quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Abandono escolar e marginalidade

Alguns dados importantes sobre educação foram comentados pela Folha de São Paulo nos últimos dias. Crônica de Gilberto Dimenstein, em 27/01/08, informa que "existem apenas 10 mil analfabetos entre os 3,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada na cidade de São Paulo. Traduzindo os números: a chance de um analfabeto entrar no mercado formal portanto é zero. Mais precisamente, 0,2%".
Por outro lado a Folha, em editorial de 26/01, baseando-se em dados do Pnad 2006 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - IBGE), dovilgou que dos "34 milhões de jovens de 18 a 29 anos domiciliados nas cidades brasileiras, 21,8% têm o curso fundamental incompleto - ou seja, não concluíram a 8ª série - e 2,4% são formalmente analfabetos". Os cálculos parecem mostrar portanto que há cerca de 750 mil jovens formalmente analfabetos no país.
A análise dos dados do Pnad feita pela Folha, permitiu, segundo a matéria, também quebrar também alguns preconceitos. Como por exemplo, que o jovem deixa de freqüentar a escola porque precisa trabalhar e sustentar a família. A realidade atual é que esse é o caso de apenas 17% do 1,7 milhão de jovens entre 15 e 17 anos que abandonou os estudos. 44% dos que não estudam mais nessa faixa etária, também não trabalham e 4 em cada 10 deixaram a escola porque não viam perspectivas de conseguirem um bom emprego.
Outra idéia preconcebida é que a adolescente abandona a escola por causa da gravidez. "A realidade é que boa parte dessas ex-estudantes já se evadira quando engravidou", afirma a Folha.
A conclusão do editorial é dramática. "Entre os que não estudaram e os que estudaram por um período insuficiente, o país está produzindo uma nova geração de marginalizados".
Num país como o Brasil, capitalista, altamente competitivo, consumista e onde a desigualdade predomina, podemos afirmar que concordamos com o editorial da Folha.
Não dá para ficar calado.

Tráfico de crianças para adoção dá 8 anos de cadeia.

Já foi descrito no site do Observatório da Infância em 23/11/07, com o título "O vale-tudo da adoção"(http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=269) que os seis membros da ONG francesa Arca de Zoé, acusados de traficar crianças da África para adoção na Europa, foram condenados a oito anos de trabalhos forçados no Chade.
Após negociações entre os governos eles foram transferidos para a França. Lá, a condenação de oito anos foi mantida. Em vez de trabalhos forçados a pena foi convertida para oito anos de prisão na França.
O vale-tudo da adoção não pode ser aceito.
Não dá para ficar calado.

Você é a favor ou contra o uso da pílula do dia seguinte? Sempre ou só no Carnaval?

O arcebispo de Recife e Olinda decidiu entrar na Justiça para impedir que a prefeitura distribuísse pílula do dia seguinte no período de Carnaval. A Igreja considera essa pílula abortiva. O Ministro da Saúde aconselha o seu uso.
A Igreja reconhece que o seu uso pode ser legal, mas é imoral. O Ministro da Saúde afirma que a distribuição de pílulas é caso de saúde pública e não religioso.
Penso que a Igreja deve restringir suas ações, suas orientações e suas recomendações aos católicos. Não pode decidir e exigir (muito menos pela Justiça), por toda a sociedade, o padrão de comportamento que lhe parece adequado. Por outro lado, é estranhável que a distribuição desses contraceptivos pela Prefeitura de Recife e Olinda, ocorra apenas no Carnaval. Se, como diz o Ministro Temporão, a distribuição de pílulas do dia seguinte faz parte do protocolo do Ministério da Saúde, por que não distribuí-las sempre?
Hoje, já foi divulgado que o Ministério Público, em 28/01, não acatou o pedido da Igreja contra a distribuição da pílula. Contudo, a Igreja conseguiu um estranho parceiro. A Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (ADUSEPS), que também entrou na Justiça no dia 29/01, pedindo a suspensão da distribuição das pílulas no Carnaval. A médica ginecologista Renê Patriota coordenadora-executiva da Associação afirma que seu uso pode causar danos à saúde da mulher (sic).
Hoje, 31/01, foi noticiado que o Juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública de Recife, José Viana Ulisses Filho, indeferiu a liminar solicitada pela referida Associação. Enfim, uma boa novela.
Como estratégia de marketing, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão marcou mais um ponto. Cutucou a Igreja, que respondeu através de dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Recife/Olinda. A Justiça provocada decidiu por duas vezes. A imprensa gosta disso mesmo.
No final das contas Temporão abriu o caminho para mostrar através de campanhas continuadas que AIDS e gravidez na adolescência são, como ele mesmo diz, questões realmente de saúde.
Não dá para ficar calado.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Pesquisa com adolescentes homicidas

A Folha de São Paulo de 21/01/2008 destacou em manchete: "Psicólogos tentam impedir pesquisa com homicidas". "Grupo apoiado por sociólogos e educadores ataca projeto universitário que pretende investigar base biológica da violência." Trata-se de de um projeto de pesquisa para mapear através de ressonância magnética determinadas zonas do cérebro de 50 adolescentes homicidas internados na FASE (ex FEBEM) do Rio Grande do Sul e de 50 adolescentes que não praticaram atos infracionais.
Além do mapeamento cerebral, a intenção dos cientistas é também investigar e analisar os aspectos sociais, psicológicos e genéticos dos dois grupos.
Na matéria da Folha, é divulgado que um grupo de psicólogos do CIESPI (Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância) dirigido pela Professora da PUC-RJ Irene Rizzini, que funciona em convênio com a PUC Rio, além de membros do Conselho Federal de Psicologia e de conselhos regionais, em um total de 101 pessoas, entre psicólogos, advogados, antropólogos e educadores, condenam a pesquisa afimando que ela nos remete às mais arcaicas e retrógradas práticas eugenistas do início do século.
As acusações são pesadas. Renato Zamora Flores, professor de genética da UFRGS e Jaderson da Costa, neurocientista da PUC-RGS, defendem o projeto, afirmando que o objetivo é avaliar, além dos já conhecidos fatores psicológicos e sociais, a possibilidade de influência dos aspectos neurobiológicos, neurológicos e genéticos no comportamento violento. Acham eles que a reação é de uma vertente acadêmica que rejeita a incorporação da neurobiologia no estudo do comportamento humano. E completam: "o foro é a academia, a discussão é acadêmia e não esse bate boca com abaixo assinado."
Na matéria da Folha de São Paulo é reproduzida uma nota de repúdio ao projeto com 68 participantes, cujos nomes podem ser lidos no site www.ciespi.org.br/portugues/noticia_006.htm. As notícias sobre a pesquisa em questão começaram a ser divulgadas na mídia em novembro de 2007. O assunto ganhou destaque agora em razão da citada nota de repúdio.
Apesar da enorme e bem reconhecida importância dos fatores sociais e psicológicos, deve-se aceitar outras causas para o comportamento violento de adolescentes. É comum, no entanto e por exemplo, reações contundentes contra aqueles que destacam a importância dos fatores psiquiátricos. Fala-se logo de "psiquiatrização do adolescente infrator". Parece-nos quer tentar impedir uma pesquisa acadêmica é um absurdo que só poderia se justificar através de argumentos muito sólidos. Não é o que se lê na referida nota de repúdio, que parece dominada pela emoção e não pela razão. O assunto deve ser discutido.
Não dá para ficar calado.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Invasão do Iraque já matou 220 mil civis em 3 anos

O altamente informativo site http://www.opendemocracy.net/ acaba de publicar um artigo sobre a pesquisa divulgada em 9 de janeiro de 2008, na revista New England Journal of Medicine, editada em Boston, Massachusetts, sobre mortes de civis no Iraque. A pesquisa conclui que entre 104 mil e 220 mil pessoas morreram no Iraque durante os três anos (2003 a 2006) após a invasão do Iraque pelas forças de coalisão comandadas pelos EUA.
Outras pesquisas chegaram a resultados diferentes, a revista médica, também conceituada,"The Lancet" da Inglaterra, por exemplo, avaliou em até 600 mil.
Esta "série macabra de estatísticas" cita "open democracy", não fecha a questão. Outras pesquisas surgirão.
Todas mostrarão assassinatos de civis aos milhares (já haverá estatísticas sobre quantas mortes de crianças?) e a necessidade de um mundo civilizado gritar um basta às ações militares no Iraque e ao assassinato de civis.
Infelizmente, mas como sempre, a decisão está nas mãos dos mais fortes. A invasão do Iraque foi desaprovada pela ONU. Presumia-se antes, e têm hoje todos a certeza, de que a guerra contra o Iraque foi justificada pelos EUA com razões falsas e forjadas.
O progressivo desgaste diante do fracasso da ocupação, as mortes de militares americanos, os enormes gastos dos Estados Unidos com a guerra, as próximas eleições e a retração da economia americana são todos fatores que, esperamos que, obriguem os EUA a se retirarem do Iraque invadido. Os outros países da "coalisão" sairão à reboque.
Não dá para ficar calado.

Governo e descrédito

A ministra Marta Suplicy escolheu o falem mal, mas falem de mim, para marketing político. No caos aéreo recomendou às vítimas o famoso "relaxa e goza". Agora ao discutir o avanço da febre amarela pelo país, disse à imprensa que havia uma "epidemia de fofoca".

Seria bom que ela se lembrasse da responsabilidade de seu cargo antes de abrir a boca.

Mas, nesse governo, a negação da realidade, a falta de juízo crítico e a falação inconseqüente têm sido a marca registrada de ministros e do próprio presidente Lula. Muitas são as falas contraditórias e já bem conhecidas do presidente. A última foi, em visita à Cuba, quando afirmou que Fidel Castro apresenta "uma saúde impecável", afirmação logo desmentida pelo próprio Fidel.

O desprezo pela verdade e a fala inconseqüente dos membros do governo têm levado à descrença total da população. É o caso agora da febre amarela: quanto mais o ministro Temporão tenta acalmar, mais a população corre aos postos para se vacinar. Afinal, deve julgar a população: Por que acreditar no Ministro da Saúde, se ele faz parte desse governo, no qual ninguem crê?
Não dá para ficar calado.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Refluxo gástrico em bebês é normal? Tem cura?

Seu filho desde os primeiros meses de vida costuma apresentar vômitos ou regurgitações. Será refluxo?
No site da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), em Orientação aos Pais, você encontrará as respostas. Leia.
http://www.soperj.org.br/publico/textos_detalhe.asp?Id=665

Não dá para ficar calado.

Madeleine


A imprensa européia noticia que os médicos Gerry e Kate Mc Cann, pais de Madeleine, menina de 4 anos desaparecida do quarto onde dormia com seus irmão gêmeos, na Praia da Luz, no Algarve, Portugal, pretendem fazer um filme sobre o desaparecimento da filha para angariar fundos. Os pais negam.

Por outro lado, segundo o tablóide inglês The Sun, citando o Correio da Manhã de Portugal, teria sido confirmada a presença de sangue de Madeleine no carro que seus pais haviam alugado para as férias na praia portuguesa, bem como em amostras retiradas do quarto. Os pais voltaram então a ser suspeitos da morte da filha e da retirada do corpo do hotel, segundo o jornal.

A mídia internacional, sobretudo a inglesa continua a publicar notícias diárias sobre o mistério do desaparecimento de Maddie.

Não dá para ficar calado.

Sem comentários

Em O Globo de 10 de janeiro de 2008 - De Sérgio Cabral que viaja com seu vice para a Suíça deixando o governo do Estado do Rio com Jorge Picciani: "É uma honra receber, nessa trasmissão de cargo, não o Presidente da ALERJ, mas o amigo e companheiro da vida inteira, o político Jorge Picciani."

Foto: Rogério Santana/Divulgação


Não dá para ficar calado.

Crianças de 6 anos devem apenas brincar ou já serem exigidas na escola?

Os pais já estão sabendo que houve mudanças no Ensino Fundamental, que passou a ter 9 anos ao invés de 8. Com isso os alunos de 6 anos que freqüentavam o Pré, que desapareceu, entram para o Fundamental e passam a ser muito mais exigidos. O que os pais não decidiram ainda é se isso é bom. A antecipação das exigências e das responsabilidades pelas escolas são criticadas por alguns educadores. Será que uma criança de 6 anos está preparada para essas mudanças? É o brincar, fundamental para o desenvolvimento da criança?

Será que crianças estão deixando de brincar para já aos 6 anos (ou até antes, em algumas escolas) entrarem numa competição desenfreada em provas de seleção para se prepararem para um vestibular longínquo e para a sociedade competitiva ao extremo em que vivemos?

A leitura de dois livros de Winnicott, "A criança e o seu mundo" e "O brincar e a realidade" pode ajudar os pais e os educadores a se decidirem pelo melhor para seus filhos.

Leia também: Aprender brincando, de Rosely Sayão.

Não dá para ficar calado.

Bebê morre ao ser esquecido em carro pelo pai

Bebê morre em carro ao ser esquecido pelo pai. Esta foi a principal manchete dos jornais de Rio e de São Paulo, de 08 de janeiro, noticiando a morte em Porto Alegre (RS) de uma criança de 2 anos que morreu asfixiada, dentro do carro do pai, que esqueceu de deixá-la na creche e foi para o trabalho.
Duas horas após, o pai voltou ao carro, tentou socorrer o filho, mas ele já estava morto.
Sabemos que esse pai foi negligente e que pode responder por homicídio culposo (sem intencionalidade).
Sabemos que morreu uma criança indefesa e a responsabilidade é de quem deveria dela cuidar - o pai.
Mas não posso parar de pensar no sofrimento desse pai e na pena que a ele já foi dada para o resto de sua vida.
Não dá para ficar calado.

Adolescentes passam a ganhar 30 reais por mês

A Folha de São Paulo de 03/01/08 publicou matéria com seguinte título: "Lula dribla legislação eleitoral para ampliar o bolsa-família, através de Medida Provisória."
Há três dias do final do ano de 2007, o presidente concedeu um bônus de 30 reais para adolescentes de 16 e 17 anos. Segundo ele, o objetivo é reduzir a violência nessa faixa etária.
Nunca nesse país um presidente acreditou tanto que somos todos idiotas.
Não dá para ficar calado.

Desonra

O livro "Desonra" foi escrito por J. M. Coetzee em 1999. Coetzee foi prêmio Nobel de Literatura em 2003 e com "Desonra" ganhou o Booker Prize, o prêmio de literatura mais importante da Inglaterra. A revista Bravo, número especial de dezembro de 2007, relacionou "Desonra" entre os 100 livros essenciais da literatura mundial em todos os tempos.

Ambientado na África do Sul, o livro aborda duas situações prioritárias no nosso site: uma de estupro múltiplo e outra de assédio sexual.

O leitor vai também conhecer um pouco da violência e dos conflitos raciais pós-apartheid, no país que sediará a Copa do Mundo de 2010.

Não dá para ficar calado.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Maus-tratos psicológicos contra crianças

