sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mutilação de mulheres

Relatório da ONU divulga que na Somália a prevalência de mutilações entre mulheres de 15 a 49 anos chega a 75%. A mutilação da genitália feminina é feita geralmente na infância ou adolescência.

É incrível que, por questões culturais arraigadas, essa barbaridade continue.

Não dá para ficar calado.

Uma questão de justiça

A Assembléia Geral da ONU aprovou a promoção da Autoridade Nacional Palestina (ANA) ao status de de Estado observador.

Os palestinos tiveram o apoio de 138 países. Nove países votaram contra comandados por Israel e seu patrocinador, os EUA. Após os últimos ataques que mataram 150 palestinos e 5 israelenses, a Palestina está em festas com o reconhecimento da ONU.

Não dá para ficar calado.

Rose, a amiga de Lula

A toda poderosa Rose Noronha, acusada de comandar esquema de corrupção, declarou à Folha SP: "Nunca fiz nada ilegal, imoral ou irregular".

Parece que com isso Lula e o PT se tranquilizam.

Em maio ela comentou sobre seu chefe Lula: "Ele tá parecendo um velho caquético".

Não dá para ficar calado.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Isso não é acidente

Uma criança de 3 anos morreu afogada em SP, em piscina do seu colégio, uma instituição de alto nível que cobra dos pais que a ela confiam seus filhos R$ 2.800,00 por mês.

Acidente é uma situação imprevisível. Não é o caso.

Não dá para ficar calado.

Palestina tem que ser um Estado na ONU

Na Assembléia Geral da ONU, na quinta-feira, será votado o reconhecimento da Palestina como Estado Observador.

Sabe-se que Israel e seu principal aliado, os EUA, vetarão a proposta. A razão e o bom senso têm que prevalecer.

Não dá para ficar calado.

Os bebês de Rosemary

Que vergonha! Depois de 10 anos do PT no poder e 2 anos de Dilma no governo, a Polícia Federal descobre mais uma quadrilha de corrupção. A secretária de Lula e chefe do gabinete da Presidência em São Paulo comandavam o grupo. Os irmãos Rubens e Paulo Vieira, diretores da ANAC e da ANA, eram chamados de "os bebês de Rosemary". Lula se diz traído e apunhalado.

Não dá para ficar calado.

Crianças na guerra

É sempre revoltante e inaceitável crianças morrerem vítimas das guerras dos adultos. A guerra civil na Síria já contabiliza 40 000 mortos. Agora foguetes do ditador Assad mataram 10 crianças que brincavam em área de lazer em subúrbio de Damasco. E no jogo político do poder, a Russia apoia Assad e a França os rebeldes. E o Hamas ? E Israel ? E os EUA? E as crianças são apenas vítimas inocentes que só querem crescer.

domingo, 25 de novembro de 2012

Brasil, curral do PT

Outros acusados de corrupção foram presos e indiciados. Um deles é a chefe de gabinete da Presidência em São Paulo. E o PT se junta em defesa dos acusados e condenados do Mensalão. É incrível imaginar que ainda existem pessoas que apoiam o PT.

Mortes em Gaza

No atual conflito entre Israel e os palestinos de Gaza morreram 150 palestinos e 5 israelenses. David versus Golias. Para pensar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Suicídio na adolescência

Noticia-se que a polícia do Rio encaminhou ao Ministério Público, como suicídio, o caso do menino de 12 anos que em setembro morreu ao cair do quinto andar do prédio do Colégio São Bento onde estudava.

O suicídio na adolescência não é incomum. Ocupa o segundo lugar em causas de mortes de adolescentes, atrás dos acidentes, na maioria dos países.Em alguns países é superado pelos assassinatos.

É necessário conhecer essa realidade para prevenir o suicídio na adolescência.

Não dá para ficar calado.

Madeleine. Desaparecida desde 2007


O Observatório da Infância dedicou-se bastante à divulgação do desaparecimento misterioso da menina inglesa Madeleine, que aos 4 anos de idade desapareceu do hotel em Portugal onde passava férias com seus pais.

A simulação de sua foto modificada por computador, vem mostrando como ela seria hoje se estiver viva.

Agora, a polícia britânica pediu às autoridades portuguesas a reabertura do processo. Acha que são necessárias novas investigações porque Madeleine poderia estar viva.

Não dá para ficar calado.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bebês esquecidos e mortos em carros. Campanhas e compaixão.

Sobre bebês esquecidos em carros pelos pais, recebemos dois e-mails importantes.

Um deles, vindo do Japão, relata que por lá também têm havido casos de mortes de bebês esquecidos pelos pais em seus carros. A repetição da tragédia levou a uma campanha "Anti-esquecimento". Colocaram avisos em vários estacionamentos públicos e em shoppings e supermercados: "Você não esqueceu seu filho no interior do veículo?"

Outro e-mail, vindo de Portugal, relata que por lá também ocorrem tais casos. E pede compaixão pelos pais.

O Observatório da Infância já tem se dedicado ao tema e está de acordo com as opiniões vindas do Japão e de Portugal.

Não dá para ficar calado.

PT, Maluf, Mensalão, Cachoeira, Crianças assassinadas.

A impunidade e a falta de vergonha de um Maluf (e suas fotos com Lula e Hadad), um ministro da Justiça que alardeia que prefere morrer a ser preso nas cadeias pelas quais é responsável, as tentativas do PT de desqualificar o julgamento e a condenação de seus "Dirceus", o quase silêncio sobre Cachoeira, Delta e os governadores envolvidos nas roubalheiras pela quais pagaremos nós ou as fotos publicadas diariamente de crianças palestinas assassinadas pelos bombardeios de Israel em Gaza. É o que temos no noticiário.

Não podemos estranhar a opção da maioria por novelas, séries americanas e as futilidades da maioria dos programas de TV. A melhor opção é assistir o Bond, James Bond. Mas e depois? É possível viver alienado?

Não dá para ficar calado.

Não somos tua colônia!


Angela Merkel é comparada com Hitler em boneco feito por manifestantes em Lisboa, em Portugal
Foto: Antonio Cotrim/Efe 

Talvez poucos tenham visto a foto publicada pela Folha SP no dia 13/11. Durante a grande manifestação pública em Lisboa contra a presença da chanceler alemã Angela Merkel, os portugueses portavam cartazes com a sua foto com um bigode típico de Hitler. Um cartaz dizia "Sind wir nicht deine kolonie".

Contra a recessão e o desemprego, os portugueses ressuscitaram e evocaram o nazismo. É um absurdo mas é também um alerta para o mundo. Recentemente ouvi de um francês em Paris: "Eles vieram em 1915, voltaram  em 1935 e já estão voltando de novo".

Não dá para ficar calado.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um tempo para amar

Trata-se de um excelente filme iraniano, de 2008, que nos traz a história de um casal com dois filhos, sendo que um apresenta graves deficiências. Distribuído por Paulinas Multimidia. É um filme imperdível.

Não dá para ficar calado.

"Prefiro morrer"

Os jornais de hoje publicaram com destaque e grande estardalhaço a declaração do ministro da Justiça do Brasil sobre a sua opção por morrer a ser preso nas cadeias brasileiras. A declaração é ridícula, sob qualquer ângulo que seja examinada, mas merece uma análise maior, uma vez que feita pela autoridade responsável pelas cadeias no país. Afinal, preferir morrer a ser preso, pode ser um pensamento comum a qualquer ser humano. Mas um ministro não é um cidadão comum. Mas esse foi. Fútil e irresponsável com o seu exemplo e o seu reconhecimento de incompetência.

Se estivesse à altura do cargo que ocupa, após tais declarações de reconhecimento da sua inoperância, deveria pedir demissão.

Se estivesse à altura de um ser humano sério deveria dizer como se mataria se fosse condenado, assim como fazem autoridades condenadas em outros países.

Como homem de partido deveria começar a trabalhar, sem descanso, para melhorar as condições das cadeias que receberão seus companheiros condenados pelo STF.

Como nada disso deve acontecer o melhor a ser feito é que a imprensa o sepulte e às suas declarações, no mínimo, inconsequentes.

Não dá para ficar calado.