quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Brasil é a favor da formação de um Estado palestino

Notícias recentes publicadas na Folha de S.P. : " A vice-ministra de Relações Exteriores de Israel, Tzipi Hotovely, defendeu a nomeação do ex- dirigente colono Dani Dayan, como embaixador no Brasil. depois que Brasília manifestou descontentamento à sua designação "
O lobby para que o Governo Brasileiro dê o agrément a Dayan é grande( e um tanto suspeito).
Dani Dayan segue a orientação do governo de Israel que não aprova a co-existência pacífica de Israel e Palestina, ou seja é contra a formação de um Estado Palestino. O Brasil é a favor. A esse respeito, a presidente Dilma, em discurso na ONU em 28/9, defendeu a criação de um Estado palestino " que conviva pacífica e harmoniosamente com Israel. Não é tolerável a expansão de assentamentos nos territórios ocupados."
A diplomacia brasileira deve se mostrar como ela é : independente. Em julho do ano passado o Brasil chamou de desproporcional o uso de força de Israel contra Gaza, e não fez referência às agressões de palestinos contra israelenses. Em resposta à crítica, o então porta-voz da Chancelaria de Israel, Yigal Palmor, chamou nosso país de " Anão diplomático ". Por que agora é tão grande o interesse  de Israel em colocar no país um embaixador que em razão de suas ideias não pode ser bem recebido pelo Brasil ?
Para aqueles que se interessarem pelo assunto leiam matéria no excelente jornal espanhol EL PAÍS em 21/9 :
"Brasil veta al colono nombrado embajador por Netanyahu. Dilma Roussef amenaza com negar el plácet al líder de los asentamientos Dani Dayan "

Nenhum comentário: