era tudo verdade! Eu ja ate cheguei a anotar todas as coisas que ele me contava e perguntar pra mãe dele, e a mãe dele negou tudo.. e são histórias que nao o leva a nada! Agora nós estamos brigados, terminamos.. porque eu nao quero alguem como ele do meu lado.. mas eu ainda gosto muito dele e queria saber o que eu posso fazer pra ajuda-lo. namoramos por muito tempo, e eu sempre confiei nele e sei que me trair ele nunca traiu, mas eu queria saber o que eu posso fazer numa situação como essas, e eu tenho muita curiosidade em saber se um metomaniaco tem a capacidade de amar alguém, ou se aquilo também não passou de mais uma mentira. Me ajude. Obrigada

Manuela disse...

Olá doutor, eu tenho um amigo e ele mente muito, eu estou pesquisando sobre mentiras e descobrie que ele pode sofre de uma doença grave a "mitomania", ele sente vergonha de mentir para mim as vezes, pois eu desminto ele e ele sabe que eu não suporto uma mentira. Só que eu estou enxergando que as pessoas não o compreende ao contrario, os amigos se afastam dele e ele acaba se excluindo, me ajude a lidar com essa situaçao, gostaria de saber como posso ajuda-lo a levar uma vida normal, a enxergar a realidade, a fazer com que ele enxergue, que vive uma metira e que não vale a pena, pois a vida é muito mais, só que também não quero magua-lo...
Boa noite!!!

Anônimo disse...

Olá doutor. Tenho uma amiga que tem 17 anos e acho que sofre de mitomania.
Como é que eu posso lidar com este assunto, ajudá-la e confrontá-la
PS. Peço a resposta rapimente

Marcelo disse...

Boa Noite!

Meu nome é Marcelo, preciso muito, se possível for, da ajuda do Dr.
Sou depressivo e com isso creio que acarretou a Mitomania.
Sou bibliotecário, tenho emprego, uma bela família, amor e apoio da mesma, tenho uma boa casa, sou uma boa pessoa, tenho sim meus defeitos, mas tenho minhas qualidades também e sei que superam meus defeitos, mas infelizmente sofro de duas doenças que estão acabando comigo.
Sofro das doenças chamadas DEPRESSÂO e MITOMANIA.
Depois de muitos estragos que causei por conta da doença, foi difícil, mas hoje, admito que tenho a doença e quero muitíssimo me tratar para possível cura, pois estou prestes a perder minha família, meu respeito, minha dignidade.
Alimentando as mentiras cada vez mais e até o fim, causei estragos principalmente financeiros, onde perdi a CONFIANÇAde minha esposa e sua familia que tanto me ajudou e de certa forma ainda me ajuda.
Por conta da depressão e da culpa de tudo que fiz, fui capaz de cometer loucuras contra minha própria vida. Tentei o Suicídio.
Hoje, passo por psiquiatra, mas por enquanto por não saber muito sobre o assunto, segundo ele, é uma doença rara, apenas me recomendou um remédio (ASSERT 50mg), que de certa forma me ajuda, mas sei que preciso muito mais do que o remédio, preciso de um acompanhamento médico para saber como me livrar dessa doença que está me deixando louco. Preciso urgentemente!!
Eu e minha esposa, (que me ajuda muito e está enfrentando essa barra comigo) pesquisamos muito na internet sobre o assunto, mas infelizmente não encontramos muitos resultados, ou resultados satisfatórios, a não ser o significado da doença.
Sei que preciso mais do que isso, preciso de acompanhamento médico, preciso de ouvir ou ler depoimentos de pessoas que tem ou tiveram a doença, preciso de maiores informações, preciso de ajuda.
Percebi que muitas pessoas sofrem da mesma, porém tem medo, vergonha de falar sobre ela. O que é muito triste, pois só eu sei como é torturante, é humilhante essa doença.
Onde posso encontrar um especialista no assunto ou não, mas que me cure, pois estou sofrendo muuuuito. Já não aguento mais.
O Sr. tem ou conhece algum lugar, Instituição, colegas de profissão que realizam trabalhos, projetos, que podem me ajudar com relação a MITOMANIA?
Fico a disposição para ser voluntário numa pesquisa sobre o assunto, com certeza me ajudará muito também.
Amo muito minha esposa e minha filha e não quero perde-las. Já estamos a beira da separação. Entendo que minha esposa também tem seus limites.
Como ela deveria me ajudar nesse processo? Como eu posso me ajudar?? Tento ter pensamentos positivos, mas é muuuito dificil. A cobrança pelo que fiz é muita tanto da minha esposa e de sua familia, como minha também, se não for mais minha.
Por favor me ajude!

Fico ansiosamente no aguardo.

Mandinha disse...

boa noite Dr, meu ex namorado mentia muito para mim, ou melhor tudo que ele dizia me parecia mentira e agora descobri que nao era so eu que tinha essa impreçao, os amigos dele tbm, ele terminou mas nao teve boas rasoes para isso e acredito que ele tenha terminado por eu ter precionado ele para me provar as coisas que dizia e que nao consiguiu sustentar td que inventou. Eu e os amigos dele acreditamos que ele possa sofrer de Mitomania, queremos muito ajuda-lo mas nao sabemos como, pensei em falar com os pais dele, ou com ele, e dizer td que eu acho, mas meu medo é eles me interpretarem mal e nao irem atraz para resolver esse problema dele, por favor, tenho um carinho enorme por ele e nao quero ve-lo mal por esse motivo, me ajude, como posso ajuda-lo???!!

Anônimo disse...

Olá tenho 28 anos, e apesar de muitos anos angustiado com minhas mentiras, somente hj descobri o nome desta doença, mitomanía, minhas mentiras já estão descontroladas, minto para todos, mentiras que viraram uma rede, uma foi levando a outra, tenho vários problemas de relacionamento e minha ultima namorada terminou comigo várias vezes por causa de mentiras, não há sequer um amigo meu q eu nunca tenha mentido algo, minto tudo sobre minha vida, inventei que tinha um filho no ultimo emprego e hj morro de medo q alguém descubra, faço faculdade e um dos caras de minha sala foi trabalhar comigo nesta empresa e ficou sabendo desta história, tive q manter a mentira e implorar q ele nunca contasse a mentira, que p ele era verdade,a ninguém e até hj ele mantém este segredo, mas não aguento mais este mundo de mentira q eu mesmo passo a acreditar, desde q terminei com minha namorada, em novembro do ano passado, não consegui sair com mais ninguém, só q neste período inventei mil histórias e namoradas, tudo mentira m sinto só e constantemente sinto vontade de morrer, hj é um desses dias, não sei até quando m menterei vivo

Anônimo disse...

ola doutor,desde de q conheci minha esposa q ela mente pra mim, mentiras bobas e consequentes q ate me deixa triste vou contar varias, a primeira :começamos a namorar ela me dizia q o pai dela tinha um carro, dizia q o pai era caminhoneiro,sempre mentiras eu sabia mas ficava com vergonha de falar algo,casamos ,temos duas filhas agora aconteceram fatos ainda mais graves ela saiu de casa disse q ia trabalhar e nao foi ,foi pra outro lugar,fiquei sabendo q tava com outro cara mas ela me nega tudo nao sei oq fazer

Anônimo disse...

ola doutor eu queria saber se uma pessoa com mitomania ela pode mentir por varios anos em uma relaçao como o casamento, pois acho q minha esposa tem mitomania pois ela me pediu ajuda mas ela mente muito pra mim dai eu nao sei se ela esta mesmo doente ou se o problema é mais serio q eu pensei q fosse e se essa doença é capaz de faze-la amar de verdade uma pessoa sera q quando ela falava q me amava era verdade.SEREI GRATO PELA RESPSTA

Anônimo disse...

Olá ,meu nome é Daniel , bem minto muito tipo sem querer mentir , sem querer conto mentiras que são tão realista que até mesmo eu acredito , será que sofro de mitomania ?, eo q faço para me tratar

Anônimo disse...

Olá doutor. tenho 24 anos e sei com mais certeza que sofro de mitomania. Antes eu mentia, e como não me afetava em nada, não percebia o quanto isso estava me prejudicando. Foi logo depois que eu conheci uma pessoa maravilhosa, que eu percebi o que estava fazendo. O pior é que sinto que melhorei, contei a ela as mentiras que havia falado, porém, sinto que vou perde-la e não sei se vou conseguir seguir em frente sem ela, não sei se vou conseguir me controlar e não falar mais mentiras. Eu preciso dela pra me dar mais coragem e vontade de mudar. Eu não sei o que faço sem ela. Me ajuda doutor.

Anônimo disse...

Olá. Meu irmão tem 35 anos e é mitomaniaco ou pseudolálico ou os dois (não diferencio muito bem as duas doenças, mas o fato é que ele menti muito).
A vida dele é bastante conturbada, e essa doença agrava ainda mais.

Ele já foi internado em clínicas psiquiátricas por outros motivos, crises violentas, acredito que desencadeadas pelo medo da descoberta de suas mentiras. Mas nunca foi diagnosticado nem com pseudolalia, mitomanis, nem com outras doenças psiquiatricas.

Por esse motivo, de já ter sido internado, ele não pode nem ouvir falar em psicólogos ou psiquiatras.
Já o expliquei várias vezes que psicologo não é médico de "louco", pra ele procurar um e tal.

E qual foi o resultado?

Mais uma mentirinha.... Agora ele diz que vai a uma psicologa, e ainda a usa para dar credibilidade aos seus pensamentos tortos assim : "até a psicologa mesmo já falou que to certo..." Agora...vai perguntar o nome da psicologa? ele muda de assunto.

É muito dificil...

A pergunta é: Como ajudar um mitomaniaco se ele se recusa a procurar ajuda profissional?

Muito Obrigada

Anônimo disse...

Morei junto com uma pessoa (mulher) que acabei descobrindo que sofria desse mal, aliás quem me disse foi a sua nora que desmentiu várias de suas mentiras . Ela mente muito e diz fazer tratamento com psiquiatria e terapeuta mas acredito que é tudo mentira também. É possível ter uma vida em comum com uma pessoa assim?
Sou apaixonado por ela mas sinto que esgotei todos os meus recursos e gostaria de saber sua opnião.

Anônimo disse...

Criei um e-mail para aqueles que quiserem trocar algumas experiências que já tive e tb para aprender mais.... acho uma pena não ter um forum (chat) pra conversamos sobre o assunto.
Não sou médico e nem especialista meu intuito é apenas procurar conversar pra entender melhor, pois tenho uma pessoa (mulher) que amo muito e estou a perdendo por conta disso.

Quem quiser conversar o e-mail que criei é mitomania.2011@gmail.com


grato!

Anônimo disse...

Boa noite !

Sofro dessa soença a anos , ams nunca tive coragem de contar ! Preciso de ajuda , é urgente ! Não imaginava que milhões de pessoas sofriam desse mal.

Meu e-mail
brunabrf@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Doutor...
Tenho 17 anos e tenho uma tia que tem todos esses sintomas de Mitomania.O que eu posso estar fazendo para ajuda-lá a se tratar?

Anônimo disse...

Olá Doutor, não sabia que isso que vinha fazendo durante anos era uma doença... hoje procurando na net acabei vendo que posso ter uma doença. Tenho 26 anos... e minto desde sempre, se eu me lembro comecei a mentir na minha 3ª Série, e depois não parei mais. Hoje em dia criei uma personagem para entrar em um grupo, me dei o apelido de padre do largo. Sei que é só um apelido, mas trato ele como alguem completamente diferente de mim, é como se fossem duas pessoas diferentes... Não sei mais o que fazer.
Preciso de Ajuda... Urgente

esse é meu e-mail
padredolargo@hotmail.com

Anônimo disse...

Desde dos meus 15 anos q eu minto compulsivamente. Minha auto-estima é muito baixa e desde então crio personagens e passo a viver em função deles. Sinto muita vergonha de falar isso pois engano as pessoas. Fingindo que sou outra pessoa pela internet, quero contar a verdade, mas nao consigo, pois acho que nao vou suportar!!! Preciso muito de ajuda, pois a cada dia morro de medo que essa pessoa acaba descobrindo a verdade!! Quem quiser me add para conversar ou entao para me ajudar mitomania1@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá doutor,
como todos aqui sofro de mitomania
é dificil para mim falar a verdade e quase sempre doloroso penso que as pessoas vão me abandonar eu resolvi que vou falar sobre isso porque eu gosto de uma pessoa e não quero errar com ela novamente peço que me envie por email algumas dicas muito obrigado

Anônimo disse...

O que fazer para não mentir?
Faço terapia há anos e minto para o meu psicólogo. Já fiz coisas terríveis, já prejudiquei pessoas com minhas mentiras. Eu tento me controlar, prestar atenção em tudo que falo para nunca ser pega numa mentira. Isso é triste, uma doença horrível.
E o pior: me apaixonei por outro mentiroso. Mas um mal mentiroso e, hipocritamente, cobro dele que me fale a verdade. O relacionamento está acabando, eu vejo que está indo por um caminho sem volta. E agora estou sofrendo muito. Eu queria ajudá-lo e me ajudar, mas não sei como.
De uns anos pra cá, principalmente depois de uma grande mentira que culminou em danos sérios a várias pessoas, eu me assustei e tenho buscado me controlar. Tento não mentir, ou simplesmente mentir coisas que não possam prejudicar ninguém além de mim mesma. Sei que preciso de muito mais força. Penso em trocar de psicólogo para tentar falar disso, sem me sentir envergonhada do meu.
E agora, quero ajudar alguém como eu, que está sem controle.
Eu conheço outras pessoas assim, algumas são tão "alucinadas" que realmente passam a acreditar nas mentiras. Um deles é um cara que eu ficava antes do meu atual namorado. Ele, pra disfarçar pra namorada que nós éramos ficantes, inventou que somos amigos de infância. Conta histórias e, em algumas, eu entro. Mas tenho procurado me afastar e não concordar. Mas outro dia, a gente estava conversando, eu e ele apenas, ele disse "te conheço há muitos anos, vc é minha amiga de infância, sei bem o que vc está pensando". E ele sabe que não nos conhecemos desde a infância. Ali, entendi onde isso pode chegar. Ele parece realmente acreditar nisso. E eu não quero ficar assim. Não quero ver meu namorado assim. E outra coisa, eu sempre me envolvo com mentirosos. Isso tem chamado minha atenção nos meus relacionamentos. Pq isso acontece?
As pessoas que entram aqui, pelo que vi, ficam sem resposta. O que vcs acham de fazermos um blog, sei lá, anônimo, e tentarmos nos ajudar?
Se mais alguém se interessar, vou entrar aqui algumas vezes e vamos falando disso, vamos montar um blog. Vamos nos ajudar!!!

Anônimo disse...

O que fazer para não mentir?
Faço terapia há anos e minto para o meu psicólogo. Já fiz coisas terríveis, já prejudiquei pessoas com minhas mentiras. Eu tento me controlar, prestar atenção em tudo que falo para nunca ser pega numa mentira. Isso é triste, uma doença horrível.
E o pior: me apaixonei por outro mentiroso. Mas um mal mentiroso e, hipocritamente, cobro dele que me fale a verdade. O relacionamento está acabando, eu vejo que está indo por um caminho sem volta. E agora estou sofrendo muito. Eu queria ajudá-lo e me ajudar, mas não sei como.
De uns anos pra cá, principalmente depois de uma grande mentira que culminou em danos sérios a várias pessoas, eu me assustei e tenho buscado me controlar. Tento não mentir, ou simplesmente mentir coisas que não possam prejudicar ninguém além de mim mesma. Sei que preciso de muito mais força. Penso em trocar de psicólogo para tentar falar disso, sem me sentir envergonhada do meu.
E agora, quero ajudar alguém como eu, que está sem controle.
Eu conheço outras pessoas assim, algumas são tão "alucinadas" que realmente passam a acreditar nas mentiras. Um deles é um cara que eu ficava antes do meu atual namorado. Ele, pra disfarçar pra namorada que nós éramos ficantes, inventou que somos amigos de infância. Conta histórias e, em algumas, eu entro. Mas tenho procurado me afastar e não concordar. Mas outro dia, a gente estava conversando, eu e ele apenas, ele disse "te conheço há muitos anos, vc é minha amiga de infância, sei bem o que vc está pensando". E ele sabe que não nos conhecemos desde a infância. Ali, entendi onde isso pode chegar. Ele parece realmente acreditar nisso. E eu não quero ficar assim. Não quero ver meu namorado assim. E outra coisa, eu sempre me envolvo com mentirosos. Isso tem chamado minha atenção nos meus relacionamentos. Pq isso acontece?
As pessoas que entram aqui, pelo que vi, ficam sem resposta. O que vcs acham de fazermos um blog, sei lá, anônimo, e tentarmos nos ajudar?
Se mais alguém se interessar, vou entrar aqui algumas vezes e vamos falando disso, vamos montar um blog. Vamos nos ajudar!!!

Anônimo disse...

Olá doutor, sofro da mitomania já faz um tempo. tenho 14 anos e esse problema esta me fazendo perde mts amigos. por favor, me ajude!

Anônimo disse...

doutor sofro muito com minha amiga, ela tem Mitomania está passando dos limites quero muito ajuda-lá mais todos falam sobra psicologo como posso ajudar ele do meu jeito?

Anônimo disse...

Olá doutor, tenho uma aluna que sofre de mitomania, e o pior é que as mentiras dela comprometem as pessoas que a cercam. Não sei mais o que fazer. A menina tem oito anos e já está tornando um perigo as suas mentiras, pois são coisas muitas vezes comprometedoras.

Anônimo disse...

Olá. Namoro a 2 meses com um rapaz, e desde a primeira semana notei que ele mentia coisas sem sentido e sem objetivo, tao insignificantes q até ele próprio se esquecia e a caia em contradição. Maioria das coisas que ele mente, são apenas detalhes q altera de alguma história, que não faria diferença nenhuma na mesma.
Por exemplo, uma multa q ele tomou, disse q foi com o carro dele, ai semanas depois comentou da multa sendo com o carro da empresa, lembrei a ele q ele tinha dito o contrário e ele garantiu q não, mais de 1 mes depois ele volta a dizer q foi com o carro dele, que ele nunca disse o contrário e que eu estou maluca.
Isso me deixa louca, eu não sei mais oq fazer.
Sei q a pessoa geralmente mente pra parecer mais interessante, mas as mentiras dele na maioria das vezes são insignificantes.
As únicas coisas mais sérias que ele mentiu, foi a nota que ele tirou num concurso, quanto que ele ganhava, e dizer q não chorava a 7 anos (cabei lendo coisas dele em que ele havia chorado) essas coisas que ele aumenta, como salário e nota... é incrivel como aos poucos ele vai diminuindo a cada conversa, até chegar ao valor real. como se cda semana diminuindo 100, fosse ser menos impactante para a mentira, quando na verdade fica muito pior.
Só o conheço a 2 meses, não sei se estou lidando com um mitomanico.
será que devo abrir o jogo com ele e revelar que reparei em todas as contradições em q ele caiu?
tenho medo que qual vai ser a reação dele.

Anônimo disse...

Tenho 35 anos e nao sei porque tenho que mentir. As vezes quero falar a verdade mas a lingua parece que vai se enrolar e eu morrer sufocada. Sinto-me muito mal por isso. Quero falar os fatos sem ter que precisar aumentar ou exagerar.

Anônimo disse...

O meu marido sofre de mitomania está acabando com a minha vida. Escondeu as dívidas do casamento, escondeu que está afogado em dívidas financeiras, mentiu que comprou apartamentos, carros, criou notas fiscais, contratos, falsificou assinaturas. Inventou ´promoções e viagens para outro estado em que eu teria emprego. me fez sair do emprego com a ideia de que seria transferido.
Está muito difícil e a cada dia é um desafio.

Anônimo disse...

tenho mitomania, faço tratamento pisiquiatrico, consigo destiguir a diferença entre os dois mundos... porem não saio dele, nem com o uso de medicamentos e terapia, minto para os psicologos, para mim, e ando sofrendo muito; coisa q nunca me afetou, sempre menti e qd era pega, conseguia e consigo ver ai a diferença, as durante a mentira sei q estou mas não paro, não consigo m calar, antes... dizia a verdade e voltava a conversar ou até mesmo fingia estar triste e tudo mas mas era mentira, hj não minto e sofro, sinto-me mal e com um aperto no peito, e não consigo sair as vezes durante a mentira q conto m sinto tal mal q passo mal, tem arritimias, disturbios do sono mesmo com medicamentos tarja preta... ja fikei internada e sempre volto a mentir, num momento triste, num momento de inveja... e até mesmo para fugir dos médicos e destes remedios... como poderia m dividir? seria possivel sair deste mundo? Me sinto numa encruzilhada, verdade doi, a mentira da prazer... por isso é tão dificil sair dela, existe uma forma de sair deste planeta???

Anônimo disse...

Tb sofro d mitomania,desde os meus 15 anos,finjo ser outras pessoas pela internet,e não consigo parar,mesmo qdo descobrem,me sinto mal,pq não gosto d enganar os outros,mas é mais forte q eu,pq no mundo q eu crio,eu sou feliz,e na minha realidade sou depressiva,carente...
Se alguem quiser conversar,tenho msn: dri2213@hotmail.com podem add.

Anônimo disse...

Eu tb sou mitomano e tenho tido problemas incuindo o fim de u relacionamento doqual nao consigo me recuperar pois fui flagrado em uma mentira tola.tive medo de contar a verdade no dia do acontecimento e hoje vejo que se tivesse contado talvez nao teria tido consequencias tão desastrosas.Eu preciso de ajuda mas não sei onde encontrar.

Anônimo disse...

Oi Doutor.Tenho 15 anos e acho q sofro de mitomania.Meus pais e Padrinhos ja perceberam isso.Eu nao sei oq faço !Deis dos 7 anos de idade apresento uma grande dificuldade de falar a verdade , nao consigo nunca dizer a verdade , acabo inventando uma grande mentira .Até msmo nas situaçoes mais idiotas eu minto. As vezes coloco na minha cabeça q tenho q falar a verdade , mas nao consigo ,parece q a mentira vem em primeiro.Por exemplo: Um dia minha mae me pergunto se eu tinha ido ao curso , eu ao mesmo tempo respondi q sim , e inventei uma grande história q até me fez acreditar um pouco nessa história !Mas como dizem a verdade vem a tona , minha mae descobriu q era mentira , e falo comigo ,eu insisti q oq eu tinha falado era verdade , mas na verdade era tudo mentira !Eu me sinto muito mal por isso ,tento colocar na minha cabeça q tenho q falar a verdade mesmo q sofra as consequencias ,mas mesmo assim nao consigo e acabo inventando uma grande mentira encima de outra ! Preciso saber se isso pode ser uma mitomania , e se consigo curar isso sozinha ?E se isso talvez possa atrapalhar meu futuro ? Obrigado !

Anônimo disse...

Olá...Bom tenho uma amiga que mente muito, mente sobre coisas insignificantes, que não há necessidade. A mãe dela mora em outro estado muito proximo do meu, e ela mora com uma amiga que também já me falou que ela mente muito. Ela mente tanto que passou o ano todo dizendo pra sua mãe que ela tava cursando o 3 ano, sendo que ela fazia o 2 ano comigo... Até aí tudo bem, achei que ela tinha feito isso por medo de sua mãe fazê-la voltar pra casa, mas fiquei realmente preocupada com sua ultima mentira. Ela me fez crer que estava na cidade da mãe dela quando descobri que ela estava o tempo todo aqui na minha cidade... Doutor não sei o que fazer, gosto muito dela, e ela tem um bom coração, tenho certeza que não faz por mal, mas me dói ver ela afirmar algo com tanta certeza, quando na verdade sei que é mentira.

Anônimo disse...

Olá...Bom tenho uma amiga que mente muito, mente sobre coisas insignificantes, que não há necessidade. A mãe dela mora em outro estado muito proximo do meu, e ela mora com uma amiga que também já me falou que ela mente muito. Ela mente tanto que passou o ano todo dizendo pra sua mãe que ela tava cursando o 3 ano, sendo que ela fazia o 2 ano comigo... Até aí tudo bem, achei que ela tinha feito isso por medo de sua mãe fazê-la voltar pra casa, mas fiquei realmente preocupada com sua ultima mentira. Ela me fez crer que estava na cidade da mãe dela quando descobri que ela estava o tempo todo aqui na minha cidade... Doutor não sei o que fazer, gosto muito dela, e ela tem um bom coração, tenho certeza que não faz por mal, mas me dói ver ela afirmar algo com tanta certeza, quando na verdade sei que é mentira.

Anônimo disse...

ola...tenho 24 anos
sou casada mas naum sou feliz então me refugio em mentiras que naum consigo controlar,acho que é uma forma de estar sempre por cima no comando agora estou sofrendo com isso naum consigo parar.
Conhecir uma pessoa maravilhosa e ele é minha maior vitima,minto o tempo todp criei praticamente uma outra vida,ele sempre ede pra conhecer minha familia,meus amigos...mas como posso apresentalo se sou casada...
que tipo de ajuda devo procurar
me ajude

Giseli disse...

Olá Doutor,me chamo Giseli,eu tenho um irmão de 19 anos que o abto de mentir quase o tempo todo,as mentiras são tão reais q as vezes eu e minha familia ficamos em duvida se é verdade ou mentira,mais a cada dia esta se tornando mais grave,e sempre depois de uma enorme mentira,ele sempre fica depressivo e calado por alguns dias,se fecha no quarto e não encara ninguem,sempre acabamos ficando com dó dele.Mais esta realmente cada dia pior e ñ sabemos como lidar com esta situação,me ajude por favor,Obrigado

Giseli disse...

Olá Doutor,me chamo Giseli,eu tenho um irmão de 19 anos que o abto de mentir quase o tempo todo,as mentiras são tão reais q as vezes eu e minha familia ficamos em duvida se é verdade ou mentira,mais a cada dia esta se tornando mais grave,e sempre depois de uma enorme mentira,ele sempre fica depressivo e calado por alguns dias,se fecha no quarto e não encara ninguem,sempre acabamos ficando com dó dele.Mais esta realmente cada dia pior e ñ sabemos como lidar com esta situação,me ajude por favor,Obrigado

Giseli disse...

Olá Doutor,me chamo Giseli,eu tenho um irmão de 19 anos que o abto de mentir quase o tempo todo,as mentiras são tão reais q as vezes eu e minha familia ficamos em duvida se é verdade ou mentira,mais a cada dia esta se tornando mais grave,e sempre depois de uma enorme mentira,ele sempre fica depressivo e calado por alguns dias,se fecha no quarto e não encara ninguem,sempre acabamos ficando com dó dele.Mais esta realmente cada dia pior e ñ sabemos como lidar com esta situação,me ajude por favor,Obrigado

Anônimo disse...

