sexta-feira, 27 de junho de 2008

Bebê abandonado em rua do Rio morre atropelado.

É inaceitável que isto ocorra. Diariamente, bebês são abandonados por suas mães em situação de risco, em todo o Brasil. A grande pergunta é: por que essas mães não "abandonam" seus filhos no Juizado da Infância e da Juventude, onde seriam protegidos?

Não dá para ficar calado.


Opine

Você aprovaria que o Juizado da Infância e da Juventude aceitasse nas suas portas o abandono anônimo de bebês?
Sim.
Não.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Creche é um direito da criança.

Matéria da Folha de São Paulo de 23/06/08 deu destaque para a falta de vagas em creches em São Paulo. Metade das crianças que precisam de uma vaga nas creches municipais de São Paulo não conseguem. Segundo o jornal, em março deste ano havia 56.212 crianças matriculadas e 93.217 esperando na fila.

A educação infantil (0 a 3 anos) é fundamental para o desenvolvimento de uma criança. E todos têm direito à educação infantil. Crianças fora da creche ficam muitas vezes sozinhas em casa, com os irmãos poucos anos mais velhos ou são entregues às vizinhas. Negligência, maus-tratos e abuso sexual são freqüentes.

Mas se a mãe não proceder assim, quem vai trabalhar para sustentar a casa? Recebemos no Observatório vários e-mails pedindo ajuda para obter uma vaga em uma creche para seus filhos. Vamos reproduzir um desses e-mails.

A falta de vaga em creches é apenas mais uma situação de demonstração de falta de prioridade pela educação e da falta de cumprimento da lei pelas autoridades.

Não dá para ficar calado.

Opine

Uma mulher tem um filho de 2 anos, necessita trabalhar e não encontra vaga em creche pública. O que ela deve fazer?

Deixar o bebê sozinho em casa com um irmão de 8 anos.

Deixar o bebê na casa de uma vizinha, pagando R$ 80 por mês.

Denunciar ao Conselho Tutelar inexistência de vaga na creche.

Denunciar à imprensa a inexistência de vaga na creche.

Procurar a Defensoria Pública para ajuizar ação contra a prefeitura local.

Gravidez na adolescência.

Dia 14/06/08, assisti na ABENEPI/RJ excelente palestra sobre gravidez na adolescência, pela psicanalista Josênia Venesiani.

Este é um assunto que sempre preocupou a todos nós, pais e educadores em geral. Mas as notícias divulgadas nos jornais de 21/06/08 sobre um pacto de gravidez simultânea feito por 17 estudantes de Massachusetts/USA deixou todos perplexos.

As adolescentes têm todas menos de 16 anos e combinaram ter seus bebês na mesma época. Ainda não se sabe ao certo o perfil dos pais, mas há indícios de que se trata de maiores de idade. Tampouco se conhecem as razões que levaram as jovens a firmar o pacto.

O tema merece reflexão e análise aprofundada.

Não dá para ficar calado.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Lembram-se de Abaetetuba?

Em 07 de dezembro de 2007, escrevemos aqui sobre o caso da adolescente de 15 anos que foi torturada e estuprada em cela de uma delegacia de Abaetetuba, onde havia ficado, por 24 dias, presa com 20 homens. Agora lemos a notícia de que o governo do Pará (governadora Ana Júlia Carepa) é acusado em relatório da comissão especial do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, como o maior responsável pelo que ocorreu.

À época, emitimos opinião a respeito e nossos leitores também opinaram em enquete. 61% considerou a governadora Ana Júlia Carepa a maior responsável pelo que acontecera.

Situações como aquela não podem se repetir e não suportam a falta de responsabilização das autoridades envolvidas.

Não dá para ficar calado.

O clone da CPMF.

Depois de muita barganha com os deputados da base, o governo conseguiu, por apenas dois votos, criar a Contribuição Social para a Saúde, a CSS, clone da CPMF, segundo muitos. Sem entrar em detalhamentos, mas apenas considerando a maneira dissimulada e irônica com que o presidente Lula trata a questão da CSS já mereceria, só por essa razão, o voto contra. Mas sobram razões para não aceitar esse novo imposto, que vai agora à votação no senado.

Para orientação dos leitores e eleitores, segue abaixo a lista dos deputados do Rio que votaram a favor do imposto. A relação completa dos deputados de todos os estados, foi divulgada em O Globo de, 12/06/08.
  • Edmilson Valentim (PCdoB)
  • Brizola Neto (PDT)
  • Felipe Bornier (PHS)
  • Alexandre Santos (PMDB)
  • Eduardo Cunha (PMDB)
  • Fernando Lopes (PMDB)
  • Geraldo Pudim (PMDB)
  • Nelson Bornier (PMDB)
  • Solange Almeida (PMDB)
  • Vinicius Carvalho (PTdoB)
  • Simão Sessim (PP)
  • Dr. Adilson Soares (PR)
  • Neilton Mulim (PR)
  • Léo Vivas (PRB)
  • Eduardo Lopes (PSB)
  • Filipe Pereira (PSC)
  • Hugo Leal (PSC)
  • Antônio Carlos Biscaia (PT)
  • Carlos Santana (PT)
  • Cida Diogo (PT)
  • Jorge Bittar (PT)
  • Luiz Sérgio (PT)
  • Pastor Manoel Ferreira (PTB)
Não dá para ficar calado.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Para pensar: menores de idade praticam seqüestros-relâmpagos.

Desbaratada quadrilha que praticava seqüestros-relâmpagos na Zona Sul do Rio. A notícia é de O Globo de 06/06/08. O chefe tem 17 anos e comandava um grupo de 5 bandidos, sendo 3 deles menores de idade.

"Chama a atenção o fato de a quadrilha ser chefiada por um menor. Eles confessam porque sabem que não vão ficar muito tempo presos". Disse a delegada titular da Gávea, Bárbara Lomba Bueno.

Foto: Hipólito Pereira / O Globo.

Não dá para ficar calado.

Valorize seu voto.

Domingo, dia 08/06, em Ipanema, com o slogan "Não vote em candidato com ficha suja", o Fórum Rio em Movimento (rioemmovimento@gmail.com) recolheu os votos da população para a pergunta: "Você concorda com a libertação da cadeia do deputado estadual Álvaro Lins, por 40 deputados da ALERJ?"

A lista dos deputados que votaram pela revogação da prisão de Álvaro Lins foi distribuída pelo Movimento. Vote aqui também.



Opine

Você concorda com a libertação do deputado Álvaro Lins da cadeia, pela Assembléia Legislativa do Rio?

Sim.
Não.


Não dá para ficar calado.

Nosso blog é censurado na China

O blog "Não dá para ficar calado" é censurado na China. Falando pelo Skype hoje, dia 04 de junho, com pessoas conhecidas em Pequim, fiquei sabendo que o Observatório da Infância é facilmente acessado, mas o nosso blog... , é "inacessável".

Ou seja, nosso blog (e logicamente milhares de outros) são monitorados por cerca de (dizem) 30 mil funcionários chineses e censurados. Na realidade, blogs como o nosso "Não dá para ficar calado", não poderiam mesmo estar no ar na China. Ainda mais hoje, 4 de junho, uma data muito especial.

Há 19 anos atrás, no dia 4 de junho de 1989, quase 1 milhão de pessoas participaram de uma manifestação por democracia, no centro de Pequim. Cerca de 30 mil soldados cercaram as principais avenidas e atiraram contra uma multidão reunida na Praça da Paz Celestial (Tiananmen). Cerca de 300 manifestantes foram mortos, milhares presos e outros milhares fugiram do país. A imagem do estudante, que enfrentou o tanque é famosa até hoje, e emblemática. O povo chinês permaneceu calado até hoje, após o brutal episódio. Raros movimentos populares que lutam por direitos humanos são logo abortados.


Nas vésperas das Olimpíadas e vivendo uma tragédia que matou, no mínimo, 70 mil pessoas e deixou milhares de desabrigados e um número ainda não contabilizado de órfãos e de pais que perderam o único filho, é natural que surgissem discussões e críticas. Mas isso não pode haver na China, um país governado com silêncio da população, que deve sempre trabalhar, obedecer e ficar calada.

Não dá para ficar calado.

Segurança infantil. Denatran regulamenta o uso de cadeirinhas para crianças.

A partir de 2010, as novas regras serão obrigatórias para carros de passeio. Reproduzimos abaixo os desenhos publicados na Folha de São Paulo de 05/06/08.

Clique na imagem para ampliar.

Não dá para ficar calado.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Choque de gerações.


Clique na imagem para ampliar.

Veja a charge de Bruno Drummond, divulgada em Gente Fina, Revista de O Globo, 1 de junho de 2008, e vote sobre a descriminalização das drogas no Observatório da Infância.


Não dá para ficar calado.

Distrações digitais emburrecem a juventude, afirma especialista.

O jornal O Estado de São Paulo de 02/06/08, com o título acima, divulgou a opinião de Mark Bauerlein, 49 anos, professor da Universidade Emory, em Atlanta e ex-diretor de Pesquisa e Análise na Fundação Nacional para as Artes. Autor do livro "The dumbest generation: How the digital age stupefies young americans and jeopardizer our future" (A mais burra das gerações: como a era digital está emburrecendo jovens americanos e ameaçando o nosso futuro"). O livro recém lançado nos EUA vem causando polêmica.

Algumas afirmações do autor do livro merecem ser destacadas: "A tecnologia ligou os jovens de uma forma tão intensa que os relacionamentos com adultos estão diminuindo. Eles estão cada vez menos maduros, prolongando a adolescência até os 30 anos".

À pergunta, será que todos esses instrumentos digitais não trazem conhecimento também, ele respondeu: "Se eles usassem a internet para entrar no site da Galeria Nacional de Artes, seria maravilhoso; mas nove dos dez endereços da internet mais visitados por jovens são os sites de relacionamento. Os jovens tiraram toda sua concentração de livros, revistas, jornais, museus e tranferiram para as diversões virtuais".

E como lidar com essa onipresença de distrações digitais? - pergunta o entrevistador. "Não se trata de eliminar esses instrumentos da vida dos jovens, não se pode fazer isso; mas é preciso chegar a um equilíbrio".

Bauerlein valoriza a leitura obrigatória por algum período do dia. E nesse período de, por exemplo, uma hora por dia, nada de falar ao celular, mandar e-mail, ouvir música e navegar. "Uma pessoa não consegue ler enquanto faz outra coisa". E afirma que essas regras deveriam ser firmemente estabelecidas pelos pais.

A Folha de São Paulo de 28 de maio também divulgou materia de página inteira sobre o livro de Bauerlein, com o título "A internet me deixou burro demais". Segundo a Folha, os principais argumentos do livro são que na internet, os jovens dedicam-se só a sites que os aproximam de outros jovens, que pesquisas mostram que crianças e adolescentes lêem livro cada vez menos que a leitura na internet é superficial e tem como objetivo apenas encontrar materia e passá-la adiante. Bauerlein pegunta a seus críticos: "Quando um cientista diz que a tecnologia desafia as mentes e torna as pessoas mais espertas, eles está falando do MySpace? Ele sabe que os adolescentes passam muito mais horas em redes sociais do que estudando?"

Ótimo que o tema cause polêmica. Apenas porque é moderno, os pais não podem aceitar sem discussões que seus filhos sejam educados e adquiram conhecimentos que lhe são proporcionados predominantemente por outros adolescentes que estão na mesma situação de dependência da internet, que os seus próprios filhos.

Aliás, sobre o hábito de ler livros, Moacyr Scliar, escritor e médico, no jornal O Estado de São Paulo, de 28/05/08, com o título "Semeando o hábito da leitura", analisa alguns dados de pesquisas sobre hábitos de leitura de jovens no Brasil. Segundo ele, "a maioria dos jovens (70%) lê apenas por exigência curricular. Leitura não é vista como instrumento de progresso pessoal: 60% dos jovens não conhece ninguém que melhorou a vida por ler. Esses resultados dão boas sugestões sobre o que fazer para criar leitores. A família é nesse sentido uma verdadeira encubadora, e é preciso que os pais se conscientizem do seu papel. Ler para os filhos é estabelecer um vínculo afetivo e permite que a criança associe o objeto livro à figura protetora do pai e da mãe".

Pessoalmente, escolho esta última frase como um ensinamento que não deve ser esquecido pelos pais.

Não dá para ficar calado.

Crianças vítimas de bombas anos após o término das guerras.

Foto: Dida Sampaio/AE

O Brasil não aderiu ao tratado assinado por 111 países, em 30/05/08, em Dublin, Irlanda, que proíbe a fabricação e prevê a destruição dos estoques de bombas de dispersão. Trata-se de um artefato de guerra que espalha centenas de microbombas por uma grande área. Entre 10 e 40% delas não chegam a explodir e passam a se constituir, durante até décadas, em um risco para a população civil, especialmente para as crianças. O Brasil é um dos fabricantes e exportadores dessa bomba. O voto brasileiro foi dado pelo Itamaraty.

Talvez um dia vá sobrar tempo ao novo Ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, para participar de discussões de tema como esse, que trata de minimizar, dentro do possível, uma proteção do meio ambiente em que vivem as crianças vítimas da guerra.

Não dá para ficar calado.