Recebemos de Carolina Oliboni Bastos, através de anced@yahoogrupos.com.br o texto abaixo, sobre Cantigas de Roda de Ninar.
Nos habituamos com a sonoridade dessas cantigas e as reproduzimos ao longo dos anos para nossas crianças. A letra passa despercebida.
O texto que aqui reproduzimos ajuda-nos a pensar se não está na hora de mudar.
Não cremos que elas sejam a origem dos problemas brasileiros, como afirmou Carolina Bastos, mas evidentemente estimulam os maus-tratos psicológicos e físicos contra crianças.
Não dá para ficar calado.
"Eu, um Brasileiro morando nos Estados Unidos da América, para ajudar no orçamento, estou fazendo "bico" de babá e estudante. Ao cuidar de uma das meninas de quem eu "teoricamente" tomo conta, uma vez cantei "Boi da cara preta" para ela, antes dela dormir. Ela adorou e essa passou a ser a música que ela sempre pede para eu canta r ao colocá-la para dormir. Antes de adotarmos o "boi, boi, boi" como canção de ninar, a canção que cantávamos (em Inglês) dizia algo como:
"Boa noite, linda menina, durma bem. Sonhos doces venham para você, Sonhos doces por toda noite"... (Que lindo, né mesmo!?)
Eis que um dia Mary Helen me pergunta o que as palavras, em português, da música "Boi da cara preta" queriam dizer em Inglês:
"Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega essa menina que tem medo de careta..." (???)
Como eu ia explicar para ela e dizer que, na verdade, a música "boi da cara preta" era uma ameaça, era algo como "dorme logo, caralho, senão o boi vem te comer"? Como explicar que eu estava tentando fazer com que ela dormisse com uma música que incita um bovino de cor negra a pegar uma cândida menina?
Claro que menti para ela, mas comecei a pensar em outras canções infantis, pois não me sentiria bem ameaçando aquela menina com um temível boi toda noite...
Que tal! "nana neném que a cuca vai pegar..."? Caramba!... Outra ameaça!
Agora com um ser ainda mais maligno que um boi preto!
Depois de uma frustrante busca por uma canção infantil do folclore brasileiro, que fosse positiva e de uma longa reflexão, eu descobri toda a origem dos problemas do Brasil.
O problema do Brasil é que a sua população em geral tem uma auto-estima muito baixa. Isso faz com que os brasileiros se sintam sempre inferiores e ameaçados, passivos o suficiente para aceitar qualquer tipo de extorsão e exploração, seja interna ou externa. Por que isso acontece? Trauma de infância!!!! Trauma causado pelas canções da infância.!!!!
Vou explicar: nós somos ameaçados, amedrontados e encaramos tragédias desde o berço! Por isso levamos tanta porrada da vida e ficamos quietos.
Exemplificarei minha tese:
"Atirei o pau no gato-to-toMas o gato-to-to não morreu-reu-reuDona Chica-ca-ca admirou-se-se
Do berrô, do berrô que o gato deu Miaaau!"
Para começar, esse clássico do cancioneiro infantil é uma demonstração clara de falta de respeito aos animais (pobre gato) e crueldade. Por que atirar o pau no gato, essa criatura tão indefesa? E para acentuar a gravidade, ainda relata o sadismo dessa mulher sob a alcunha de "D.Chica". Uma vergonha!
”Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré de si.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré de si.”
Colocar a realidade tão vergonhosa da desigualdade social em versos tão doces!! É impossível não lembrar do seu amiguinho rico da infância com um carrinho fabuloso, de controle remoto, e você brincando com seu carrinho de plástico... Fala sério!!!
"Vem cá, Bitu! vem cá, Bitu!
Vem cá, meu bem, vem cá!
Não vou lá! Não vou lá, Não vou lá! Tenho medo de apanhar.”
Quem foi o adulto sádico que criou essa rima? No mínimo ele espancava o pobre Bitú.....
“Marcha soldado, cabeça de papel!
Quem não marchar direito, Vai preso pro quartel.”
De novo, ameaça! Ou obedece ou você vai se fu..... Não é à toa que o brasileiro admite tudo de cabeça baixa....
"A canoa virou, Quem deixou ela virar,Foi por causa da (nome de pessoa), Que não soube remar."
Ao invés de incentivar o trabalho de equipe e o apoio mútuo, as crianças brasileiras são ensinadas a dedurar e a condenar um semelhante. Bate nele, mãe!
"Samba-lelê tá doente, Tá com a cabeça quebrada.
Samba-lelê precisava
É de umas boas palmadas.”
A pessoa, conhecida como Samba-lelê, encontra-se com a saúde debilitada e necessita de cuidados médicos. Mas, ao invés de compaixão e apoio, a música diz que ela precisa de palmadas! Acho que o Samba-lelê deve ser irmão do Bitú......!!
”O anel que tu me deste era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou...”
Como crescer e acreditar no amor e no casamento depois de ouvir essa passagem anos a fio??
"O cravo brigou com a rosa, debaixo de uma sacada;
O cravo saiu ferido, e a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente, a rosa foi visitar;
O cravo teve um desmaio, a rosa pôs-se a chorar.”
Desgraça, desgraça, desgraça! E ainda incita a violência conjugal (releia a primeira estrofe).
Precisamos lutar contra essas lembranças, meus amigos! Nossos filhos merecem um futuro melhor! Ah!!! você esqueceu desta:
"Passa, passa tres vezes...
a última que ficar tem mulher e filhos que não pode sustentar”.....rsssssssss...(aí começa o desemprego)"

Lei das cobaias coloca pesquisas em risco.

Os principais jornais de ontem, 03/01/08, noticiaram que o veto do prefeito César Maia à Lei 325/2005, da Câmara de Vereadores do Rio, que torna ilegal o uso de animais em práticas experimentais, foi derrubado no dia 26, na Câmara dos Vereadores.
A Folha de São Paulo informou que boa parte da produção científica no Rio será interrompida, caso a lei entre em vigor. O Globo, em manchete, informa: "Derrubado o veto à lei das cobaias". "Prefeito recorrerá para impedir proibição de experiências científicas no Rio".
A falta do que fazer de nossos vereadores é fantástica. O vereador pretende com a sua lei combater os maus-tratos a animais. Ora, pretender proteger animais impedindo que seres humanos se beneficiem de experiências científicas seria apenas ridículo se não fosse tão prejucial à sociedade. Ou será que o vereador considera nossos cientistas sádicos e as pesquisas com cobaias desnecessárias?
Percebe-se que, até agora, reduzidas foram as manifestações de repúdio a essa lei, pela comunidade cientifica.
Não dá para ficar calado.