Olá eu me chamo Jefferson, tenho 21 anos, e não tenho habito de falar a verdade, minto sobre coisas pessadas, leves tudo e vou sustentando com outras mentiras depois... Só que exatamente a 3 meses atras conheci uma pessoa pela qual me apaixonei verdadeiramente e hoje estou fazendo terapia e fazendo de tudo para perder esse habito, pois pretendo ser feliz de verdade ao lado dessa pessoa, então é preciso viver num mundo real, sem mentiras... Ele resolveu dar um tempo para eu me tratar e depois continuar o nosso relacionamento, espero que de tudo certo e que eu seja FELIZ de VERDADE ao lado dele, pois ele é o motivo de toda mudança na minha vida!

LACJ te amooo muito e vou mudar para sermos muito felizes juntos!!!

Anônimo disse...

Boa tarde Doutor, nao sei o que acontece porque eu minto tanto, há três meses resolvi morar com uma pessoa, so que já é uma pessoa muito machucada com mentiras do seu companheiro anterior e comigo nao ta sendo diferente,só que eu quero mudar e ser feliz com essa pessoa, apesar do pouco tempo eu amo muito. As vezes ficamos ate altas horas conversando e eu do nada começo a mentir. Sei que isso me faz um mal muito grande, pra mim ate hoje a minha vida é uma mentira completa. Me ajuda por favor. Alex Costa

Anônimo disse...

Caro Alex.... já relatei meu caso aqui há alguns meses atrás mas não tive nenhum retorno... este espaço é importante mas na minha opnião sem termos uma resposta mesmo que por alto ficar dificil de sabermos qual o nosso "norte" !
Meu caso é ao contrário do seu minha agora ex- companheira me abandou de vez, ela que tinha mania de mentir sobre os diversos assuntos era infelizmente tolerada pela família pois sempre procurava recompensá-los de alguma forma, seja dando $$, seja fazendo obra na caso do filho que aliás me revelou que ninguem da familia conseguia ficar com ela mais que duas horas.

Minha opnião de pessoa que também amava muita a companheira, procure um tratamento.... veja nessa pessoa o verdadeiro motivo de mudar sua vida... se não vai acontecer como com a minha ex- companheira por quem ainda sou ainda muito apaixonado... ficar sozinho...!! pense !! se quiser deixe sua msg. ok!?

Valéria disse...

Que profissional específico procurar nesse caso? Qualquer psicólogo ou psiquiatra está apto a "cuidar" de um adolescente ao meu ver mitomaníaco?
Conversas francas, mostrando a mentira e suas péssimas consequencias principalmente ao mentiroso,cercado de amor,ajuda de alguma maneira ou isso mais atrapalha do que ajuda?

Anônimo disse...

oi, tenho 25 anos e eu sofro de mitomania, nunca contei pra ninguem, mas ultimamente esta sendo dificil pra mim, sempre me senti mal por ter poucos amigos e as minhas amigas terem vários.
entao comecei a inventar amigos e a criar contas fakes pra eles, mas uma das minhas amigas se apaixonou por um deles e a pouco tempo descobriu a verdade e parou de falar comigo, assim como várias outras amigas por causa que essa amiga espalhou a verdade pra todo mundo. Nao sei o que fazer, me sinto sozinha agora, apenas choro e nao consigo comer direito, algumas meninas me xingam por isso, mas em nenhum momento eu quis magoar elas.
Nunca tive noçao da gravidade disso.
Preciso de ajuda, mas nao sei o que fazer, nao consigo contar aos meus pais e tenho medo que eles descubram!

Anônimo disse...

Como é complicado viver isto...
Pior de tudo é saber que tanta gente sofre!
Percebo que as histórias são semelhantes...
Grande maioria q postou aqui dizia q encontrou alguém e q simplesmente se arrependeu por mentir!
Eu também sofro de Mitomania.
Não me pergunte quando comecei a mentir...
não sei dizer!
Apenas sei que para as pessoas sou uma pessoa q nunca fui.
Devido a isto,na idade q me encontro não tenho absolutamente nada!Não construi nada,devido a viver em um mundo de mentiras.
Sofro a cada dia com isto,e preciso de ajuda.me sinto mal e angustiada.
preciso trocar informações..experiencias...pois não conheço ninguém com esta doença!
desde já agradeço!
meu email
iberths@hotmail.com

Fernanda disse...

Olá,

achei seu site no google e gostaria muito de ajuda sobre mitomania.

Segue um prévia:

Minha amiga tem 19 anos e mora no interior. Uma cidadezinha bem pequena. Ultimamente eu andei descobrindo muitas mentiras que ela contou, mentiras que não prejudicam ninguém, mas que são horríveis. Um exemplo dizer que uma pessoa muito querida dela (como o pai) morreu e chorar, se mostrar desesperada, para que receba carinhos e atenções das pessoas, dizer que está com leucemia, enfim contar coisas para que tenhamos pena dela.
Eu descobri muitas das mentiras dela e consegui conversar com ela sobre isso, pois ela é muito reservada e não consegue conversar muito com ninguém, tem poucos amigos. Mas comigo ela consegue se abrir bastante por isso tomei a decisão de tentar ajuda-la. Conversamos sobre o por que dela agir assim e ela me contou que do nada ela imagina coisas acontecendo e as conta como se fossem reais, ela disse que se machuca de propósito muitos vezes, já tomou veneno, remédios em excesso e depois cai na real e não sabe porque fez, imagina cenas de maldade como atropelando uma pessoa ou coisas parecidas, mas disse que não tem coragem de fazer. Ela disse que quando fica com medo ou com raiva se descontrola muito e menti. Acredito que ela tenha tido muitos problemas quando era mais nova. Ela teve um filho com 16 anos e na época ela foi afastada da criança por problemas psíquicos. Os pais dela a ajudaram com o filho. Hoje ela engravidou novamente de outro rapaz. Ela esta perdida precisando muito de ajuda e eu também estou perdida pois quero muito ajudá-la e não tenho a mínima ideia de como.

Peço encarecidamente por uma luz, uma ajuda, um texto, qualquer coisa que possa nos ajudar com isso.


Muito Obrigada!

Fernanda disse...

Olá,

achei seu site no google e gostaria muito de ajuda sobre mitomania.

Segue um prévia:

Minha amiga tem 19 anos e mora no interior. Uma cidadezinha bem pequena. Ultimamente eu andei descobrindo muitas mentiras que ela contou, mentiras que não prejudicam ninguém, mas que são horríveis. Um exemplo dizer que uma pessoa muito querida dela (como o pai) morreu e chorar, se mostrar desesperada, para que receba carinhos e atenções das pessoas, dizer que está com leucemia, enfim contar coisas para que tenhamos pena dela.
Eu descobri muitas das mentiras dela e consegui conversar com ela sobre isso, pois ela é muito reservada e não consegue conversar muito com ninguém, tem poucos amigos. Mas comigo ela consegue se abrir bastante por isso tomei a decisão de tentar ajuda-la. Conversamos sobre o por que dela agir assim e ela me contou que do nada ela imagina coisas acontecendo e as conta como se fossem reais, ela disse que se machuca de propósito muitos vezes, já tomou veneno, remédios em excesso e depois cai na real e não sabe porque fez, imagina cenas de maldade como atropelando uma pessoa ou coisas parecidas, mas disse que não tem coragem de fazer. Ela disse que quando fica com medo ou com raiva se descontrola muito e menti. Acredito que ela tenha tido muitos problemas quando era mais nova. Ela teve um filho com 16 anos e na época ela foi afastada da criança por problemas psíquicos. Os pais dela a ajudaram com o filho. Hoje ela engravidou novamente de outro rapaz. Ela esta perdida precisando muito de ajuda e eu também estou perdida pois quero muito ajudá-la e não tenho a mínima ideia de como.

Peço encarecidamente por uma luz, uma ajuda, um texto, qualquer coisa que possa nos ajudar com isso.


Muito Obrigada!

Fernanda disse...

Olá,

achei seu site no google e gostaria muito de ajuda sobre mitomania.

Segue um prévia:

Minha amiga tem 19 anos e mora no interior. Uma cidadezinha bem pequena. Ultimamente eu andei descobrindo muitas mentiras que ela contou, mentiras que não prejudicam ninguém, mas que são horríveis. Um exemplo dizer que uma pessoa muito querida dela (como o pai) morreu e chorar, se mostrar desesperada, para que receba carinhos e atenções das pessoas, dizer que está com leucemia, enfim contar coisas para que tenhamos pena dela.
Eu descobri muitas das mentiras dela e consegui conversar com ela sobre isso, pois ela é muito reservada e não consegue conversar muito com ninguém, tem poucos amigos. Mas comigo ela consegue se abrir bastante por isso tomei a decisão de tentar ajuda-la. Conversamos sobre o por que dela agir assim e ela me contou que do nada ela imagina coisas acontecendo e as conta como se fossem reais, ela disse que se machuca de propósito muitos vezes, já tomou veneno, remédios em excesso e depois cai na real e não sabe porque fez, imagina cenas de maldade como atropelando uma pessoa ou coisas parecidas, mas disse que não tem coragem de fazer. Ela disse que quando fica com medo ou com raiva se descontrola muito e menti. Acredito que ela tenha tido muitos problemas quando era mais nova. Ela teve um filho com 16 anos e na época ela foi afastada da criança por problemas psíquicos. Os pais dela a ajudaram com o filho. Hoje ela engravidou novamente de outro rapaz. Ela esta perdida precisando muito de ajuda e eu também estou perdida pois quero muito ajudá-la e não tenho a mínima ideia de como.

Peço encarecidamente por uma luz, uma ajuda, um texto, qualquer coisa que possa nos ajudar com isso.


Muito Obrigada!

Anônimo disse...

Olá doutor, sofro esse mal com meu marido. Ele já está acostumado a mentir que se tornou uma coisa comum . O que fazer??

Anônimo disse...

Olá...
Percebo que as pessoas Não encontram muita referência sobre a Doença...
e salvei este site nos favoritos para poder trocar experiências..
Sofro de mitomania,e descobri lendo por alguns sites sobre a Doença...
Depois de ler,e assumir q sou doente,tenho tido melhoras significativas.
Adianto não ser Fácil, e na maioria das vezes é necessário sim ajuda de um psicólogo...
enfim!
Gostaria de trocar experiencias,ou coisa assim...
Deixo meu email
Iberths@hotmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

Gostaria de saber como diagnosticar a mitomania e se há como conviver com a doença, o que fazer para ajudar.
Meu namorado mente sobre pequenas coisas o tempo todo, como sobre dívidas que tem, mentiu que tinha comprado uma aliança para mim e tem coisas que não sei se é verdade ou mentira. É mitomania? É algo diferente?

Anônimo disse...

Olá, trabalho com uma pessoa que acho que tem essa doença. Ela mente demais, mas mente discaradamente de inicio fiquei assustada porque mesmo ela sabendo que eu sei que é mentira ela continua mentindo a ponto de até eu mesma quase me convencer que é verdade, pesquisei sobre e acabei vendo que ela tem muitas caracteristica dessa doença. O fato é como lhe dar com pessoas com essa doença no trabalho?

Anônimo disse...

Olá doutor e qualquer pessoa que vir aqui ler esse blog. Tenho 16 anos e tenho certeza que sofro dessa doença. Minto desde criança, antes com historinhas bobas, que foram se agravando pouco a pouco, de acordo com as fases da minha vida. Aparentemente me mostro uma pessoa super feliz, desencanada, de bem com a vida, normal como todas as outras mas só eu sei como eu sou podre por dentro, e só eu sei quantas mentiras eu já contei pras únicas pessoas que significam muito pra mim, meus amigos, familiares e principalmente: Minha mãe
Meu problema se agravou quando eu me apaixonei por um menino, e gostava muito da família dele também, aí comecei a inventar que era namorada dele, e amiga de um monte de gente que nem me conhece, comecei a falar essas coisas pra minha mãe, pros meus amigos... Quase fui descoberta, ou já fui sei lá. Entre outras coisas que eu já contei e me arrependo profundamente.
Graças a Deus eu não sinto vontade de me matar, embora isso já tenha passado rapidamente pela minha mente, mas eu não tenho coragem e nem quero acabar com a minha vida, só quero apenas deixar de mentir, quero que tudo aconteça de verdade, que tudo dê certo, eu quero ser normal como todas as pessoas que eu conheço, só quero isso! Tenho muito medo de contar toda a verdade pra minha mãe pq sei que ela não iria suportar e isso sim seria o meu fim. Por favor preciso de ajuda urgente não sei mais o que fazer! :"(

Anônimo disse...

Olá doutor e qualquer pessoa que vir aqui ler esse blog. Tenho 16 anos e tenho certeza que sofro dessa doença. Minto desde criança, antes com historinhas bobas, que foram se agravando pouco a pouco, de acordo com as fases da minha vida. Aparentemente me mostro uma pessoa super feliz, desencanada, de bem com a vida, normal como todas as outras mas só eu sei como eu sou podre por dentro, e só eu sei quantas mentiras eu já contei pras únicas pessoas que significam muito pra mim, meus amigos, familiares e principalmente: Minha mãe
Meu problema se agravou quando eu me apaixonei por um menino, e gostava muito da família dele também, aí comecei a inventar que era namorada dele, e amiga de um monte de gente que nem me conhece, comecei a falar essas coisas pra minha mãe, pros meus amigos... Quase fui descoberta, ou já fui sei lá. Entre outras coisas que eu já contei e me arrependo profundamente.
Graças a Deus eu não sinto vontade de me matar, embora isso já tenha passado rapidamente pela minha mente, mas eu não tenho coragem e nem quero acabar com a minha vida, só quero apenas deixar de mentir, quero que tudo aconteça de verdade, que tudo dê certo, eu quero ser normal como todas as pessoas que eu conheço, só quero isso! Tenho muito medo de contar toda a verdade pra minha mãe pq sei que ela não iria suportar e isso sim seria o meu fim. Por favor preciso de ajuda urgente não sei mais o que fazer! :"(

Anônimo disse...


Doutor meu pai mente por tudo,por exemplo se ele sair e deixar a porta aberta e eu falar que é perigoso ele fala que está com cadeado,mesmo eu vendo que a porta está aberta,ele diz que tem carro,casas de aluguel sem ter,se eu der algum dinheiro ele diz que vai trabalhar como autônomo e nunca faz,todos percebem que ele mente e fala muitas besteiras. Ele tem história para qualquer assunto abordado ,mas todo mundo percebe que é mentira,coloca as pessoas para trás e se elogia.Gostaria de uma orientação,será que meu pai tem mitomania?

Anônimo disse...


Doutor meu pai mente por tudo,por exemplo se ele sair e deixar a porta aberta e eu falar que é perigoso ele fala que está com cadeado,mesmo eu vendo que a porta está aberta,ele diz que tem carro,casas de aluguel sem ter,se eu der algum dinheiro ele diz que vai trabalhar como autônomo e nunca faz,todos percebem que ele mente e fala muitas besteiras. Ele tem história para qualquer assunto abordado ,mas todo mundo percebe que é mentira,coloca as pessoas para trás e se elogia.Gostaria de uma orientação,será que meu pai tem mitomania?

Anônimo disse...

Olá Dr. Sou casado a 17 anos minha esposa sempre mentiu, más mentiras "pequenas" no entanto a coisa foi se agravando a ponto de hoje não termos mais amigos, pelo fato de que em todo lugar que moramos ela criava inimizades. Ela é uma pessoa muito agradável no início de um determinado relacionamento depois vai criando mentiras e fofocando sobre a tal pessoa até que a pessoa se afasta, como somos casados sofro com isso, chegou a um certo ponto de que não temos mais amigos que freguentam nossa casa nem mesmo nossos parentes devido ao seu comportamento e inclusive tenho suspeita até de traição por parte dela más como ela mente não sei no que acreditar, atualmente estou me separando dela pois não aguento mais suas mentiras peço uma opinião devido a que ela só tem amim, e alguns parentes por parte dela que são um pouco próximos, estou com receio de que devido a separação ela cometa algum ato contra si, acha que é possível??

Maria Heloisa disse...

Olá doutor,
minha amiga sofre de mitomania, nada comprovado por médicos pois ainda não criamos coragem para deixa-la ciente da doença e nem pensamos nesse assunto. Ela já roubou, quase matou sua cadelinha por ciúmes, mente descontroladamente, suas mentiras não tem cabimento algum, muitas delas nem se encaixam no enredo da história inventada, tem muito ciúmes de uma menina que é nossa melhor amiga, então ela só tem um objetivo: me destruir para assim ficar com ela só para si. Isso parece tolo, mas ela já fez "ameaças" como apontar faca, bater com chaveiro e etc... Todas as suas agressões estão tornadas para mim, mas eu me sinto no papel de ajuda-la. Estou num buraco onde não tem saída e alerto todos que se aproximam do que ela tem. Seu jeito meigo aproxima as pessoas de si, mas ela as prejudica com suas mentiras sem fim e sem cabimentos. Estou começando a acreditar que a mitomania pode leva-la a se tornar uma psicopata, pois ela está disposta a fazer tudo para conquistar seu objetivo. Estou com muito medo do que ela pode fazer comigo e com a minha melhor amiga. Nesse caso devemos procurar ajuda profissional ou conversar com a familia?

Agradeço, por mim e por ela.

Caroline disse...

Ola doutor,tenho um ex-namorado que eu o amo muito ainda,mais não consigo ficar com ele pois nunca sei quando ele esta falando a verdade.Ele não assume que é doente,mais sei que é pois tudo que ele fala ele tem que aumentar alguma coisa ou inventar.Queria arrumar ajuda para ele,mais não tenho noção aonde posso arrumar alguma ajuda.Por favor me ajude doutor,eu ainda o amo muito !!!!

Anônimo disse...

Olá Doutor acho que tenho essa doença nunca ouvi falar mas eu faço isso muitas vezes com meu marido para não machucá-lo não sei como se tratar e não sei se é mitomania como faço para tratar? e saber se é mesmo mitomania?

Anônimo disse...

Eu to sofrendo viu! Inventei uma gravidez....ate presentes gamhei e ainda :/ minha barriga cresceu...mas o utero vazio! Comprei indutor de ovulacao tudo.....o pior meu marido quer ecografias e eu sempre invento alguma desculpa! To sufocada!

Anônimo disse...

Oi doutor tenho 23anos e sou fasada ha 2anos ha um mes atras descobri q meu marodo estava me traido ele negou ate a morte so q tanto eu insisti ele acabou falando a verdade acabei perdoando so q nao acredito mas nele ele mente coisad bobas q n tem nexo ele ja admitiu q e uma doenca q ele tem mas n consigo levalo a im medico o q devo fazer???

Anônimo disse...

Tenho 17 anos e sofro de mitomania minto a toa por coisas bobas para que me aceitem se surpreendam comigo nao sei mais e uma coisa quase inevitável , agora estou tentando me controlar , mais nao sei se daqui um tempo terá sucesso , já quase acabei de com meu namoro por causa disso , nao minto para fazer o mal e que me lembre nunca menti nesse sentido mais minto por nada, isso ta acabando comigo me ajudeeee!!

Anônimo disse...

OLA, SOU PSEUDALALIAAQUI EM MINHA CIDADE OS MEDICOS NAO SABEM O QUE É. QUANDO CONTEI A HISTORIA MINHA VIROU PARA MIM E DISSE QUE O CASO ERA MUITO INTERESANTE.PASSOU UM REMEDIO QUE NAO FEZ EFEITO E SO CONTINUA COM ESTE REMEDIO. NO MEU CASO EU NECESSITO DE MENTIR ELA JA FAZ PARTE DA MINHA VIDA,E COM ELAS ACABO VIVENDO TODAS AS MINHAS MENTIRAS (EX) SE EU MENTIR QUE ESTOU COM FEBRE EU FICO COM FEBRE. JA NAO SEI COMO FAZER PARAS ME CURAR. OBRIGAD

Anônimo disse...

Oi,gente,falando em mitomania, eu digo o quanto é difícil conviver com uma pessoa que sofre disso,entender e saber até onde é seu limite e até que ponto vc deve ir. Meu namorido é mitomaniaco e não apresenta só esse transtorno, ele é uma mescla impressionante. Já estou ao ponto de procurar em mim o problema por ainda estar com ele pq já está um relacionamento doentio.Estou sofrendo mas existe um senso e uma falha dentro de mim q diz q ele tem jeito ou q não posso desistir, q eu sou a única esperança. Eu estou nessa dependência tbm.Enfim,minha auto análise é gigantesca.
Ele mente demais e não é só mentira p se safar como muitos confundem.Ele fica como ridículo e afasta todo mundo.Sinto tanta vergonha. Sabe,eu chego na academia e soube q ele falou q estava na Europa,q esta esperando a bmw chegar, o perfil dele do face faz as pessoas rirem pq ele diz q tem mil coisas e negócios e publica umas fotos q as pessoas riem, de carros q tem nas imagens do google e tanta coisa... Pior é q ele foge p um mundo e aquilo não é totalmente mentira. Se eu perguntar onde ele foi e vi da janela,ele na padaria; ele diz q estava na farmácia. Se eu perguntar sobre a comida dele,ele vai mentir. Ele mente até quando não precisa. As vzs pergunto se ele almoçou e conto os pedaços de carne e vejo q ele comeu,mas ele mente por um vicio incontrolável.Da pena quando vejo umas mentiras bobas.Ate quando alguém desmente e fala os detalhes, ele insiste. Os amigos dele falam cmg disso; q é intoleravel e a maioria afastou pq não aguenta.A mãe e a irmã já desistiram dele e falam p eu me afastar.Quem vai ajuda-lo?Gente,isso é igual um drogado q a família se desestrutura,muita gnt nao ve q é doença e acha q é carater como a mãe dele q é muito religiosa e acha q ele não presta.Eu mesma já estou desistindo pq isso já está me enlouquecendo e me sinto pressionada socialmente. Até minhas amigas me procuram p contar o q ele anda publicando pelas redes sociais e acham loucura.Olha ele disse isso e agora isso. Eu desisti de rede social por vergonha. Ele mente até por mim q tenho isso e aquilo...Qualquer conversa desencadeia uma mentira.Se falo alguma curiosidade sobre o Canada,no dia seguinte descubro q ele falou p alguem q eu recebi proposta p trabalhar no Canada e q vamos determinado mes e muitos detalhes. Ele diz q ficou com artistas...Como a Cláudia Leite num show q ela fez na cidade dele...Quando alguém vem me contar uma mentira,eu ja sei q tem relação com algo do dia a dia q ele viu,um livro, um programa, um comentário...Ja consigo até adivinhar. Pode passar muito tempo mas a gente não consegue se acostumar ou deixar de sofrer.Procuro evitar pressiona-lo pq ele vai correr p mentira,falo sobre disturbios psicologicos pq espero q ele perceba e reconheça. Sei q meu caminho vai ser a desistência pq ja virou um flagelo. Enxergo mitomania, megalomania, sociopatia q tbm é uma longa história,obssessoes...Ele tem mania de se morder,principalmente as mãos q ja tem ate marcas.Ele não consegue lidar com a realidade e frustração.Ele nao trabalha e saiu muito mal de todos q arranjou,está com muitos processos de cobrança nas costas...Gente,é um pesadelo. Não consigo construir nada so salvando a pele dele.Sei q tem uma carga genética e tem formação familiar ou de infancia,entao o q a gnt faz?A mae e o tio dele tem depressão,tem muitos alcoolatras na família do pai,ele é uma mescla...Fico achando q se tivesse filhos c ele,eles teriam distúrbios.Acho q nao tem nada de bom p ponderar.Acho q quando ele pelo menos reconhecer, vou sentir a missão cumprida.

Jessica Sousa disse...

Ola, doutor. Descobri a pouco tempo q tenho essa doença foi muito dificil e esta sendo na verdade. Preciso de ajuda. Agradeço se Obter respostas.

Jessica Sousa disse...

Ola, doutor. Descobri a pouco tempo q tenho essa doença foi muito dificil e esta sendo na verdade. Preciso de ajuda. Agradeço se Obter respostas.

Anônimo disse...

por favor preciso de ajuda para minha filha me mande um email mbconfeccoes@yahoo.com.br

Anônimo disse...

por favor preciso de ajuda para minha filha me mande um email mbconfeccoes@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Doutor preciso da sua ajuda urgente, meu irmão eu acho q sofre de mitomania, ele.mente por coisas bobas é ta envolvendo minha mãe em td, ele tem a necessidade de mentir..n tenho pai e n quero perder minha mãe por erros do meu irmão...me mande um email q eu conto melhor...pamela_franca@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá doutor , meu filho tem 25 anos e a um ano constatamos que ele sofre desta doença, esta sendo muito dificil para nos, pois não sabemos como lidar com ele, ja o levamos ao psiquiatra para uma consulta, ele ate foi mas não quis dar continuidade no tratamento, so que a cada dia ele esta se atrapalhando mais, principalmente na parte financeira. Ele esta noivo a 5 anos, e faz tudo pela sua noiva, ja conversamos com ela sobre este problema, mas parece que ela não acreditou muito, sei que falhamos tbm, em não seguir com o tratamento. Agora ele pretende se casar no proximo ano, mas estamos com medo das coisas complicarem, precisamos muito de ajudar, e saber como devemos ajuda-lo? obrigada

Anônimo disse...

Doutor, gostaria de saber se o mitômano pode ser obsecado por alguém, ao pode de fazer algo de ruim?

Anônimo disse...

Olá doutor, li alguns artigos sobre mitomania e acredito q sofro dessa doença. Tenho vergonha de admitir para minha família e para os meus amigos... não sei o q fazer e me sinto tão enojada de mim mesma depois de mentir.

GELY disse...

O Mitomaníaco tem consciência que está mentindo, e os prejuízos que acarreta, como fazer o mitomaníaco aceitar que é doença e buscar ajuda, e qual ajuda?

Anônimo disse...

oi doutor, estou numa situação muito divicil, pois tenho um filho mitomania, desde que iniciou na escola. Poderia me informar que tipo de tratamento pode ser feito para ajuda-lo pois as suas mentiras o tem prejudicado bastante na sua vida conjugal e no seu trabalho.Sei que ele tenta, mas não consegue sozinho, e seus iramos ja se cansaram de aconselhar,pois ele fica bem por alguns dias e depois volta a criar situações complicadas para ele.Espero contar com a sua atenção e obrigada.

Anônimo disse...

Olá Doutor, eu tenho um noivo ha 3 anos mas neste ultimo ano em particular comecei a descobrir muitas mentiras sobre a vida dele, le mente por besteiras, ate fingir que esta atendendo o telefone do trabalho ele faz, quando vejo que nao tem ninguem na linha, acho que ele é mitomaniaco, queria conversar com ele sobre o assunto, mas nao sei como abordá-lo e tenho certeza que a reação dele vai ser ruim, pois ele nao aceita quando descubro que ele esta mentindo, sempre se faz de vitima e muda o rumo da conversa ou acaba o relacionamento e depois volta, mas quero ajudá-lo porque o amo e gostaria que o senhor me ajudasse numa forma de conversar com ele. obrigada